Belas verdades

Fórum do Corinthians
Tópico Lendário Entenda as regras

Everton #4.855 @evinho em 03/09/2015 às 22:03

Só queria compartilhar esse texto que ví...!

Fonte:

http://espnfc.espn.uol.com.br/corinthians/corintia/5975-culpa-do-corinthians-sempre

Por: Nayara Perone

Culpa do Corinthians, sempre!

Os achismos acerca da arbitragem do campeonato Brasileiro muito me incomodam. Não somente porque sempre a histeria coletiva disfarçada de justiça sempre surge apenas quando é o Corinthians que está liderando o campeonato. Mas porque revela e alimenta o pior que existe no já moribumdo jornalismo esportivo.

A começar que a editoria 'Corinthians favorecido' é garantia de audiência. O próprio Tite chegou a reclamar disso em alguma coletiva. E a própria imprensa tratou de escurraçar e vetar a palavra 'arbitragem' quando era o Corinthians quem reclamava. Dois pesos, duas medidas.

Posto isso tudo, vamos a dois fatos que você sabe, sempre soube, mas não quer admitir: árbitros erram. Erram muito. Erram para todos. O segundo: você não suporta ver o Corinthians bem em qualquer campeonato. Isso te corrói por dentro. Você acorda e lembra que a alegria do seu amigo corinthiano com uma goleada é infinitamente maior e mais sincera que a sua por um título.

***

Poderia citar aqui infinitos casos como o Paulista de 93. O título do SPFC de 2008, que teve recordes de erros de arbitragem. Triplo impedimento não marcado na Vila. E tantos outros. Poderia vencer a conclusão rasa e pueril do 'está tudo comprado' no super trunfo do futebol lançando a carta 'Amarilla', à época infinitamente apaziguado com todos os panos quentes sob a fumaça do 'mas todos os times foram prejudicados'. Ok.

***

No momento apenas deixo o questionamento que poucos fazem: a quem essas 'polêmicas' rasas atendem?

A resposta é simples, mas sempre fica nublada pela cegueira do fanatismo, do clubismo, do ódio, da vontade de ver o torcedor rival no lugar do qual não deveria ter saído, que é o pior possível sempre. Comprensível, sob a ótica clubista. Mas não é admissível na ótica da informação correta.

Escrever sem qualquer responsabilidade que o campeonato está comprado é grave, mas gera audiência e interação. Faz as editorias terem dias felizes com anunciantes e cliques. Não existe um interesse de justiça nisso. Nunca existiu. Existe a vontade de vender uma informação fácil e irresponsável.

A irresponsabilidade é tamanha que é perfeitamente normal passar dias insinuando que tudo está comprado e planejado. Sem qualquer prova, número que seja. Os torcedores, esses sempre passionais, digerem e vomitam a torto e a direito tudo que lhes foi plantado. A realidade distorcida entra na velha máxima de que uma mentira contada mil vezes se torna verdade.

Apontar que os outros times perderam as últimas rodadas não rende debate. Apontar que os árbitros fazem de seu ofício uma espécie de 'bico' para completar suas rendas não rende nada também. Mas insinuar que um gol mal anulado poderia ter mudado o rumo da história, isso gera o que os veículos querem.

Chegamos ao ponto que a famigerada futurologia - a arte de dar seus pitacos baseado em um futuro que existe apenas na sua cabeça - tem mais credibilidade que a análise dos times, das táticas, dos elencos e da cobrança para que os árbitros sejam realmente dedicados somente ao seu ofício.

Poderia passar minha vida citando erros, mas felizmente pertenço a uma torcida que não se presta à canalhice de contar com erros de arbitragem para justificar o mau desempenho do time. Pertenço a uma parcela que prefere cobrar seu próprio time a viver de espiar o que está ocorrendo na casa do vizinho rival.

Dito isso: o Corinthians está líder, mas o campeonato não acabou. Guardem o choro para seus próprios times, porque se o nível do campeonato é tão baixo e seu time está mal, é hora de olhar o próprio quintal.

1.202 visualizações e 23 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Paulo Lima #2.084 @paulo.lima13 em 04/09/2015 às 01:53

Texto perfeito.

'Você não suporta ver o Corinthians bem em qualquer campeonato. Isso te corrói por dentro. Você acorda e lembra que a alegria do seu amigo corinthiano com uma goleada é infinitamente maior e mais sincera que a sua por um título.'

Vejo antis coçando a cabeça, assumindo e se mordendo internamente que isso é verdade, ao ler este texto.

Marcos Gomes #97 @marcaotimao em 03/09/2015 às 22:48

Na minha opinião... Que esses antis desgraçados façam mais dvds!

Quanto mais dvds de time por ai, mais alegria para o Coringão!

Últimas respostas

Lucas S. Ribeiro #1.192 @lucas.s.ribeiro em 04/09/2015 às 11:15

Texto perfeitasso!

Publicidade

Leandro T Bezerra #376 @leandro.49 em 04/09/2015 às 11:11

A imprensa brasileira parece aquele chefe do jornal do homem aranha, que sempre que denegri a imagem dele porque vai vender mais jornais

Olha o título lá atrás da capa do jornal

Héroi ou ameaça?

Francis Mendes #147 @francis.mendes em 04/09/2015 às 11:06

Excelente!

Genival Crisostomo De Souza #814 @sccpf em 04/09/2015 às 10:58

Demitam imediatamente o Marco Belo e ponham quem escreveu esse testo no lugar dele.

Mesmo que não seja jornalista, NAYARA PERONE é muito melhor que o Marco Belo.

Felipe Paz #831 @fepaz em 04/09/2015 às 10:30

'você não suporta ver o Corinthians bem em qualquer campeonato. Isso te corrói por dentro'

Não precisava de mais nada nesse texto, apenas a frase acima! Traduz tudo!

Vai Corinthians!

Paulo Sergio Gomes #157 @paulogol em 04/09/2015 às 10:17

Vixe, isso é uma bomba para o ego dos irresponsáveis da mídia, e uma facada pra quem só quer ver o outro se ferrando.

João Paulo Aguilera De Paula @jpapcg em 04/09/2015 às 10:14

Muito foda o texto. VaiCorinthians.

Apesar que quando mais se fala...maior o Corinthians se torna.

Quanto mais mimimimi mais vamos lucrar com patrocínios, eu aposto que a maioria dos corintianos não acompanham outro clubes, eu só me preocupo com o Corinthians o resto é o resto.

O Cruzeiro ganhou dois campeonatos e ninguém fala nada...porque? Por mais que seja considerado time grande, perto do Corinthians é pequeno.

Vai Corinthians.

Bombaxini, Ronaldo #112 @bombaxini em 04/09/2015 às 06:36

QUE CHOREM! O importante é nossa 6ª estrela!

Vamos fazer nossa parte, apoiar, o time jogando bem, levamos essa!

Clei Amaral #5.983 @clei.amaral em 04/09/2015 às 06:24

Esplendido!

Timoneiro Roxo #483 @antonio.hermes em 04/09/2015 às 02:56

Belo texto! Detalha exatamente o meu sentimento em relação à 99,9% da mídia esportiva no Brasil. Eles sabem que provocar o Corinthians é o que mais dá audiência, visto que grande parte dos corintianos ficam revoltados e querem rebater, e os antis ficam felizes da vida.

Para mim é uma grande pena ver esses 'jornalistas' emitindo opiniões. Infelizmente parece que essa é a cultura do brasileiro, se apegar em algo para odiar e arrumar uma desculpa para tudo quando as coisas não saem do jeito que querem. O clube Atlético-MG incomoda muito menos a mídia do que o enorme Corinthians, então o que puderem fazer para colocar o Timão para baixo e o timinho para cima eles vão fazer.