x
Fórum do Corinthians

Algo pra se preocupar

Foto do perfil de marcelo

Ranking: 801º

Marcelo 4.338 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 01/04/2016 às 15:36
Por marcelo fernandes (@batman)

O texto e longo mais acho que todo mundo tem que ler isso me deixou asustado texto tirado da revista época entendao e opinem

Corinthians não bate meta e fica mais próximo de perder controle da Arena para fundo
Como um contrato mal calculado, a economia em crise e a má relação com a Odebrecht podem tirar a operação do clube
RODRIGO CAPELO
01/04/2016 - 13h02 - Atualizado 01/04/2016 15h06

Emerson “Sheik” rouba a bola à esquerda e dispara. Vai até a grande área adversária e vira o jogo para a ponta direita. Jadson toca na bola só três vezes – uma para dominar, outra para frear e deixar o zagueirão escorregar com tudo, mais uma para mandar a bola por baixo da luva de Rogério Ceni. Corinthians dois, São Paulo zero. O jogo, válido pela Libertadores, foi o mais lucrativo do ano alvinegro em 2015. A renda líquida, descontadas despesas, chegou a R$ 2,1 milhões. No Pacaembu, ficava na metade disso. A equipe de Tite, campeã nacional inconteste, colecionou bons resultados – esportiva e financeiramente – em sua primeira temporada completa na Arena Corinthians. E nem por isso salvou o clube dos maus negócios feitos por dirigentes no passado. Fragilizado financeiramente, o Corinthians está um ano mais perto de perder a operação do estádio.

A Arena Corinthians, levantada pela Odebrecht por R$ 985 milhões, faz muito menos dinheiro do que cartolas sonharam anos atrás. Em reunião no Conselho Deliberativo corintiano, meses antes da Copa do Mundo de 2014, o ex-presidente Andrés Sanchez mostrou projeções exorbitantes em apresentação no Power Point aos conselheiros. Previa arrecadar R$ 330 milhões por ano. O sigiloso contrato de operação, que dá ao time o comando sobre a arena, assinado em 10 de junho de 2014 e obtido na íntegra por ÉPOCA, possui uma estimativa bem mais conservadora: R$ 150 milhões anuais. A meta estipulada no documento é menor – R$ 112 milhões. O que cartolas não esperavam é que a realidade fosse ser ainda mais severa. A Arena Corinthians arrecadou R$ 90 milhões em 2015 – ou R$ 7,5 milhões por mês – conforme relatou Rodrigo Cavalcante, da BRL Trust, responsável pelo fundo que controla o estádio, em reunião do conselho corintiano na noite de 7 de março. A performance abaixo do estipulado tem efeitos negativos para o Corinthians. Em curto prazo, o clube sacrifica as próprias finanças para cobrir o rombo. Em médio, abre brecha para perder a operação da arena para o fundo.

>> Arena Corinthians terá de destinar 100% dos naming rights a empréstimo do BNDES

A Meta Anual Global da Arena Corinthians (Foto: Reprodução)
O Corinthians perde a operação da Arena Corinthians para o fundo representado pela BRL Trust, empresa do mercado financeiro indicada pela Odebrecht para administrar o estádio, se não chegar à receita mínima do contrato. É a chamada “meta anual global”. São R$ 112 milhões. Este valor é reajustado pelo IPCA do ano anterior, um índice de inflação, que em 2014 ficou em 6,4%. O time, portanto, precisava ter faturado R$ 119 milhões no estádio em 2015 para cumprir o que está documentado. Não conseguiu. Isso acende o sinal de alerta. O Corinthians só tem mais dois anos, 2016 e 2017, para não acordar em janeiro de 2018 sem o comando sobre o próprio estádio.

O problema é que, segundo dirigentes ouvidos por ÉPOCA, a meta é inatingível. O Corinthians espera finalmente vender os naming rights da Arena Corinthians em 2016. Trata-se do direito de uma empresa de rebatizar o estádio, promessa de Sanchez que se arrasta desde antes da construção, por uma boa grana. O valor negociado, segundo Emerson Piovesan, diretor financeiro do clube, chega a no máximo R$ 20 milhões anuais. O fundo da BRL Trust calcula que as bilheterias continuarão como estão, em R$ 70 milhões anuais. Desse modo, para chegar aos R$ 127,6 milhões em receita que Cavalcante prometeu a conselheiros corintianos, o estádio precisará fazer R$ 37 milhões com camarotes, cadeiras corporativas e outros patrocínios. Em 2015 a Arena Corinthians não chegou nem à metade disso mesmo numa temporada que teve título nacional e Libertadores.

Tite teria que vencer, além do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil ou a Libertadores para que o estádio tivesse mais alguns jogos excepcionais – como o confronto com o São Paulo na Libertadores – em casa. E a inflação de 2015, para o azar da cartolagem, disparou. Os 10,7% do IPCA levam a meta anual para R$ 124 milhões em 2016. Trocando em miúdos, nem um Corinthians multicampeão e rebatizado com a marca de alguma companhia deve fazer tanta receita. Dirigentes sabem disso. E mesmo que fizesse, a meta dobra a partir de 2018 para R$ 211 milhões por ano. O Corinthians precisa operar um milagre duas vezes e depois dobrá-lo de tamanho.

>> Arena Corinthians vende R$ 16,4 milhões em CIDs (todos para a própria Odebrecht)

As sanções caso o Corinthians não bata a Meta Anual Global da arena (Foto: Reprodução)
As receitas abaixo do projetado também fragilizam o futebol alvinegro. O clube e a arena são administrações distintas – têm diretores, propósitos e contas correntes diferentes. Pelo menos enquanto o Corinthians divide a operação com BRL Trust e Odebrecht, um não deveria precisar do dinheiro do outro para sobreviver. Não é o que tem acontecido. Primeiro porque R$ 43,1 milhões em receita líquida com bilheterias que dirigentes corintianos embolsariam em 2015, já descontadas despesas, foram parar na conta da arena. Nem passaram pelo caixa da equipe. Rivais como o Palmeiras, que adotou um modelo de negócios diferente do corintiano e concedeu a operação do Allianz Parque à WTorre, mas manteve as bilheterias, hoje gozam de crescentes receitas com ingressos. Mas não é só.

Como o faturamento real do estádio não bate com o estimado, o Corinthians precisará tirar dinheiro do próprio bolso para pagar o financiamento de R$ 400 milhões do BNDES que tem a Caixa como agente financeira. As parcelas mensais são de R$ 5,7 milhões. O período de carência terminou em junho de 2015. Então foram pagas as prestações de julho, agosto, setembro, outubro e novembro. Todas com receitas da arena. Em dezembro e janeiro não há mais jogos. O estádio fecha as portas, as receitas zeram. Quem pagou a conta? Em dezembro, o fundo fez um aumento no seu número de ações para levantar R$ 5,2 milhões e quitar o “boleto” da Caixa. No início de 2016, sobrou para o Corinthians. 'Realmente estávamos com muito pouco dinheiro para fazer o pagamento, mas nós antecipamos a venda de ingressos de alguns jogos do Paulista e da Libertadores. Isso gerou receita de bilheteria que nos permitiu cumprir', diz Piovesan. O diretor financeiro nega, mas, como vendas antecipadas dificilmente somaram R$ 5,7 milhões até 15 de janeiro, data do vencimento da parcela, é matematicamente provável que o clube já tenha usado dinheiro do próprio caixa para completar as antecipações.

Como o fundo que gere a Arena Corinthians levantou dinheiro em dezembro de 2015 (Foto: Reprodução)
>> Mesmo campeão, Corinthians calcula até R$ 50 milhões em prejuízos para 2015 e 2016

Os repasses de verba do clube para cobrir buracos na arena tendem a ser frequentes caso a receita continue abaixo do estimado. Por causa do contrato de operação. Para entender por que é preciso traçar a rota do dinheiro dentro da Arena Corinthians. Primeiro, toda a receita vai parar em uma conta corrente só, na Caixa Econômica Federal. É a conta arrecadadora. Diz o documento que 80% desse dinheiro têm de ser reservados para o pagamento de financiamentos, e 20% são redirecionados ao Corinthians, a título de “contraprestação mensal”, para pagar as despesas da própria arena. Só que este contrato só faria sentido se as receitas estivessem nos estimados R$ 150 milhões anuais. A cláusula sobre a contraprestação mensal devolvida ao clube em 2015 e 2016 fixa o valor em 20% dos R$ 150 milhões, portanto R$ 2,5 milhões mensais, quantia que não diminui caso o sonho não vire realidade. É o caso atual. Com R$ 7,5 milhões mensais em receita, R$ 2,5 milhões são gastos na despesa mensal do estádio, e R$ 5 milhões sobram para financiamentos. Como as parcelas custam R$ 700 mil a mais do que isso, o Corinthians fica com a corda no pescoço e tem de tirar dinheiro do caixa do clube para inteirar.

Ciente de que a conta do estádio não fecha, o Corinthians pediu à Caixa em 25 de...

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Deixe seu comentário

Últimas respostas

Foto do perfil de Alexander Dugan

Ranking: 154º

Alexander 12.487 posts

@alexdugan em 01/04/2016 às 22:57

Sei lá, é complicado, prefiro esperar fontes mais confiáveis

Foto do perfil de Sandra Lima

Ranking: 1º

Sandra 171.308 posts

@sandra.lima4 em 01/04/2016 às 16:20

Prefiro aguardar do que ficar acreditanto nestas matérias sensacionalistas.

Vai Corinthians.

Foto do perfil de Antonio Godoi Junior

Ranking: 80º

Antonio 17.663 posts

@junior.junior5 em 01/04/2016 às 15:37

Tem que levar em conta que a arena ainda não é totalmente utilizada...

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Maicon Christian Martins

    Assistindo à Copa do Mundo, cheguei à seguinte conclusão sobre o Corinthians

    Última resposta há 23 segundos por Carlos Tadeu Stoduto

    33respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Paulo Aquino

    TransferBan - Feminino - Masculino - DÍVIDAS

    Última resposta há 1 minuto por Carlos Augusto

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Leandro Florentino

    Arena - Ampliação

    Última resposta há 2 minutos por Joseph Schwalk Dias

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ana Paula Araújo Verificado

    Dida reforça carinho pelo Corinthians e relembra passagem histórica: 'Fomos campeões'

    Última resposta há 2 minutos por Rafael Ferreira Meira

    27respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Chato do Forum

    Safiel - Saf sem dinheiro!

    Última resposta há 2 minutos por Joseph Schwalk Dias

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de joao manoel do nascimento

    Dr. Osmar de oliveira iria fazer barulho!

    Última resposta há 2 minutos por Joseph Schwalk Dias

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Davi santana

    Cadê o negócio com a caixa nos naninha right? Mais uma vez balela

    Última resposta há 3 minutos por Alexandro de Jesus

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Érik Januário da Silva

    Será que o stabile se ferrou derrubando a reforma no estatuto?

    Criado há 8 minutos por Érik Januário da Silva

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Lucão da Fiel

    Atacante Just da Nova Zelândia é interessantíssimo

    Última resposta há 3 minutos por Luan Rodrigues

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de João Carlos Correia

    ENQUETE: Harry Kane x Neymar. Quem é melhor?

    Última resposta há 4 minutos por ROSANA RSN

    19votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Roblox Neto

    🙂

    Última resposta há 6 minutos por Testomaster da Fiel

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando Costa

    Qualquer cidadão de bem fica feliz com o empate de Cabo Verde e a vitória da Nova Zelândia

    Última resposta há 10 minutos por vinelsu

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de José Oliveira

    Vozinha encarnou o Cássio

    Última resposta há 11 minutos por Fabio francisco barbosa dos prazeres das chagas

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de marselo

    ENQUETE: Quem foi melhor no Corinthians?

    Última resposta há 11 minutos por Carlos Tadeu Stoduto

    27votos

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de renan ferreira da silva

    Esse goleiro Muslera é horrível! Há quanto tempo esse cara é goleiro do Uruguai?

    Última resposta há 13 minutos por Murilo Trigo

    13respostas

    acessar o tópico