Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Casos Jadson/Drogba e o Jornalismo Esportivo

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Marcelo

Marcelo 181 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 18/01/2017 às 18:05
Por Marcelo - Floripa (@chello80)

Amigos fiéis,

Escrevo agora como jornalista e quero compartilhar com vocês alguns “segredos”.

Uma das “velhas máximas” do VERDADEIRO jornalismo é: toda história tem 3 lados! A versão do lado “A”, a versão do lado “B” e a Verdade. Cada lado vai “puxar a sardinha” para si e cabe ao VERDADEIRO jornalista analisar as duas versões e descobrir a Verdade.

Digo isso porque eu gostaria de pedir BOM SENSO para os amigos deste fórum. Assim como é unânime que todos cobram um jornalismo DE VERDADE, também é extremamente comum que as pessoas saiam acreditando em tudo que se escreve por aí... Sem saber filtrar e sem saber separar diversos fatores que devem ser levados em consideração.

FATOR 1: TODO JORNALISTA TEM UM TIME DO CORAÇÃO

Os jornalistas esportivos, no geral, são apaixonados por esporte, quase sempre, desde criancinha. E TODOS tem um time do coração.

Alguns conhecem suas fraquezas e sabem que não serão coerentes e acabam se escondendo atrás de times pequenos. “Torço para a Ponte Preta”, “Torço para o América-RJ”, “Torço para o Racing” (esse Mauro é uma comédia – não conheço pessoalmente, mas parece ter ‘sérios problemas’).

Alguns confiam em si e não veem problema ao revelar seus times do coração. Na maioria das vezes, são bem coerentes, com o Mauro Beting e o PVC, por exemplo.

Alguns, ainda, revelam o time que torcem, mas “metem tanto o pau” que parecem “antis”. É o famoso medo de “puxar a sardinha” pra si... Aí, acaba fazendo o contrário. Mas, muitas vezes, metem o pau com razão e os torcedores ficam “melindrados”.

FATOR 2: SETORISTAS NEM SEMPRE COBREM O TIME QUE TORCEM

Acredito que a grande maioria saiba que “setoristas” são jornalistas que cobrem diariamente um determinado time.

O mais comum é o setorista cobrir seu time do coração. Consegue-se isso geralmente com mais tempo de casa. Mas, nem sempre acontece. Algumas editorias preferem o rodízio (que pode acabar atrapalhando os melhores contatos internos dentro dos times – a famosa “fonte”).

Ainda acontece de a mídia ser declaradamente contra um determinado time (como ocorre com o grupo FOLHA/UOL/ESPN e o Corinthians. Aí, por mais que o setorista torça pelo time que cobre, às vezes precisa seguir uma “editoria”.

Um exemplo que vejo pelo que acompanho de longe é o Dassler Marques, do UOL. Além de trabalhar para este veículo, não me parece que torça pelo Corinthians. Não o conheço pessoalmente, mas pelo que já vi de matérias e opiniões no Twitter, parece torcer por outro time.

Outro exemplo, mas ao contrário, é o Vessoni (que trabalhou muito tempo no Lance e agora escreve aqui no Meu Timão). Já vi vários torcedores o criticando e o chamando de “anti”, mas ele eu posso garantir que é corintiano. Estudei com o Rodrigo na FIAM e por muitas vezes dei carona pra ele (morávamos na Zona Norte na época da faculdade). Ele ia todo dia com uma camisa do Corinthians :) - Te entreguei @Vessoni.

FATOR 3: CAÇADORES DE PAGEVIEWS, CAÇADORES DE LIKES E CAÇADORES DO APOCALIPSE

Nesta era da informação, onde tudo circula muito rápido e em diversos lugares, estamos cada vez menos “bem informados”.

O que tem de “jornalista” louco pelos pageviews e likes é uma grandeza. Saem publicando qualquer coisa atrás de atenção.

Existem também aqueles que têm o claro interesse de tumultuar. Quanto mais caótico melhor... E aí o coração torcedor fala mais alto.

FATOR 4: QUEM USA QUEM

As fontes são “sagradas” para o jornalista e você nunca verá ninguém revelando (a menos que a pessoa permita).

Dentro de um clube de futebol as fontes são as mais variadas: conselheiros, diretores, os próprios jogadores, funcionários. É muito comum o jornalista pegar uma informação com o próprio jogador e dizer na matéria que “ouviu de uma pessoa muito próxima ao jogador”.

Mas este jogo de interesses é muito perigoso!

O que mais existe por aí são pessoas usando umas às outras apenas para interesses pessoais (jornalistas e fontes).

Exemplo fictício 1: O Flavio Adauto tem o interesse de “melar” a negociação do Drogba (por picuinha e vaidade)... E revela um detalhe que pode atrapalhar para um conselheiro “linguarudo”... Este conselheiro é a fonte do Dassler Marques, que trabalha para o UOL e faz uma força tremenda para o negócio dar errado. Tá feito o estrago.

FATOR 5: O JABÁ E A MATÉRIA “PATROCINADA”

Infelizmente, existem “prostitutas” em todas as profissões... E no jornalismo não é diferente. Tenha sempre o cuidado ao analisar as informações. Nem sempre o que parece que é “é”, porque às vezes o “jornalista” recebe “aquela forcinha” pra dar uma “força”.

Eu poderia me estender por mais alguns fatores, mas o que já está extenso ficaria ainda mais :)... E se você chegou até aqui é um “guerreiro” nestes tempos de informações rápidas, mas que não informam nada.

É isso fiel. Prestem atenção! Filtrem as informações! E não saiam por aí xingando jogadores por uma “informação” que você leu.

Às vezes você está trabalhando como mais um “soldado” nesta guerra de interesses e nem se dá conta que está lutando contra seu próprio time.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Fabio Nascimento

Ranking: 2.147º

Fabio 1.497 posts

@fabinholhp em 18/01/2017 às 18:10

Melhor tópico do dia!

@nene123 em 18/01/2017 às 18:14

Parabéns cara! Penso da mesma forma.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Fabiano Moreno

Fabiano 91 posts

@coruja1980 em 20/01/2017 às 17:21

Parabéns

Foto do perfil de Carlos Eduardo Eugenio Dos Santos

Ranking: 857º

Carlos 3.553 posts

@carlaofiel em 20/01/2017 às 13:17

Tem como clicar 1000 vezes no joinha?
Podia rolar um parte 2 continuacao, nos meandros do jornalismo.

Foto do perfil de Francisco Damasceno

Ranking: 1.080º

Francisco 2.904 posts

@fchagasmedeiros em 20/01/2017 às 12:53

Excelente

Foto do perfil de Felipe Bäch

Felipe 18 posts

@wheizer em 20/01/2017 às 12:48

Excelente tópico! Muito esclarecedor e mostra bem como funciona essa parte do jornalismo esportivo. É pedir demais uma parte 2? Huahuahu

Publicidade

Foto do perfil de Maria Das Graças

Ranking: 2º

Maria 97.043 posts

@gracinhado.timao em 20/01/2017 às 12:00

Perfeito seu tópico.

Foto do perfil de Slipknot Sccp

Slipknot 144 posts

@maggot9 em 20/01/2017 às 11:47

Não tem nada a ver com esporte... Ou tem?

Só para ilustrar esse excelente tópico.

https://youtu.be/1QeVH4lJeSU Denzel Washington destroi jornalistas! (Legendado em Português) - YouTube Denzel Washington destroi jornalistas! (Legendado em Português) - YouTube Actor norte-americano Denzel Washington dá uma lição aos jornalistas que fazem de tudo para vender noticias, recorrendo mesmo à mentira. youtu.be youtu.be

Foto do perfil de Claudio R. Oliveira

Ranking: 2.701º

Claudio 1.164 posts

@joes.portoalegre em 20/01/2017 às 11:44

A ESPN chega a ser ilária. Esses dias fizeram uma reportagem sobre mídias sociais e os destaques foram o segundo e o terceiro mais em mídias sociais. O líder, que manda na rede, eles só citaram quando o falou que o segundo diminuiu a diferença para o primeiro(Corinthians). Chega ser constrangedor o expediente deles.

Foto do perfil de Silvio Sampaio

Ranking: 5.720º

Silvio 435 posts

@silviosampaio em 20/01/2017 às 11:38

Perfeito..é o que sei há muito tempo e muitos ainda não ligaram... Uol/folha/espn, record, jornalista setorista do Corinthians Carlos Augusto Ferrari(bambi torcedor dos bambis anti-total) são alguns dos exemplos dos quais ele falou no tópico.

Deveria ficar FIXO este tópico por muito tempo