Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Peço um minuto de atenção...

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Marcelo

Ranking: 1.266º

Marcelo 2.523 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/10/2017 às 09:43
Por Marcelo Benini (@benini)

Bom dia Fiel!

Para quem não me conhece, a pouco tempo me inscrevi em um curso básico para técnicos de futebol. Por questões financeiras consegui fazer apenas o primeiro módulo (Infelizmente o curso é bem caro). Isso não me faz mais sábio que ninguém, mas me da uma base crítica mais fundamentada.

O nosso técnico, Fábio Carille, é um profissional no qual tenho uma admiração muito grande (taticamente e humanamente), assim como outros técnicos como Tite, Mano, Jair, Luxa aqui no Brasil. Venho observando algumas pessoas reclamando, com razão, de alguns jogadores do elenco titular alvinegro, então criei esse tópico pra tentar passar um ponto de vista meu pra alguns torcedores que queiram interagir e absorver outra maneira de pensar.

Uma das críticas que observo é pedindo a saída dos jogadores: Maycon, Jadson, Rodriguinho e Romero (basicamente o meio campo criativo do Corinthians). Em uma análise que tenho feito recorrente, o jogador que está 'mais em péssima fase' é nosso ÓTIMO volante Maycon (não vamos desmerecer o bom jogador que temos que vêm atuando mal por algum problema extra campo). A função do Maycon no time é uma das mais importantes, ligar o sistema defensivo com o meio campo. Pra que isso aconteça, a porcentagem de passes certos deve ser unanime, a cada passe errado perdemos a chance de construir uma boa jogada. Não se resume à apenas ligar dois sistema, Maycon tem que trabalhar, esporadicamente, como segundo atacante, fazendo corridas ofensivas para espaços não ocupados dentro ou fora da área adversaria. A problemática disso tudo é que nosso segundo volante vem errando muitos passes, dando a bola de graça o meio campo e ocasionando pressão adversária e até mesmo contra-ataques.

Outra questão é a titularidade do Romero, Carille já percebeu que não está mais podendo contar com o paraguaio da mesma forma do primeiro turno. Romero não marca a mais de 4 meses, não vem marcando e apoiando bem quando necessário e tem matado algumas oportunidades de contra-ataque a nosso favor.

Um outro ponto que acho muito importante e discutível é a titularidade do Jadson. Nosso camisa 10 chegou no começo do ano para ser o armador do time, como foi em 2015, mas não vem conseguindo exercer bem essa função. É inegável a qualidade técnica que o Jadson tem, foi importante no primeiro turno (ainda em um escala menos que 2015) mas não consegue repetir nessa passagem do meio do ano. Minha opinião está de acordo com a do Carille (em partes), eu manteria Jadson titular junto com Marquinhos Gabriel, centralizava o Jadson, deixaria ele com uma função menor na marcação, na recomposição, dividiria a obrigação de armar o time entre os dois. Deixa o Jadson flutuar e encostar no Jô, tabelar com o camisa 9. No elenco, hoje, não temos ninguém com a técnica do Jadson, Carille confia e espera que o cara volte a render, a fase ruim uma hora passa, mas nosso técnico precisa procurar outras maneiras que façam ele render também...

Por fim deixei uma parte tão importante quanto a primeira, o Rodriguinho.

No ano do Hexa, nosso esquema tático era diferente do que estamos acostumados a ver nesse ano. Naquele ano não contávamos com um meia-atacante, jogador de entrada de área, segundo atacante centralizado, e qual a função desse jogador? Basicamente ele tem a função de receber a bola e criar jogadas de perigo nas qual deixe o centroavante em condições plenas de marcar, tem que ser agudo, tirar o foco da marcação do camisa 9 e deixar ele 'livre' pra colocar a bola pra dentro. Quando isso não é possível, o Meia-atacante tem que ser a sombra do atacante e preencher os espaços que o camisa 9 não está conseguindo. Qual o problema do Rodriguinho nisso tudo? Falta de visão de jogo, falta de buscar o companheiro livre e quando acha, Rodriguinho erra o passe ou tenta o mais difícil e mais uma vez acaba errando.

Faltando 8 jogos para o fim do campeonato não existe a possibilidade de mudar o esquema de jogo e todos assimilarem com rapidez, pode ser que o time vá bem ou pode ser que o time vá pior do que já esta, colocando nosso título em risco. O que deveria ser feito, na minha opinião, é sacar Maycon e Romero do time, colocar o Rodriguinho pra fazer essa função do Maycon no meio campo, centralizar o Jadson pra ser esse meia atacante e as alas deixar com Clayson e Marquinhos, dois jogadores que vem pedindo passagem e que se não forem dadas, vão acabar por ficar desmotivados e ai de fato não teremos mais opções de nível no elenco.

VAI CORINTHIANS! RUMO AO HEPTA NO SOFRIMENTO!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Christian Faria

Ranking: 2.098º

Christian 1.553 posts

@christian.faria em 25/10/2017 às 00:38

Por incrível que pareça essa análise não é algo novo, mas são opiniões de vários torcedores aqui no fórum.

A pergunta é:

Será que nós somos tão imbecis ao ponto de enxergarmos todos a mesma coisa? Então ninguém entende de futebol aqui?

Acorda Carille e faça essas mudanças que você vai se ausentar da culpa!

Foto do perfil de Francisco Marcondes

Ranking: 335º

Francisco 7.003 posts

@francisco.marcondes em 24/10/2017 às 23:32

é de doer o coração, pensar que já tivemos paulinhos como segundo volante hein? Este sim, fazia e faz, o papel correto, conforme nosso amigo descreveu, ! Joga muito, joga muito, !

Foto do perfil de Fábio De Carvalho

Ranking: 147º

Fábio 11.176 posts

@fabiomcbaltz em 24/10/2017 às 23:19

Confesso que usei o control F e digitei Rodriguinho e Jadson na pesquisa. Dai vi que no final tu fala em manter Jadson por questão técnica, e Rodriguinho como volante de saída. E devo dizer que discordo. Por motivos simples: Jadson não compensa tecnicamente o que ele deixa a desejar fisicamente, e até na questão do espirito aguerrido na retomada da bola. Mante-lo atrás de Jô, ainda que flutuando, é coloca-lo no meio dos melhores marcadores do time adversário. Ele não vai tocar na bola. Em outros tempos, talvez, mas hoje, com essa falta de sanha, acho que não dá.
Já Rodriguinho de volante é correr o risco de dar a ele mais campo pra segurar a bola. Ele virá da intermediária, de frente, o que nos daria a esperança de melhores passes e melhor articulação, mas receio que na pratica o que teríamos seria na verdade um meia mascarado, que perderia a bola num lugar do campo onde o contra-ataque adversário pegaria nossa defesa escancarada.

Eu sacaria ambos e entraria com Marquinhos Gabriel e Clayson mesmo. E Paulo Roberto no lugar de Maycon. E Marciel(ou até mesmo Moisés) no lugar de Arana, que voltou a ser uma avenida)

Foto do perfil de Alex William Lemos Sobreira

Ranking: 5.023º

Alex 529 posts

@alex.william.lemos.s em 24/10/2017 às 23:14

Minha opinião é que quando funcionava o esquema Jadson Rodriguinho, o time era muito mais ofensivo, com acertos de passes, os 2 caíram de rendimento e o que aconteceu? Tá aí

Publicidade

Foto do perfil de Kiv Xxii

Ranking: 6.987º

Kiv 316 posts

@dinho.lakers em 24/10/2017 às 23:00

Caraca que aula tática, tudo o que você disse tem fundamento e eu mesmo também n havia percebido alguns desses pontos.enfim parabéns pela excelente análise.

Foto do perfil de Gustavo De Oliveira Da Silva

Ranking: 101º

Gustavo 14.258 posts

@gustavo10timao em 24/10/2017 às 22:52

PARABÉNS, melhor analise que já vi nesse fórum, concordo 100%.

Jadson no lado do campo está morto.

Rodriguinho parece que brigou com todo o time porque não passa a bola pra ninguém, sempre carrega sozinho e tenta driblar toda a zaga, contra o Botafogo teve vários ataques que poderia tocar para um companheiro melhor colocado mas tentou resolver sozinho e perdeu a bola e armou contra-ataque.

Contra o Botafogo o Jô estava jogando de ponta direita, um absurdo.

Maycon erra TODOS os passes que tenta no ataque.

Gabriel sem a ajuda do Maycon fica sozinho para cobrir o centro e os lados do campo com isso sempre fazem 2 contra 1 e as vezes sobram até 3 jogadores para ele marcar sozinho, assim o sistema defensivo fica sobrecarregado

Fagner e Arana são NULOS tanto no ataque como na defesa, quando vão para o ataque estão errando TODOS os passes e cruzamentos e quando tem que marcar demoram uma eternidade para voltar e sofrem com bolas nas costas toda hora, as bolas cruzam toda a área e os laterais sempre chegam atrasados e com isso o atacante adversário sempre domina livre dentro da área.

Sem o meio campo funcionando e os laterais não ajudando td cai em cima dos zagueiros, Balbuena e PH precisam cobrir os volantes e os laterais e com isso sempre sobra espaço pelo centro do campo para os atacantes adversários chegarem tocando a bola e entrarem livres na área.

Romero nem falo mais nada, o treinador saca o cara do time porque não está jogando nada e no segundo tempo queima a substituição colocando o cara que ele sacou, então deixava como titular já que colocaria no segundo tempo.

Marquinhos é o jogador da individualidade e da velocidade mas muitas vezes ele precisa atacar sozinho porque o time não se aproxima, então acaba ficando cercado por 2 marcadores ou mais e acaba perdendo a bola e passando errado porque fica sem espaço e sem opção de passe.

Clayson é a msm função do Marquinhos, mas ele se destacou na Ponte se movimentando pelo meio e pelas laterais, no esquema do Carille e fica muito preso na esquerda e assim como o Marquinhos joga praticamente sozinho porque os volantes não chegam e o Meias não aparecem para fazer uma tabela e quebrar a linha defensiva do adversários.

Jô é o homem gol, mas se a bola não chegar fica complicado, muitas vezes ele vêm buscar a bola dos volantes, isso é completamente ERRADO, os meias precisam fazer a bola chegar na frente com qualidade mas não fazem isso, é só tijolada e bola quebrada para o Jô brigar sozinho com os zagueiros porque o Rodriguinho não se aproxima dele e então ele não pode fazer nada.

Cássio é outro que também não pode fazer nada, sem o meio campo e a defesa sozinha para marcar o atacante sempre acabando saindo na cara do gol e o goleiro precisa segurar a bucha sozinho porque a marcação sempre falha.

Carille, está fazendo MUITO com POUCO, mas TODO MUNDO está vendo os erros e ele que é o treinador e que trabalha a semana inteira com o time não consegue enxergar erros tão claros, porque só ele não enxerga isso? Será falta de visão tática ou falta de coragem para mudar os jogadores? Eu sinceramente não sei porque insistir tanto nos erros.

O Corinthians só perde o título para ele msm, mas se continuarem nessa soberba achando que o que estão fazendo está certo o título pode escapar entre os dedos.

Foto do perfil de Mauricio A

Ranking: 4.398º

Mauricio 633 posts

@mauricio1603 em 24/10/2017 às 22:47

Marcelo, gostei muito da sua explicação. Acho até que você deveria dar um jeito e concluir seu curso de técnico de futebol.

Só que tem uma coisa, já vi muitos pedidos de torcedores pedindo a saída o Maycon, Jadson, Rodriguinho e Romero...

A pergunta que fica, se é que o Carille é um bom treinador com você mesmo o considera, é por quê o bendito não promove essas mudanças.

Na minha opinião, nosso time está precisando de sangue novo: Pedrinho, Carlinhos, Clayson...gente que vai se matar dentro de campo.

Foto do perfil de Roberto Gomes

Roberto 47 posts

@roberto.gomes12 em 24/10/2017 às 22:39

Não costumo postar muito aqui, mas sempre que falo sobre futebol, minha análise sobre o time do Corinthians é essa. Desde a segunda derrota no campeonato, contra o vitória.