Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Precisamos entender isso (inclusive eu): "O Corinthians é coletivo e tático"

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Victor Hugo

Ranking: 2.557º

Victor 1.246 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 12/03/2018 às 11:44
Por Victor Hugo Silva Alves (@victor.hugo.silva.al)

Fazem 10 anos que o Corinthians implantou um filosofia de jogo baseada na consistência tática, principalmente a defensiva e no jogo coletivo.

Nesses anos tivemos um grande craque (Ronaldo) vestindo a camisa do Timão, ele fez algumas genialidades, mas no fundo sempre foi o jogo coletivo, foi a consistência tática que falou mais alto. Para Ronaldo jogar o time sacrificava Jorge Henrique e Dentinho.

Vários anos se passam e o Corinthians continuou a jogar da mesma forma, com Tite e Mano se revesando no comando. E nesse contexto você não viu nenhum jogador ficar muito acima dos demais. Tivemos excelentes jogadores que participaram de um jogo coletivo quase único no Brasil, entre eles Paulino, Elias, Danilo, Renato Augusto, Jadson e Guerrero. E outros que deram esse suporte muito bem Ralf, Elias, Guilherme e Gabriel.

Além disso consagramos vários zagueiros: Gil, Felipe, Chicão, Paulo André, Balbuena, Anderson Martins e Pablo. Pois um sistema defensivo robusto sempre proporcionou a esses jogadores desenvolver seu potencial técnico.

Percebemos também que no período alguns jogadores foram sendo descartados do processo, pois não tinham senso coletivo, a maturidade tática exigida para jogar bem no 'novo' Corinthians. Foi assim com Pato, Douglas, Marlone, Giovanne Augusto e Guilherme.

Nesse contexto precisamos olhar para a situação da base. O Corinthians já não tem um histórico de aproveitamento forte da base, com essa filosofia fica mais difícil, não adiante ser bom de bola (e lá tem muita gente boa de bola), mas é necessário maturidade tática e consciência coletiva.

Não é fácil achar um garoto como Maycon (subvalorizado, esse menino não vale apenas 20 milhões) ou olhando para o passado recente o Malcon. Esse Malcon que brilha na Europa pelo comprometimento tático, sua habilidade com a bolsa ressalta em momentos importantes, mas o seu compromisso com o time lhe faz jogar regularmente.

Com tudo isso, entendo as vezes o Carille em demorar a lançar um jogador, segurar um cara da base. Ele espera o cara atingir o mínimo de consciência tática. Nessa engrenagem que o Corinthians virou, uma peça errada faz tudo errar.

Então temos sempre que olhar como o jogador se encaixa nesse coletivo. Não adianta somente qualidade.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Rafael Marques

Ranking: 112º

Rafael 13.719 posts

@rafa.235 em 12/03/2018 às 12:45

Tópico muito bom!

Só discordo na parte em que você coloca o Douglas ali junto do Pato e outros chinelinhos, porque esse cara jogou muito com a camisa do Corinthians!

Na segunda passagem nem tanto, mas ainda assim foi útil...

Só aquele cruzamento foda de trivela que ele deu para o gol do mercenário contra o Al Ahly, já valeu!

Kkkkk

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Loko Por Ti Corinthians

Ranking: 113º

Loko 13.672 posts

@sercorintianoehotimo em 12/03/2018 às 19:01

Os técnicos sabem melhor que nós, acompanham os treinamentos, acho bom o Loss estar junto com o Carille pois conhece muito da base.

Só acho que um técnico igual ao Coelho, pode fazer frear novas revelações, só ver que essa geração da Copa SP tinha poucos destaques e muito apadrinhado que jogava sem ter qualquer qualidade

Foto do perfil de Andre Leite Da Silva

Ranking: 628º

Andre 4.597 posts

@1989dasilva em 12/03/2018 às 19:00

Nos últimos 10 anos quase nunca tínhamos o time mais talentoso mas vencemos por termos na maior parte do tempo, o time mais completo e competitivo

Foto do perfil de Jones Ramos

Ranking: 2.635º

Jones 1.205 posts

@jonesmr em 12/03/2018 às 17:14

Texto perfeito! Só discordo quando você elogia o Guilherme volante.. Jogador comum tanto defensivamente quanto ofensivamente falando.. Nunca acrescentou nada de diferente ao time e não deixou nenhuma saudade

Foto do perfil de Ederson Albuquerque Martim

Ranking: 6.500º

Ederson 360 posts

@ederson.albuquerque. em 12/03/2018 às 16:58

Isso é fruto de um trabalho muito bem feito...e vamos colher muitos frutos ainda...

Publicidade

Foto do perfil de Lara Carolina Batista Costa

Lara 33 posts

@lara.carolina.batist em 12/03/2018 às 16:00

Concordo em tese. Ultimamente vem dado sono ver o Corinthians jogar, é um jogo muito truncado, muito tático e chama pouca atenção; não se pode esquecer que o futebol é uma forma de entretenimento do público e não pode deixar de ser legal de ver. O Real Madrid (pelo amor de deus, não to comparando o talento dos jogadores) por exemplo é um time muito tático e da gosto de ver jogar. Mas no mais eu concordo.

Foto do perfil de Michael Sampaio

Ranking: 1.515º

Michael 2.130 posts

@michaelsccp1910 em 12/03/2018 às 14:10

Quando o coletivo funciona a individualidade aparece

Foto do perfil de Páme Korinthianoús!

Ranking: 576º

Páme 4.888 posts

@oi.korinthioi em 12/03/2018 às 12:55

Perfeito. O Corinthians desde 2007 mantém supremacia porque é o único time do Brasil com uma proposta coletiva de jogo.

Foto do perfil de João Oliveira

Ranking: 1.048º

João 3.020 posts

@joao.oliveira43 em 12/03/2018 às 12:48

Que Guilherme é esse que dava suporte? O Douglas não deu certo?