Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

(Off) Levaram O Ouro E O Pau Brasil. Em Troca Nos Deram Espelhos

Foto do perfil de Flávia

Ranking: 28º

Flávia 2.622 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 29/05/2018 às 17:26
Por Flávia Passos (@fa.passos)

Assim como os europeus nos levaram o ouro e o pau Brasil, agora os clubes do futebol periférico nos levam os jogadores e técnicos.

Com os povos indígenas, a sedução veio através de artefatos novos como o espelho. Com os nossos profissionais do futebol, o dinheiro. Valores distantes da nossa realidade tupinquim.

Como mercadorias baratas, nossos profissionais vislumbram uma conta bancária impossível de se conseguir em terras verde e amarelas, são facilmente seduzidos pelos montantes e logo esquecem as juras de amor, lealdade e felicidade plena no clube que lhe deu glórias.

Atônitos com a 'feira livre', torcedores assistem a tudo com mãos atadas. Num misto de desespero com incredulidade, rezam e pedem que a compaixão toque o coração daqueles profissionais.

E se antes o êxodo se resumia apenas aos jogadores, agora tudo mudou. Países de futebol periférico têm investido fortemente não só em jogadores, mas também em profissionais da área técnica a fim de profissionalizar o esporte no país. Com isso, a cada ano o futebol brasileiro vem sofrendo com a baixa qualidade técnica. Com times atolados em dívidas, e junte-se a isto a moeda do Brasil que segue enfraquecida, tais profissionais se tornam presas fáceis. Muitos jogadores, conscientes que não têm mercado nos grandes clubes da Europa, veem estas ofertas como oportunidade de 'resolver' a vida financeira. E seguem sem olhar para trás.

Mas seriam eles os responsáveis pelos desmanches desses clubes? Seriam eles os responsáveis pela falta de condições dos clubes em mantê-los?

Alguns fatores podem responder parcialmente tais questionamentos.

Um ponto a se analisar são os cartolas no comando do futebol brasileiro, desde a sua instância maior (CBF) até os dirigentes dos clubes. Estão a frente do comando do futebol dirigentes com visões ultrapassadas e metodologias ineficientes.

A resistência pelo 'novo' veio acompanhada da arrogância e prepotência dos 5 títulos mundiais. E o que os europeus enxergaram há algum tempo, agora fazem os países de futebol periférico.'Não temos jogadores diferenciados mas temos dinheiro. Logo, podemos unir o útil ao agradável'. Enquanto nós brasileiros temos o útil (jogadores) mas não temos o agradável (dinheiro).

Um outro ponto a ser analisado trata-se da farra dos empresários. Com os clubes endividados até a alma e com a Lei Pelé, tudo ficou ainda mais fácil para a 'feira livre'. Jogadores agora enxergam os times brasileiros como uma grande vitrine para adquirir uma boa transferência. Ali, buscam a rápida valorização e junto vem a pressão dos empresários para aceitarem a primeira grande oferta que aparecer para que eles possam lucrar com tais vendas. Negociações obscuras também permeiam a situação e contribuem para o êxodo desses profissionais.

O futebol brasileiro está ficando às migalhas com jogadores medianos ou 'velhos e rodados'. E não há perspectiva de uma melhora ou evolução a partir do momento em que dirigentes dos clubes têm o poder de promover profundas mudanças no futebol brasileiro, preferem eleger Rogério Caboclo como presidente da CBF. Uma continuação de Del Nero e muitos interesses em jogo.

Ou seja, nada muda em terras tupiniquins. O que muda é o futebol praticado no campo, que está em franca decadência.

Creiam! A culpa não é dos jogadores, nem dos profissionais, nem dos chineses, japoneses, ucranianos, árabes.

A culpa são dos cartolas que comandam o futebol brasileiro com uma visão ultrapassada e coronelista de gerir este esporte, com a anuência da imprensa que muitas vezes reservam o seu tempo de programa com assuntos irrelevantes, ao invés de abordarem assuntos ou debates de interesses para o desenvolvimento do esporte. Todos nós somos parte daquele 7x1.

E enquanto isso, nos levam o ouro e o pau Brasil. Em troca, continuam nos dando espelhos.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Vagner Silva

Ranking: 31º

Vagner 27.512 posts

@vagner.silva13 em 29/05/2018 às 21:11

Acho que hoje só tem 5 clubes que as diretorias sabem fazer boas vendas e depois utilizar corretamente, e ao meu ver são Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro e o Bahia, pode ver que são os poucos clubes que fazem boas venda mesmo se tratando de jogador meia boca, e quando vendem sabem utilizar, aqui já é totalmente inverso, vende os bons barato, e contrata os pereba a alto custo

Foto do perfil de Anisio Molim

Ranking: 141º

Anisio 11.511 posts

@amoamolim em 29/05/2018 às 19:54

Flavia, muito boa a sua percepção sobre essas coisas do abismo abissal e literal entre dois mundos.

Um deles, com dinheiro para comprar se for a necessidade, até merda excretada da família real britânica (deve ser um cocô de origem sangue azul, diferente no perfume, na cor, no tamanho, enfim) e o outro, o subdesenvolvido mundo do futebol, em todas as esferas.

Acrescentar coisas, seria redundância, fico por aqui pois não, enviando-lhe abraços. Reforço apenas, o arretado Rui Costa. Grande personalidade.

Foto do perfil de Anisio Molim

Ranking: 141º

Anisio 11.511 posts

@amoamolim em 29/05/2018 às 19:22

Flavia, vou citar algumas coisas de um alemão de nome Hölderlin, filósofo, poeta e romancista, do sec. XVIII/XIX, e amigo de Hegel, aliás, descobri esse cara, através de um livro que acabei de ler de Jessé Souza de nome a Radiografia do Golpe. Muito interessante, confirma algumas convicções minhas e coisas que leio a muito tempo, como entrevistas, artigos, matérias, enfim, sobre um Brasil que nós não temos conhecimento, muito menos informações, através dos convencionais, manipuladores e entreguistas meios de comunicação, existentes no país. Sem delongas aqui vai:

'Onde existe o perigo, nasce também a salvação'

' O homem quando sonha, é um deus, quando reflete, é um mendigo'

' A terra nunca se parece tanto com o inferno como quando os seres humanos tentam fazer dela o céu'.

Flavia, manda um abraço para o Rui Costa; eta cara arretado, vichhhh!

Foto do perfil de Claudio Rissi

Ranking: 30º

Claudio 28.213 posts

@migo.pr em 29/05/2018 às 18:51

O pior é que no caso do Corinthians nem conseguimos lucrar com isso.

Como o melhor clube e futebol recente do país, era para sermos visados e vendermos bem nossos jogadores.

Aí, mesmo com o impacto das mudanças, pelo menos teríamos muita grana para fazer reposições.

Publicidade

Foto do perfil de Tatiane Prado

Ranking: 9º

Tatiane 10.065 posts

@tatiane.prado1 em 29/05/2018 às 18:02

Quem me dera ao menos uma vez

Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem

Conseguiu me convencer que era prova de amizade

Se alguém levasse embora até o que eu não tinha!

Nós deram espelhos, e vimos um mundo doente!

Parabéns Flavinha, essa vai para:

Andrés/Kia/Bertolucci/Garcias/Carlos leite...

Nossos colonizadores!

Índios (legião urbana).

Foto do perfil de Jackson Nobre

Ranking: 421º

Jackson 6.120 posts

@jackson.nobre2 em 29/05/2018 às 17:48

Uau! Belo texto é recheado com verdades. Tenho escrito bastante sobre algo precioso...paixão pelo futebol. Este é o maior tesouro que deve ser preservado. Infelizmente, ele está sendo tratado com desdém pelos dirigentes e a paixão está diminuindo lentamente. Triste presenciar esse momento gerencial. Flávia, parabéns pelo texto

Foto do perfil de Renan Timão

Ranking: 703º

Renan 4.197 posts

@davi14 em 29/05/2018 às 17:37

As diretorias do Brasil são as mais culpadas dessa crise dos clubes brasileiros, sempre olham para o próprio bolso ao invés de olhar o lado do clube, fora as comissões absurdas para os empresários

Foto do perfil de Marco Aurélio

Ranking: 1.427º

Marco 2.236 posts

@marco.muniz em 29/05/2018 às 17:36

Resumo da ópera perfeito...texto elaborado com maestria! Parabéns...