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Fórum do Corinthians

Marketing? Marketing!

Tópico Lendário Entenda as regras
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Paulo 1.340 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/11/2018 às 22:20
Por Paulo Cunha (@burnex)

Eventualmente resolvo usar esse espaço pra dizer algo que me engasga. Não pra conseguir pageviews ou mesmo as famosas curtidas, mas porque gosto muito do MeuTimão nos permitir essa ferramenta que trato como um blog pessoal.

Hoje estava pensando sobre o Marketing. Capitaneado pelo Rosemberg.

Não sou eu que vou ser o diferentão dizendo que o marketing tá uma bosta. Todo mundo já percebeu. O desafio é tentar entender o porque isso está acontecendo.

Na primeira passagem do Rosemberg, muitos acertos (Ronaldo sendo o principal), mas já se notava ali uma certa soberba, acobertada pelos títulos seguidos entre 2009 e 2012. As alfinetadas no Palmeiras e outros times estavam ali, mas passaram despercebidas pelo Corinthiano que a época se divertia e realmente queria zoar, esquecer a draga da segundona dando uma volta por cima épica.

Penso que essa época vitoriosa foi o que também permitiu algumas ações de marketing que realmente só funcionariam numa boa. Exemplificando: O que você, Corinthiano, diria se hoje a diretoria anunciasse um projeto de trazer um 'promissor' jogador da China? O que você colocaria no seu Facebook hoje (enquanto o famigerado 'facenois' não chega) se a diretoria anunciasse uma nova 'Republica Popular do Corinthians' ou a 'Locospirose'? Iria aderir ou xingar?

As plataformas oficiais do clube também parecem a deriva. Somente este ano, erros inaceitaveis, desde aviso de contratação frustrada (caso Zeca), fogo amigo (o tweet 'respeita as minas' irônico para Leila Pereira) e até mesmo exposição desnecessária a um fato isolado (repudiar o assédio a jornalista Fabiola Andrade antes da confirmação do mesmo). São muitos erros! Fosse uma empresa, um líder de determinado setor cometendo tantos erros deveria ser afastado da posição, trocado por outro e na mais triste das hipóteses, demitido.

Vemos um potencial gigantesco sendo desperdiçado a cada dia que passa sem que nos sejam passadas informações minimamente confiáveis, como patrocínio principal e naming rights. Tamanha irresponsabilidade hoje faz com que o próprio Corinthiano zoe livremente com esses assuntos. Imaginem o que pensam então as empresas que poderiam se dispor ao patrocínio? E quanto as empresas que investem hoje no Corinthians, quais ações (que eles gostam de chamar 'ativar a marca') conseguimos lembrar hoje? Me lembro apenas da enquete Estrella Galicia para o melhor jogador do time no jogo (o que convenhamos, ultimamente...é quase uma anti-ação de marketing). Essa mesma Estrella Galicia patrocinou recentemente uma das mais aclamadas séries atuais, lá Casa de Papel... Não precisa ser gênio no campo da propaganda pra saber que uma coisa poderia se ligar a outra naturalmente. Além claro de FoxLux, Minds... Etc. Empresas que me parecem de um 'segundo escalão' em seus segmentos. Enfim, ao menos estão depositando a grana (esperamos).

Com tudo isso cheguei a uma conclusão...Rosemberg é sim um grande nome, mas o seu tempo no marketing se esgotou. Talvez como diretor financeiro (sua formação e carreira), poderia propor por exemplo a solução para o rombo que temos no clube social e esportes terrenos. Sei lá...Poderia tentar ao menos. E abrir espaço para uma nova cabeça no Marketing (ou mesmo uma consultoria - na minha opinião, de leigo, de quem ve de longe, essa seria a melhor opção).

Gostaria de saber de vocês também (aos que acompanharam o textão rs)...se concorda ou discorda - com respeito!

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@ederbalbani em 25/11/2018 às 10:59

Perfeito seu tecto

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@migo.pr em 25/11/2018 às 10:42

Não precisa ir muito longe.

O clube é o único bicampeão mundial, com exceção dos monstros Real e Barcelona, e o não capitalizamos nada de marketing sobre isso.

Até o site da Fifa faz mais marketing para o Corinthians que o próprio departamento do clube.

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Antônio 1.657 posts

@padinha em 25/11/2018 às 10:40

Vamos o Corinthians todo em todos os setores buscar um salto que qualidade para avançar mais em 2019, abraços a Rosemberg, ao Paulo e a todos do Timão, Deus nos abençoe.

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Tomas 970 posts

@tomaslico em 25/11/2018 às 10:25

Criou se um mito sobre a competência extraordinária de Luís Paulo Rosenberg, aquele que teve a “capacidade” em sua carreira de transformar em fracasso todos os negócios nos quais se envolveu. Mesmo as empresas e projetos que antes dele eram promissores. (Texto de Romeu Tuma Jr)

Muito antes de aportar no Corinthians ele já apresentava um currículo vitae respeitável e que o tornou conhecido como um grande quebrador de empresas.

Com tipologia física que lembra muito o terrível Dr. Silvana, famoso vilão das historinhas em quadrinho do Capitão Marvel, conhecida criação do roteirista americano Bill Parker e concorrente direto do Super-Homem, aquele que criava em seus laboratórios engrenagens que 'vendia' como armas infalíveis para derrotar o Capitão Marvel, mas que sempre davam erradas e terminavam em desastre. O “Rei SADIM” é assim. Sua lista de fracassos é praticamente interminável. Senão, vejamos uma síntese delas:
Desde a 'assessoria' que deu ao Plano Cruzado, aquele que levou a inflação brasileira para inacreditáveis 85% (oitenta e cinco por cento) ao MÊS!

Já na SHARP que era uma fábrica de eletrodomésticos com grande sucesso no mercado, batendo até mesmo suas concorrentes estrangeiras, inclusive as japonesas, uma empresa líder de mercado e sonho de consumo.

Porém, foi só o “Rei Sadim” conseguir um emprego no seu departamento financeiro, indicado para o dono da empresa, por José Sarney, o Presidente do Plano Cruzado, para a SHARP ir à falência. E seu proprietário, o respeitável e saudoso empresário Matias Machline, quebrar.

O mesmo ocorreria na sequência com o Banco Excel, fundado por Izequiel Nasser, sobrinho dos super-banqueiros da família Safra, considerado recentemente como um dos banqueiros mais ricos do mundo! O Excel crescia e se firmava até que o “Rei Sadim” apareceu por lá.

Aí, infelizmente, entra o Corinthians na história. O Banco, que havia surgido sete anos antes como “grande player” na área de contas de varejo, herdando toda a cadeia de agências do Banco Econômico e que ia bem, obrigado, com apenas um ano de Rosenberg lá... Faliu. Coincidência, por certo.

No mercado financeiro não foi diferente
Aliando-se ao ex-presidente do Banco Central do Governo Collor, Ibrahim Eris, que mal falava português, mais o engenheiro Emir Capez, o “Rei Sadim” montou o fundo Tiger, que aplicava dinheiro dos clientes.

Adivinhem o que aconteceu? Acessem o Google e encontrarão a reprodução da revista ISTOÉ DINHEIRO, do dia 19/06/2000.O título da matéria diz tudo: O TIGRE VOLTA PARA A TOCA. Sem falar no subtítulo, arrebatador: 'Fundo de Investimento de Eris, Rosenberg e Capez saiu do mercado financeiro pela porta dos fundos'.

Pela 'porta dos fundos', notou? E para completar, segue trecho do texto, para quem tiver dúvida:
'O Fundo perdeu 300 milhões (dos Clientes, claro), em uma semana!'. Uau! 300 milhões de reais em uma semana. Foi a reportagem da revista ISTOÉ DINHEIRO que afirmou, não sou eu quem afirmo.

Acrescente-se, entre outras, na sua 'obra' a quebra do Banco Panamericano, quando o “Rei Midas” ao avesso, deveria ter entrado para o Livro dos Recordes, Guinness Book, como o único homem do mundo que conseguiu fazer o empresário Silvio Santos perder dinheiro.

Já merecia música no Fantástico!
Sílvio Santos, por sinal, teve que colocar como garantia da quebra iminente do Banco, sua fortuna estimada em de 10 bilhões de reais.

Por interferência do presidente lula conseguiu repassar o abacaxi para a Caixa Econômica Federal e assimilar, mesmo assim, um polpudo prejuízo.

Essa “quebra branca” do banco foi tão acintosa que Rosenberg, conselheiro do Panamericano, recebeu uma suspensão de oito anos do Banco Central, que o impede de trabalhar no mercado financeiro por esse período.

Antes, porém, teve tempo de, mais uma vez usando do Corinthians, se atrelar a Medial Saúde, até recentemente um plano com boa atuação no mercado, como palestrante e assessor.

O que aconteceu?
A Medial quebrou. Agora, me respondam: com este retrospecto podia dar certo no Corinthians? Note-se que ao assumir a diretoria de marketing no Corinthians, o “Rei Sadim” nunca tinha exercido este cargo antes. Ninguém tinha tido coragem de fazê-lo marqueteiro.

No Corinthians ele misturou tudo. Aliou sua total falta de expertise na área, com uma série de projetos, na verdade financeiros, e nenhum, repito, nenhum deu certo!

Como marqueteiro estreou dizendo que o clube era medíocre. Alias, dizem que é São-paulino! A propósito tem duas cativas no setor de sócios do São Paulo no Estádio do Morumbi, e na Arena Corinthians que ele tanto defendeu como garoto propaganda da parceria com a Odebrecht não me consta que tenha adquirido nenhuma cadeira.

O único, por óbvio, foi uma propaganda pessoal em que dizia ter comandado ações bem sucedidas, quando a realidade era completamente outra. E sempre contra o Corinthians.

Assim foi com a TV Corinthians, onde afirmava 'que iria conseguir 10 milhões de assinaturas' e...quebrou. O mesmo com a rede Poderoso Timão, que também quebrou e teve que ser vendida.

Com a mal explicada POÁ TEXTIL, da qual reportagens publicadas à época diziam ter o marketing do clube uma confusa relação, além de dar conta que fabricava uma inacreditável 'Camisa Pirata Oficial', que também se diluiu. Será que esse cara esta mesmo a altura para captalizar investimentos e recursos para o maior clube do Brasil. Fica aqui minha dúvida.

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D 5.106 posts

@diogo.souza8 em 25/11/2018 às 10:18

Fora Rosemberg!

Ele é arrogante e vive no mundo utópico, age como se conseguir um patrocínio Master ou Name Rights fosse tão simples e fácil como ir na esquina comprar pão, fora que ao invés de cuidado do clube que ele trabalha, fica alfinentando outros clubes.

Sobre FoxLux e Minds discordo, qualquer patrocinador que queira investir e por seu nome em clube, com boas intenções claro, vê potencial na marca que ele queira patrocinar.

Patrocinar um clube, tem muitas vantagens visibilidade, crescimento etc

Claro que uma empresa muito grande e forte patrocinar um clube da um upgrade no mesmo.

Imagina a Cacocola, Chevrolet, IBM, Unilever patrocinando o Corinthians?

O patrocínio é muito importante independente do tamanho da empresa, cumprindo o contrato e pagando o que foi acordado e não estando envolvida em trambiques como o próprio clube.

Kalunga, como era antes e como passou a ser depois de patrocinar o Corinthians.

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Leonan 375 posts

@leonan.porphirio.cre em 25/11/2018 às 10:04

Me dizem cadê o Marketing do Timão, o que esta fazendo, Rosemberg um grande nome, mas o seu tempo no marketing se esgotou. Temos de renovar, com novas ideias...

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Salvador 2.359 posts

@meutimao.com em 25/11/2018 às 09:26

Na verdade tudo está pÍfio e sem resultados positivos, quando isso acontece, nada funciona e mais especifico ainda o marketing, ninguém vai fazer milagres.

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Miguel 331 posts

@migumooca em 25/11/2018 às 09:24

São fases diferentes que necessitam de ações diferentes, na primeira passagem deu certo porque foi um Marketing? Do exagero? Queriam expor a marca e esconder as coisas erradas que vinham fazendo. Agora mudou precisam usar de credibilidade para conseguir grandes marcas, e isso falta a essa diretoria. Qual a última grande marca, líder no seu segmento, que patrocinou o Corinthians?