TEXTO TIRADO DO BLOG www.alvinegrofiel.com Blog Alvinegro Fiel ? A opinião de quem é apaixonado pelo Corinthians.A opinião de quem é apaixonado pelo Corinthians.alvinegrofiel.com
Acabou, já era. A obsessão se foi. Sabe quando você olha pra tua Ex e a indiferença já bate na porta? É no que a Copa Libertadores se transformou. Bons tempos em que minha Ex me fazia o cara mais feliz do mundo.
Tudo começou em 2013 com Corinthians defendendo o título. Oitavas de final (sempre ela) contra o Boca, o time argentino só pensando em revanche. Aqueles dois gringos apitando o jogo, Riquelme e Amarilla só faltaram fazer chover à favor do Boca naquele jogo. O fim desse episódio todo mundo sabe…
É aquela coisa né amigos, façam as contas comigo: 2005 até 2013, em todos os anos tivemos brasileiros na final, com 6 títulos conquistados. Você acha que a CONMEBOL estava sorrindo de orelha à orelha com isso? “Chega disso, é um absurdo!” – disseram nossos hermanos. Na verdade acredito que ocorreu alguma divergência entre a corja de Ricardo Teixeira e os demais dirigentes sul-americanos, de modo a lesar os clubes brasileiros na competição, mas chegaremos lá ainda.
Foram tantos episódios vergonhosos envolvendo essa entidade nos últimos anos, listo aqui apenas algumas que vão de situações patéticas, cômicas, trágicas outra paga com vidas inclusive:
- Santos punido por escalar jogador irregular este ano, enquanto Boca e River saem ilesos da mesma situação; - Chapecoense eliminada da 2ª fase em 2017 também por escalação irregular de jogador (o clube havia ganho em campo o direito de jogar as oitavas); - Final em jogo único a partir de 2019 (como se a América do Sul fosse um continente tranquilamente transitável, pequeno, relevo constante e países culturalmente unidos.); - Amarilla assaltando o Corinthians em 2013; - Dedé sendo ridiculamente expulso este ano contra o Boca Juniors, prejudicando demais o Cruzeiro; - Football Leaks investigando e punindo ex-presidentes da CONMEBOL (falei que chegaríamos à trupe de Ricardo Teixeira) desde 2015; - Tragédia do avião da Chapecoense em 2016;
A tragédia da Chape, como assim? Exatamente. Não se esqueça que a entidade educadamente sugeria às equipes de todo o continente que usassem os serviços da LaMia, empresa que fez o translado da Chapecoense. Por que exatamente a LaMia? Um mistério, talvez porque o piloto/presidente da empresa tinha lucros mais altos, uma vez que usava bem menos combustível do que o recomendável em suas aeronaves, não é mesmo? E como será que ele usava esse lucro, compartilhando com alguém que pudesse lhe indicar mais clientes? Parece uma estratégia de marketing incrível!
Os jogos incríveis, as torcidas, a atmosfera, a emoção de jogar um mundial contra um europeu no final do ano e a aquela taça linda! Sim, eu ainda sou apaixonado por tudo isso, e tudo era maior que a CONMEBOL, até este ano. O episódio do Dedé e a recente escolha de Madri como sede da final de 2018 foram a gota d’água. Por mais charmosa e incrível que seja a competição, ela fica manchada e desmoralizada por conta das irresponsabilidades do alto escalão do futebol sul-americano. Vale a pena, torcedor? Se você ainda tem paciência e saúde emocional para torcer pelo seu time na Liberta, eu te invejo. Se eu contribui para acabar com teus sonhos, me desculpe do fundo do coração, mas eu não podia ficar calado.
Depois de 2013 era para o Corinthians se recusar a jogar essa porcaria de campeonato que só favorecem os hermanos e o lucro quem dá são os times brasileiros.
Por mim o Corinthians NUNCA mais disputaria essa imundice de torneio nojento, depois de 2013.
Ainda espero ansiosamente para que os clubes nacionais saiam dessa porcaria de torneio, pois todo ano vamos ser prejudicados, seja qual equipe brasileira for.