Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

A verdade dói pra você?

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Luan

Luan 114 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 25/01/2019 às 01:34
Por Luan Cardoso (@luan.27)

Vamos testar se a verdade dói pra você, que está lendo esse post

*O valor fixo do patrocínio da BMG ainda é uma incognita, certo?

Foi divulgado 30 milhões, depois 22 milhões e agora 12 milhões.

Certo.

O grande X da questão era a tal “força da Fiel”, que poderia, num campo dos sonhos, fazer esse acordo dar muito dinheiro ao Corinthians. Pois bem, vocês sabem qual foi a meta estipulada pelos dirigentes do banco e do clube?

200 mil contas abertas no banco.

Com 200 mil novas contas abertas o valor do patrocínio seria “satisfatorio”

Eu não duvido do poder da Fiel. É a maior torcida do Brasil. A que mais emociona nos estádios e etc.

Mas sim, eu duvido de tamanho engajamento.

Abrir uma conta em um banco não é algo simples. O Corinthians tem uma torcida, na sua maioria, humilde. Abrir uma conta em um banco pode significar despesas, taxas, cheque especial, dividas com o banco, entre outros. Não é simples.

Agora vamos a fatos recentes:

1- A mobilização nas redes sociais da BMG: Vocês se lembram quando o patrocínio ainda não tinha sido anunciado e a conta da BMG no Twitter propôs um desafio a torcida corinthiana? O desafio era superar o número de seguidores no Twitter da Crefisa. Pois bem, na época estavam com 18 mil seguidores. Hoje estão com exatos 78 mil seguidores.

Ou seja, ganharam 60 mil seguidores.

Houve uma mobilização IMENSA. Aqui no fórum eram tópicos e mais tópicos para convencer a todos a seguir a BMG em suas redes sociais. Influenciadores corinthianos fizeram campanha para que seguíssemos a BMG, como Teleco, bastidoresSCCP, MilGrau, @sccp e etc. Pessoas que tem 800 mil seguidores fazendo campanha. A internet parou. Todos os corinthianos que realmente se importam com o clube foram mobilizados.

Vejam, a questão era simples: seguir contas em redes sociais. Bastava apertar um botão. Sem custos. Sem consequências. Resultado = 60 mil seguidores.

Agora, se uma questão simples como essa conseguiu mobilizar ‘apenas’ 60 mil corinthianos, como esperam que criem 200 mil contas em bancos?

É um número gigante.

2- 10 anos do programa Fiel Torcedor: o Fiel Torcedor foi criado em 2008, são mais de 10 anos de existência.

Hoje temos 140 mil sócios.

Raciocinem comigo: como, em 10 anos, pudemos agregar “apenas” 140 mil sócios e esperam que juntem 200 mil contas em um banco?

Ai vocês vão me dizer ‘Vai abrir contas no banco pra ajudar o Corinthians’.

Fazer uma conta no Fiel Torcedor não ajuda o clube? Porque se a pessoa quer ajudar o clube ela simplesmente não se associa ao programa de sócio torcedor?

É uma conta que não fecha.

Em suma, eu duvido, e MUITO que sejam criadas 200 mil contas no banco. Não há motivos que me façam a crer em tamanha mobilização.

Doa a quem doer: o Palmeiras com a Crefisa ganha R$88 milhões anuais. O Corinthians se APEQUENOU ao assinar essa tal parceria.

O marketing que foi feito passando a responsabilidade da parceria ao torcedor é, em tese, interessante. Mas apenas em tese. Seria muito mais fácil assinar um patrocínio comum com valores fixados. A fiel torcida não mobilizou mais de 60 mil contas pra seguir o banco nas redes sociais. Não vai conseguir mobilizar 200 mil pessoas pra abrirem contas em determinado banco. Não vai.

A diretoria, desesperada por patrocínio, pois sabia da pressão da torcida em cima disso, aceitou a proposta da BMG. Mas esse valor fixado com o banco de 12 milhões por ano é MINUSCULO.

E outra, do jeito que a parceria foi feita, só estraga ainda mais as coisas: a plataforma digital especifica para os torcedores corinthianos ainda nem foi criada.

Hoje, agora, temos um total de ZERO contas criadas no banco.

Perdemos o BOOM inicial. Muito mal feito. Mal planejado. Estavam desesperados por um master. Deu no que deu. Eu, sinceramente, prevejo um fracasso.

Você pode me chamar de pessimista, ou anti. Fato é que a verdade dói pra você.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de David Da Silva Lino Neto

Ranking: 6.999º

David 315 posts

@david.da.silva.lino3 em 25/01/2019 às 01:55

Você já tá tirando conclusão achando que é 12 milhões por ano vocês viajam muito se o joli espaço minúsculo e 8 milhões se acha seria 12 no principal vocês viajam demais

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Luan Cardoso

Luan 114 posts

@luan.27 em 25/01/2019 às 13:06

Up

Foto do perfil de Victor Pereira

Ranking: 2.387º

Victor 1.332 posts

@victor.pereira17 em 25/01/2019 às 10:25

Posso rebater alguns argumentos rapidão?

Twitter - Rede Social de baixo apelo, não são tantas pessoas que tem ou utilizam Twitter, 60 mil é baita número, baita mesmo, pode sair pesquisando ai, quem tem Twitter, de 5,1 vai ter em comparação com as outras redes sociais.

FT - Adquire geralmente quem tem a capacidade de ir a jogos, eu nunca tive a oportunidade, não faz sentido eu querer um FT, e não conheço ninguém dos meus amigos Corinthianos que tenham.

Por fim, eu concordo que não é fácil alcançar 200 mil, entre tanto, valores de patrocínio incidem impostos também, tudo pode se tratar de uma manobra contratual.

E outra, o mercado não se interessa mais em colocar sua marca em uma camisa somente pra deixar lá, 'olha que bonita 30 mião pra aparecer na TV', até parece, querem coisas rentáveis, que fortaleçam essencialmente a marca, tragam lucro.

Além de que 30 milhões adiantados em um contrato de 12, vou chamar o BMG de Papai Noel!

Foto do perfil de Deco 20

Ranking: 38º

Deco 23.912 posts

@deco20 em 25/01/2019 às 10:22

A verdade não dói. O que dóis é a mentira.

E, pra variar, mais uma passada pra cima da torcida.

Foto do perfil de Leonam Nunes Da Silva

Leonam 153 posts

@leonam.nunes.da.silv em 25/01/2019 às 10:11

Com certeza já um grande número de corintianos que usufruem dos serviços do BMG. Para estes o negócio é fazer a migração. Acho, também, que a IBM poderá ajudar na tarefa, fornecendo dados ao BMG. Eles costumam ser muito agressivos na abordagem. Acho que a possibilidade de dar certo é boa. Divulgação será a alma do negócio!

Publicidade

Foto do perfil de Felipe De Moraes

Ranking: 95º

Felipe 14.886 posts

@felipemoraes em 25/01/2019 às 10:01

Não vai virar esse patrocínio.

Corinthians pelo seu tamanho em grandeza, era 30 milhões garantidos (que se comparar com que outros clubes recebem, ainda seria pouco) e dai sim essas ações dariam impulso no valor final.

Agora 12 milhões garantido é um vexame histórico.

Não vamos conseguir alcançar o valor máximo e quem só vai ganhar com esse patrocínio será o BMG.

Foto do perfil de Pé De Anjo

Ranking: 88º

15.542 posts

@diego92 em 25/01/2019 às 09:47

Vocês continuam viajando nas comparações, sócios não tem nada ver com contas cara, nem todo mundo tem condição de pagar sócio torcedor sendo que n terá como usar cara, vocês n levam em consideração isso, quem paga sócio torcedor mora nas redondezas e pode ir aos jogos, quem n mora perto, a n ser que tenha condição financeira privilegiada não vai pagar, uma conta abrange muito mais gente do que o sócio

Foto do perfil de Ronaldo 09

Ranking: 905º

Ronaldo 3.387 posts

@ribeiro.higor em 25/01/2019 às 09:43

Essa parceria só tem dois caminhos: Ou ela da certo e o Clube enriquece, ou da errado e o Clube toma no #$!@% e toma bonito. Eu sinceramente acho muito improvável que atinja essa meta de 200mil conta, acho improvável abrir até 100mil. Mais vamos ver, tomara que dê certo, não é inveja do rival, mas que acertaram em cheio lá acertaram e o Andrés sabe.

Foto do perfil de Tiago Pexe

Ranking: 820º

Tiago 3.670 posts

@tiagopexe em 25/01/2019 às 09:36

Primeiro, que o FT só é bom para quem mora em São Paulo.

Quantos corintianos n teriam, mas o programa foi criado de uma forma que inviabiliza sua adesão para quem mora fora daí.

Se esse FT, por exemplo, permitisse que os sócios votassem para presidente do clube, seria um avanço enorme.

---

Segundo, a sua comparação com a Crefisa e BMG, lembra a da Arena Corinthians com o chiqueirinho. Não tem como comparar, são coisas distintas. N só pela grandiosidade e qualidade da obra da Arena, mas a forma de financiamento e engenharia financeira. O Timão foi prejudicado pelos CID's, que agora foram desobstruídos na justiça, e depois pelo envolvimento da Odebretcht na lava jato, que sequer restituiu o clube ainda, em obras que estão faltando na Arena (ou abatimento no valor).

A Crefisa lava dinheiro nos porcus. E tentou se beneficiar tributariamente alegando que ''doava'' jogadores ao clube, mas Receita glosou a declaração da empresa.

---

Esse app Meu Timão BMG pode se tornar um negócio a parte, mas para efeitos de divulgação, a BMG adiantou os 30 milhões de reais ao clube. E o Timão, na hora de renovar esse acordo, pode pedir mais do que os 12 milhões garantidos. Inclusive, ficar apenas com o serviço do app, e ter outra empresa patrocinando o master.

Ou seja, o app financeiro para torcedores e o patrocínio master são coisas distintas, mas para fim de engajamento e divulgação para torcida foi feito dessa forma.