Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O fim (necessário) de uma era

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de César

Ranking: 4.020º

César 712 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 16/09/2019 às 15:24
Por César De Paula (@ge.cesar)

Foi criado no Corinthians nos últimos anos um jeito de jogar. Nesse jeito, se privilegiou a defesa. Com, sobretudo três técnicos: Mano, Tite e Carille, algumas variações, mas a prioridade sempre foi o sistema defensivo.

Hoje com Carille está ficando claro que o sistema se esgotou e, pra mim, escancara o limite do treinador que não consegue fazer variações. Carille só sabe montar o time para se defender. Quando tem que atacar é um horror. O time se perde nas linhas. Fica todo bagunçado e todos os times já sabem como enfrentar o Corinthians.

Mesmo em Itaquera e mesmo contra times pequenos ou médios, o jogo se desenvolve, via de regra, no campo de defesa. A qualquer momento podemos tomar um gol. Se Cássio, Ralf (que agora é banco, o que eu não entendo já que para se defender é um dos nossos melhores jogadores) ou os zagueiros não estiverem num bom dia, o risco se torna grande.

De uma forma ou de outra, o jogo é sempre tenso.

Eu penso que já está na hora de estabelecer um outro jeito de jogar e é a diretoria de futebol que deve cobrar o técnico a trabalhar variações. Variações que eu acho que o Carille não é capaz, mas tem que ser cobrado.

Apenas para lembrar: ganhamos o Paulista e o próprio Carille, humilde e sinceramente, disse que não foi merecido (não ter perdido de goleada para o Santos no Pacaembu foi por puro acaso e pelo Cássio) e podemos ainda ganhar a Sul-Americana mesmo jogando muito mal, mas terminamos em 13° no Brasileirão passado e por um tempo, flertamos com a zona de rebaixamento.

Eu acho que está na hora de repensar.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Carlos Eduardo

Ranking: 164º

Carlos 10.826 posts

@verdade.sabida em 16/09/2019 às 15:50

Eu só topo a saída do Carille se me apontarem QUEM será seu substituto.

Pode ser o Coelho...

O Carille era o treinador das defesas, e ainda não aprendeu a equilibrar as ações da defesa com o ataque.

Some-se a isto vários jogadores que tem mais nome que futebol. Com as limitações do grupo, até que estamos indo longe.

A maioria dos técnicos brasileiros fracassaria com este time - já tivemos prova disto.

Em resumo: se a maioria não dará certo, uma troca de técnico é uma operação de risco que pode dar muito, muito errada.

Foto do perfil de Flávio Luiz Ferraz Pacheco

Flávio 36 posts

@ceter67 em 17/09/2019 às 16:40

Não sabe nada do que está falando. Esse jeito de jogar, ganhou Mundial. Então faça o seguinte, pede para a diretoria trazer o Fernando Diniz, que gosta de jogar diferente. O quê ele ganhou jogando assim? Já que você quer cobrar o Carille, porque também não começa a cobrar ¨Jogador¨. É o Carille que está dentro de campo e perde Gol feito, é o Carille que erra passe, é o Carille que não dá combate, não marca, tá na área e não sobe pra tirar cruzamento, fica olhando a bola passar e o adversário fazer Gol... Tenha dó meu, tudo é o técnico, jogador é coitadinho, sofredor... ACORDA!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Edson Cunha

Edson 73 posts

@edson.cunha5 em 09/10/2019 às 14:36

Penso que o Sistema não se esgotou, tanto que fomos eliminados na Sul Americana por um esquema semelhante. A diferença foi a saída de bola rápida sem os nossos erros de passes O Carille almeja essa saída rápida, mas infelizmente não pode usar os homens que ele confia Clayson e Everaldo.

Foto do perfil de Fabiano De Alencar Rissoli

Ranking: 13º

Fabiano 38.175 posts

@faoloco em 22/09/2019 às 12:37

Pra mim só estará esgotado, se a equipe parar de ser competitiva, de brigar pelos títulos, o que não vem acontecendo no momento, então, ainda prestígio o Carille.

Foto do perfil de Lukaa Garcias

Ranking: 720º

Lukaa 4.095 posts

@lukaa.garcias em 20/09/2019 às 00:12

Desde 2017, aql jogo contra o Fla pela copa que perdeu kkk, foi o último, fora que o time jogou de igual contra outro grande o resto n passava de 4 chutes no gol.

Foto do perfil de Joao Guimaraes Filho

Joao 60 posts

@joao.guimaraes.filho em 19/09/2019 às 16:16

Tem que jogar pra frente..4 3 3

Publicidade

Foto do perfil de Swarley S

Ranking: 8.095º

Swarley 247 posts

@swarley em 18/09/2019 às 23:39

Seu tópico foi duramente criticado mas previu exatamente o que aconteceu nesse jogo, quando o Corinthians precisa atacar e precisa fazer resultado o time não aparece e a defesa se desmancha

Foto do perfil de Lucas Belmont

Lucas 3 posts

@lucas.belmont em 18/09/2019 às 17:34

O problema são as variações no meio campo. Temos a melhor defesa do Brasil. O ataque tem um grande potencial. O meio campo tem boas peças individualmente mas que no conjunto não tem uma constância pra municiar o ataque. Talvez o Renato Augusto, o Rodriguinho, Um Otero dariam uma melhor variação de jogadas e esquemas a depender do jogo. Mais rodagem pra dupla M Vital e Pedrinho pode ser a solução futura, mas hoje ainda tentam se entrosar. Hoje, ou se troca 6 por meia dúzia ou improvisa, infelizmente.

Foto do perfil de Marcelo De Melo Silva

Ranking: 5.146º

Marcelo 511 posts

@markmelo Apoiador em 18/09/2019 às 12:45

César, concordo contigo com relação ao sistema defensivo e a falta de tudo quando fala-se em sistema ofensivo, basta (re)ver o que foi domingo em Brasília (quantos minutos aqueles jogadores que finalizaram o jogo treinaram juntos? ). Durante esses 10 vitoriosos anos, tentamos por vezes mudar esse esquema e não funcionou.

Discordo com relação ao esgotamento. Apesar de termos como um dos nossos mantras 'ser sofredor', tem ficado cada vez mais sofrido, embora, tivemos bons inícios de jogos em que sufocamos o adversário, mas como há tempos costumo questionar: e o goleiro trabalhou? Não vejo isso apenas como um problema do Corinthians, são raras as exceções - e por vezes momentâneas - no futebol nacional. No início de 2015, Tite vinha de um ano sabático e fez o time jogar o fino da bola até aquela maldita entrevista ao Esporte Espetacular. Teminamos campeões brasileiros mas em uma queda de rendimento - pós entrevista - nos custou a eliminação da Libertadores.

Acho que o tema dá um debate longo, inclusive e principalmente sobre os 'talentos' que - não - temos aqui para poder 'arrebentar' com os sistemas defensivos que muitos times brasileiros aprenderam a utilizar tão bem.

Foto do perfil de Ximú Baixista

Ranking: 1.829º

Ximú 1.783 posts

@ximu.baixista em 18/09/2019 às 11:23

Só agora viram isso? Kkkkk... Se for pra mudar não será com o Carille, ele é limitado, não sabe nada do que armar time defensivo!