Responder tópico
@italo.zucareli em 13/01/2020 às 10:42
Que o Corinthians aprenda com o Bragantino esse ano, um exemplo de gestão a longo prazo
@eduardo.yto em 13/01/2020 às 10:21
Cara, que tópico ótimo de se ler. Parabéns!
Fixem por favor!
@francisco.goncalves7 em 13/01/2020 às 09:50
Essa diretoria não, todas as que tivemos, o Corinthians nunca teve uma que preste.
@oi.korinthioi em 13/01/2020 às 09:50
'Flamengo olhando para o modelo de negócio dos rivais paulistas, tomou por bom exemplo e não segue por nenhum caminho:
1) não construiu arena.
2) vende jogador sem se envolver em trambique nem em questões emocionais
3) investe nos melhores
4) ignora teto de salário caso o business case se pague
5) aprendeu que dinheiro chama dinheiro e que título chama jogador'
De todos esses itens, só temos certeza do 1.
O 2) muito provavelmente não é o caso - precisamente porque os jogadores têm valores inflacionados e são vendidos para grandes clubes é muito mais provável que as vendas envolvam outras motivações.
O 3) é bastante discutível: o time teve um ano excelente. Será que terá pelo menos outro nos próximos dez anos? Ou será que o time só ressurge de novo daqui a dez anos?
O que nos leva ao item 4: o Flamengo passou dez anos inflando salário de jogador que não compensava. Um ano de acerto justifica o resto?
O 5) é certamente irreal: o Flamengo até ano passado não ganhava nada há uma década. Como podemos acreditar que 'título chama jogador'? Fosse esse o caso estaríamos muito melhor que eles.
Finalmente sobre termos a mesma capacidade do Flamengo... Aí vem a parte doída. Não temos.
O Flamengo tem duas vantagens óbvias mutuamente relacionadas:
A) propaganda gratuita na mídia; Isso sim é um diferencial para o jogador. Se destacar no Flamengo minimamente é certeza de ter o passe valorizado porque a mídia vai tecer elogios constantes a você.
O Jô fez uma temporada perfeita em 2017 e o maior destaque que recebeu na mídia foi sobre como é mal caráter, porque deveria ter avisado que a bola bateu na mão dele no jogo contra o Vasco.
B) O Corinthians tem uma torcida enorme. Mas tem uma rejeição MAIOR que a torcida.
Junte-se os dois fatores acima e dá para compreender porque investir num patrocínio visível na camisa do Flamengo é uma aposta segura enquanto investir no Corinthians é um risco do ponto de vista do patrocinador.
Junte-se a isso o fato de que a própria torcida do Corinthians xinga os próprios patrocinadores... E me parece um negócio bem menos interessante que de início.
Basta ver os exemplos recentes: Nike, BMG...
Se a torcida do Corinthians não cria identificação e a maioria dos rivais vai criar rejeição... Para quê investir no time?
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@wladmir.gf em 13/01/2020 às 09:49
Sua análise é perfeita.
A questão que impede o clube de avançar em seu patamar financeiro é a administração amadora que impera hoje no clube.
É preciso compreender isso.
Da forma como o clube é gerido hoje, não há como reivindicar administração moderna, transparente, saneamento de dívidas e time de futebol forte e competitivo.
@marcio.valcar em 13/01/2020 às 09:30
ótimo tópico!
Uma coisa que vai melhor em muito é o sistema de jogo...
Vimos de anos de estilo retranca, fechado, contra-ataque...
Hoje temos um treinador que joga pra frente...
Ai esses jovens vão aparecer mais e valorizar
Resta apoiar o treinador e esperar que tempos bons virão...
@rafael.neudorf.franc em 13/01/2020 às 09:25
Excelente análise, somente uma correção, a Arena não custa mais de 1 bilhão e sim em torno de 600 milhões que restam para pagar.
@jc.penna em 13/01/2020 às 09:17
Concordo que não podemos ficar atrás de jogadores velhos só porque são ídolos. E precisamos de diretoria profissional. E honesta!