Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Desabafo sobre a situação atual do Corinthians

Foto do perfil de André

André 11 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 12/04/2021 às 23:02
Por André Sena (@andre.sena)

Vivemos os 10 anos mais vitoriosos da história do Corinthians (09/19) com grandes títulos, do Mundial ao tri paulista, com contratações de peso, de Ronaldo e Roberto Carlos á Guerrero e Renato Augusto, de grandes ídolos como Sheik, Cássio, Ralf, Danilo. Foi lindo mas passou,

Junto com essa fase maravilhosa passou também a era dos clubes amadores, do 'finge que paga, finge que joga', das dividas milionárias que ninguém cobra.

Até por 'culpa' do próprio Corinthians, com a contratação do Ronaldo, a construção do CT, a capacidade de valorizar e respeitar a marca do clube na hora de negociar valores de patrocínios e direitos de televisão no começo da gestão Andrés. Basta lembrar o que era o Corinthians em valores e estrutura até o começo de 2009 e o que chegou a ser nas temporadas 13/14 com contratações caras, entrega do CT mais moderno do futebol brasileiro, anúncio e construção do estádio mais moderno do país com um plano ousado e até então 'realista' de pagamento (diziam) e o CIFUT para contratações de atletas baseados em Scouts e análises de futebol.

Mas apesar de ter sido referência nessa mudança do cenário nacional, o Corinthians foi também o pior exemplo do que acontece se você profissionaliza apenas uma parcela do clube, mas larga o galinheiro na mão das raposas, com gestões sem oposição e cheia negociatas, fazendo acordos e contratos criminosos, sem qualquer planejamento ou responsabilidade.

O estádio construído de forma exageradamente cara (e superfaturada) para abertura da Copa e não para o torcedor que tanto esperou e merecia passou de sonho a pesadelo, os CIDS prometidos não chegaram por falta de articulação e influência com o prefeito que era do próprio partido que prometeu ajuda, mesmo que essa 'ajuda' fosse baseada em uma lei. A crise mundial, que já existia, afetou e muito o Brasil impulsionada por um processo de Impeachment, e a clara influência politica que colocava a Arena diariamente na mira dos noticiários da Lava Jato, mesmo que fosse apenas para vender notícia já que até hoje não se provou nada, dificultaram ainda mais a venda do tão sonhado Namming Rights.

Somado á incompetência na gestão da situação da Arena Corinthians, temos o problema mais antigo do Corinthians, a corrupção e a influência criminosa de empresários nas contratações do profissional e nas categorias de base, e quanto menos dinheiro um clube tem, mais fácil fica para o empresário fazer o que ele quiser com o clube.

Quem não lembra da frase do Andrés 'se o jogador quiser, não tem como segurar.'. O problema é que a verdade é 'se o empresário quiser, não tem como segurar.' porque para trazer jogadores de um nível aceitável ou razoável sem dinheiro, o clube abre as pernas e se oferece como vitrine, ou trampolim para jogadores como, num caso recente, o Jemerson jogador que estava encostado na Europa, vindo de inúmeras lesões, se aproveitou da necessidade do Corinthians para aparecer de novo no mercado e agora está negociando a renovação por 1 mi por mês de salário. É claro que o Jemerson sabia da situação do clube e que o Andrés sabia da intenção salarial do Jemerson, mas a necessidade fez a oportunidade, na mesma linha vem Cazares e Otero por exemplo.

Nessas situações o clube tem uma opção, apostar na base, tanto para sustentação do elenco profissional, quanto para ter na venda dos jovens atletas a fonte de renda necessária para equilibrar o caixa, o que falando de um clube que nos últimos 10 anos revelou nomes como Guilherme Arana, Maycon, Malcon, Pedrinho, Marquinhos TITULAR DA SELEÇÃO BRASILEIRA E CAPITÃO DO PSG e que ganhou inúmeros títulos na base, incluindo 4 copas São Paulo, deveria ser á solução obvia e fácil, o problema é que de todos esses jogadores o Corinthians inexplicavelmente tinha pouquíssima participação ou vendeu a preço de banana, até hoje ninguém explicou a % ou esclareceu o valor da venda do Malcon por exemplo.

Uma outra opção, menos aconselhável, mas que no caso do Corinthians sempre rendeu bons frutos é a contratação de jogadores jovens que se destacam por equipes do interior, como Paulinho, Romarinho, Elias, Ralf, Rodriguinho, que muitas vezes não rendem vendas de valor alto, mas acabam compensando no custo benefício, para isso o Corinthians teve o CIFUT que era referência de profissionalismo e trazia resultados dentro do campo. Mas cadê o CIFUT? Será que Luidy, Natel, Cafu, DAVÓ entre dezenas de outros negócios 'estranhos' do Corinthians nos últimos anos foram indicação de lá? Claro que não. É com esse tipo de jogador que se lava dinheiro, de empréstimos com empresários, de 'acordos' com diretores e presidentes, que se devolve o favor do jogador que veio 'ajudar o clube' e depois se aproveitar da vitrine/trampolim. Inclusive existe um Sub-23 APENAS PARA ISSO.

Talvez, a 15 anos atrás o Corinthians fosse apenas mais um dentre quase todos os clubes brasileiros que nadavam num mar de CORRUPÇÃO e AMADORISMO, mas hoje, em um movimento ironicamente puxado pelo próprio Corinthians, que trouxe gestões como a do Paulo Nobre no Palmeiras e Bandeira no Flamengo de pés no chão, controle de contas e profissionalismo mesmo sobre a ameaça do descenso, quem não riu do Palmeiras salvo pelo Santos ou do Flamengo dos nossos refugos que não brigava por nada? Movimento esse que também despertou o interesse de grandes empresas, como a Red Bull que comprou o Bragantino, que consagrou mesmo que de forma trágica o trabalho maravilhoso da Chapecoense e de outros clubes pequenos, mas de administrações conscientes e projetos bem montados. Hoje a conta chegou, não tem mais espaço para AMADORISMO e ROUBALHEIRA sem escrúpulos, clubes como Vasco e Botafogo caminham para um fim ou para a esperança de alguma empresa comprar. Cruzeiro idem, talvez se recupere pela necessidade do Estado em manter pelo menos duas forças, não fosse isso provavelmente teria anunciado a falência.

Mas e o Corinthians? Hoje não tem mais o maior patrocínio do País e a não ser que apareça uma CREFISA, não terá.
A dívida da Arena, mesmo com os CIDS e, finalmente os Nammimg Rights, não parece nem perto de ser VERDADEIRAMENTE PAGA (cadê os acordos com Caixa e Odebrecht? ).
Quem sabe algum milagre venha da base, mas caso apareça um Neymar na base do Corinthians por quanto ele seria vendido? E esse dinheiro, ia realmente chegar? O Dinheiro do Pedrinho por exemplo, não tinha chegado, agora já foi gasto.

Eu quero acreditar que o Corinthians é maior que o buraco que tentaram nos enfiar, como disse o Neto a alguns dias no Donos da Bola. Mas a situação do nosso Corinthians é triste, alarmante e se nada for feito pela MESMA DIRETORIA que cavou esse buraco, vai se tornar irreversível.

Enfim Fiel, á quem leu esse desabafo até aqui um muito obrigado e VAI CORINTHIANS.
Saravá São Jorge que ele vai nos ajudar.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Kleysson S

Ranking: 1.163º

Kleysson 2.726 posts

@kleysson.s em 12/04/2021 às 23:12

Cara...só meus parabéns!

Você escreve muito bem...

Realmente mano, a situação do clube é realmente essa...fomos os melhores e não somos mais. Agora é buscar colocar a casa em ordem, e acredito que ficará, estou gostando do início da gestão do Andrés e estou vendo a torcida preocupada com a situação...de forma conjunta daremos mais uma vez a mudança do sarrafo do clube.

Com contas em dia, estádio quitado, time competitivo e torcida apoiando vamos fincar nossa força entre os maiores do mundo...

Foto do perfil de Claudio Ferreira Santos

Ranking: 9º

Claudio 50.625 posts

@claudiofsantos em 12/04/2021 às 23:10

https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/off-topic/864068/vida-que-segue Vida que segue... Já há vídeos de cardumes de peixes nadando no Rio Pinheiros ainda muito poluido. A natureza se transforma! meutimao.com.br meutimao.com.br

Foto do perfil de Claudio Ferreira Santos

Ranking: 9º

Claudio 50.625 posts

@claudiofsantos em 12/04/2021 às 23:08

Os títulos encobriram a ma gestão que vem desde 2007!

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Math LHP

    Alô turma do fora Cuca

    Última resposta há 6 segundos por Thiago Gaviao

    14respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Felipe Xavier

    Esse aqui é a maior Oposição do Augusto

    Criado em 4 minutos por Felipe Xavier

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos Alberto de Oliveira

    A página no Instagram fez uma postagem e...

    Última resposta há 15 segundos por King Dwight

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Myguel Silva

    Segundo jornalista, técnico europeu é favorito para assumir o Corinthians caso Antônio caia

    Última resposta há 19 segundos por Felipe RX

    127respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Paulão

    Minha escalação para o Corinthians jogar todos os jogos

    Última resposta há 23 segundos por Jonathas dos Santos Campanhan

    59respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Cascão

    Fora Tite no Twitter

    Última resposta há 28 segundos por Tony SCCP

    37respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de tulipa oliveira

    O Problema é o técnico sim, está nitido

    Última resposta há 40 segundos por Luis Henrique

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Danilo Rondinelli

    Corinthians acabou!

    Criado em 29 minutos por Danilo Rondinelli

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Edney Paes

    Ernst & Young recomenda contratação de CEO, mas os urubus não querem!

    Última resposta há 43 segundos por Antonio Martins Filho

    162respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Professor girafales

    Fluminense tá jogando agora e é uma vantagem para nós

    Última resposta há 44 segundos por Lucas Gomes

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de ernando grimes

    Sério que vocês acreditavam no Antonio?

    Última resposta há 51 segundos por Disruptivo

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Just Banned

    As polêmicas que levaram Vitor Pereira a um 'quase' imperador

    Última resposta há 59 segundos por Rodrigo Fernandes

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ancora Corintiana

    Do jeito que é mal caráter, e capaz do safagner contaminar o próprio filho

    Última resposta há 1 minuto por Ancora Corintiana

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Diego Pinheiro

    Um dia Cássio entrou no lugar do goleiro que tinha acabado de ser Campeão Brasileiro

    Última resposta há 1 minuto por José Tavares

    176respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marciel de Lima

    Não pode ser real! Acabei de ouvir uma notícia terrível. Augusto Melo foi atrás do Felipão?

    Criado em 25 minutos por Marciel de Lima

    0respostas

    acessar o tópico