Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Sugestões para lidar com o caso Danilo Avelar: agir além das notas de repúdio ou de demissão sumária

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Marcello

Marcello 86 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 23/06/2021 às 20:45
Por Marcello Garbelini (@marcello.soldan)

A prática racista de Danilo Avelar é sob todos os aspectos desprezível e nefasta.

Não há dúvida, pois réu confesso, de que os fatos expostos são evidentes e mais que suficientes para uma punição severa do atleta pelo clube. Os valores democráticos e populares que norteiam e dão sentido ao time do povo trabalhador, o Corinthians, em hipótese alguma devem ser associados a tais condutas criminosas e desumanas.

Na linha tênue entre a injúria racial e o racismo cabe também as instituições de Justiça, diante dos instrumentos favoráveis à promoção da igualdade racial existes no país, agir no processamento do caso.

Mas, para além do 'punitivismo' e/ou 'banimento' dos tempos atuais, imagino que o terrível episódio possa servir de lição para não ser repetido, principalmente por meio de medidas efetivas de combate a práticas racistas, preconceituosas e discriminatórias estruturadas na sociedade brasileira.

Nessa linha de raciocínio, em relação ao caso específico de Avelar, além do jogador vejo mais quatro 'sujeitos' envolvidos e que precisam dar respostas à opinião pública, o clube, os demais jogadores de futebol do Corinthians, a torcida e o 'mundo dos games'. Abaixo sugiro uma ação, para cada uma dessas partes, a fim de reparar os danos causados.

AVELAR - como gesto sincero de autocrítica se comprometer a frequentar semanalmente, cursos de formação e conscientização organizados pelo movimento negro em suas múltiplas organizações brasileiras e corintianas, durante tempo necessário de acordo com professores e palestrantes. Como o jogador em questão é ávido pelo ambiente virtual orienta-se que transmita os eventos nas redes sociais de internet, bem como faça entrevistas online com as lideranças das aulas-palestras.

CLUBE - somente multa de salário e consequente abafamento do caso é muito pouco diante do ocorrido, tal qual apenas demiti-lo não parece ser a mensagem educativa mais eficiente (ainda que se tomada tal medida, não deixa de ser legítima). Além da multa e da famosa 'geladeira' para o atleta, o clube deveria organizar um amplo projeto de promoção da igualdade racial com três linhas de atuação: (1) promoção de campanha publicitária educativa antirracista, que seja disseminada em redes sociais, na TV Corinthians, faixas durante os jogos, etc. (a ação '#RespeitaAsMinas' do clube é uma boa fonte de inspiração); (2) criação de ações afirmativas, de modo a promover maior equidade de participação de negros nas funções administrativas do clube (uma espécie de 'cota', comum para o acesso às universidades e na seleção de algumas grandes empresas); (3) organização de 'rodas de conversas' ou 'oficinas' destinadas aos membros clube, com o objetivo de debater acerca das estruturas e das dinâmicas racistas, assim como sobre temas que envolvam as profundas desigualdades fundantes do país.

JOGADORES DO CLUBE – engajarem e participarem ativamente das “rodas de conversas” ou “oficinas” do clube. Já vi alguns clubes que realizam ou realizaram esse tipo de atividade e com boa adesão dos atletas. Gastar duas horas por semana para formação cultural e política não é muito, ainda mais para pessoas que passam horas ociosas nas concentrações para jogos e treinos.

TORCIDA – Continuar com pressões e reafirmar o caráter tradicionalmente antirracista, democrático, popular do Corinthians! Aí vale desde expressar opiniões nas redes, emitir notas de repúdio, exigir respostas das partes, pedir demissão do atleta, fazer faixa, publicar manifesto, entre outras atividades. Ou seja, interagir com o caso de modo a demonstrar a completa insatisfação com a postura do atleta e denunciar a omissão de qualquer uma das partes citadas.

'MUNDO DOS GAMES' - Não é de hoje, ou com esse caso, que são vistas em ambientes de jogos virtuais práticas racistas, machistas, violentas e discriminatórias em geral (xenofobia, homofobia, preconceito em razão do lugar de moradia ou nascimento, da classe social, etc.). Pesquisas sociais e reportagens diversas já denunciaram a replicação desse tom discriminatório presente entre os 'gamers'. É preciso com que esse pessoal seja investigado e que a Justiça brasileira tome as medidas cabíveis. Aqueles participantes desse 'mundo' contrários ao racismo e às outras discriminações cabem agir para a construção de uma cultura interna mais inclusiva. Apenas o 'banimento' não é suficiente para coibir a reprodução das discriminações, preconceitos e violências nas plataformas de jogos online.

Sem querer esgotar o debate ou as medidas possíveis e ainda no calor no momento essas sugestões podem servir para, ao tentar reparar os danos reafirmar a luta antirracista do clube, promover a igualdade racial no futebol e conscientizar a sociedade da necessária abolição de práticas discriminatórias de qualquer feitio.

Vai, Corinthians! O time do povo, o clube de todos!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Foto do perfil de Sérgio Corintimão

Ranking: 589º

Sérgio 4.781 posts

@sergio.saeto em 24/06/2021 às 09:04

Faz tudo isso e continua pagando menos para negros, mulheres, mas fica politicamente correto.Atitude isolada de um cidadão que vai pagar por ser famoso, pois isso acontece todo dia e toda hora.

Foto do perfil de Jose Roberto SÍcoli Cunha

Jose 28 posts

@jjosebeto em 24/06/2021 às 08:17

Estou curioso para saber qual seria a atitude da diretoria se o caso de racismo tivessse sido cometido por Cássio, Fagner ou outro jogador. Teriam tomado a mesma atitude? Acredito que não,

Danilo avelar está afastado já algum tempo por contusão e com contrato prestes a vencer e para fazer economia fica mais fácil.

Decisões diferentes para alguns jogadores.

Foto do perfil de Pulga Julio Maciel

Ranking: 5.106º

Pulga 516 posts

@pjuliomaciel em 24/06/2021 às 07:40

Cara, tem tanta gente aqui no fórum precisando ler esse post. Chega ser triste.

Vi muita gente passando pano para o Avelar e invertendo a lógica, colocando a vitima como culpada e o Corinthians como irresponsável por fazer a demissão.

Muito bem pontuado tudo que você abordou, concordo que é preciso mais ações além das faixas contra o racismo.

#RacistasNãoPassarão

E vai Corinthians!

Foto do perfil de Luciano Fernandez

Luciano 108 posts

@luciano.fernandez em 24/06/2021 às 07:28

Eu acho que a forma como se combate esse tipo de racismo hoje esta errada, ao invés de eliminar o problema você acaba aumentando o odio discriminatório da pessoa. Ou você acha que cadeia ou banimento vai desfazer qualquer pensamento/ comportamento? Essas pessoas como PUNIÇÃO DEVERIAM SER OBRIGADOS a um tratamento psicológico. Não fazer um alarde sobre o caso também ajudaria muito!

Publicidade

Foto do perfil de Pedro D.c.

Ranking: 215º

Pedro 9.284 posts

@pedro.checchetto em 24/06/2021 às 01:48

Perfeito. Fico pensando que a ruptura seria a resposta mais rápida, mas só há o caminho do banimento e do primitivismo mesmo? Gostei bastante das propostas apresentadas, sem apelar para o polo oposto que é dizer que tudo é mimimi hoje em dia e que tudo isso é pura frescura

Foto do perfil de Fernando Uehara

Fernando 27 posts

@fernando.uehara1 em 24/06/2021 às 01:23

Exato. Poderia ser uma oportunidade de encarar um problema latente como o racismo. Mas o Corinthians preferiu resolver algum problema dele: financeiro ou com a torcida.

Foto do perfil de Brunno Do Valle

Ranking: 1.361º

Brunno 2.338 posts

@brunnosccpholligan em 24/06/2021 às 00:41

Estelionato também é Crime!

Foto do perfil de Ghost Corinthiano

Ranking: 24º

Ghost 30.977 posts

@nando.moura em 24/06/2021 às 00:34

Boa Wolverine