Post de JOSE no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Estou curioso para saber qual seria a atitude da diretoria se o caso de racismo tivessse sido cometido por Cássio, Fagner ou outro jogador. Teriam tomado a mesma atitude? Acredito que não,

Danilo avelar está afastado já algum tempo por contusão e com contrato prestes a vencer e para fazer economia fica mais fácil.

Decisões diferentes para alguns jogadores.

em Bate-Papo da Torcida > Sugestões para lidar com o caso Danilo Avelar: agir além das notas...

Em resposta ao tópico:

A prática racista de Danilo Avelar é sob todos os aspectos desprezível e nefasta.

Não há dúvida, pois réu confesso, de que os fatos expostos são evidentes e mais que suficientes para uma punição severa do atleta pelo clube. Os valores democráticos e populares que norteiam e dão sentido ao time do povo trabalhador, o Corinthians, em hipótese alguma devem ser associados a tais condutas criminosas e desumanas.

Na linha tênue entre a injúria racial e o racismo cabe também as instituições de Justiça, diante dos instrumentos favoráveis à promoção da igualdade racial existes no país, agir no processamento do caso.

Mas, para além do 'punitivismo' e/ou 'banimento' dos tempos atuais, imagino que o terrível episódio possa servir de lição para não ser repetido, principalmente por meio de medidas efetivas de combate a práticas racistas, preconceituosas e discriminatórias estruturadas na sociedade brasileira.

Nessa linha de raciocínio, em relação ao caso específico de Avelar, além do jogador vejo mais quatro 'sujeitos' envolvidos e que precisam dar respostas à opinião pública, o clube, os demais jogadores de futebol do Corinthians, a torcida e o 'mundo dos games'. Abaixo sugiro uma ação, para cada uma dessas partes, a fim de reparar os danos causados.

AVELAR - como gesto sincero de autocrítica se comprometer a frequentar semanalmente, cursos de formação e conscientização organizados pelo movimento negro em suas múltiplas organizações brasileiras e corintianas, durante tempo necessário de acordo com professores e palestrantes. Como o jogador em questão é ávido pelo ambiente virtual orienta-se que transmita os eventos nas redes sociais de internet, bem como faça entrevistas online com as lideranças das aulas-palestras.

CLUBE - somente multa de salário e consequente abafamento do caso é muito pouco diante do ocorrido, tal qual apenas demiti-lo não parece ser a mensagem educativa mais eficiente (ainda que se tomada tal medida, não deixa de ser legítima). Além da multa e da famosa 'geladeira' para o atleta, o clube deveria organizar um amplo projeto de promoção da igualdade racial com três linhas de atuação: (1) promoção de campanha publicitária educativa antirracista, que seja disseminada em redes sociais, na TV Corinthians, faixas durante os jogos, etc. (a ação '#RespeitaAsMinas' do clube é uma boa fonte de inspiração); (2) criação de ações afirmativas, de modo a promover maior equidade de participação de negros nas funções administrativas do clube (uma espécie de 'cota', comum para o acesso às universidades e na seleção de algumas grandes empresas); (3) organização de 'rodas de conversas' ou 'oficinas' destinadas aos membros clube, com o objetivo de debater acerca das estruturas e das dinâmicas racistas, assim como sobre temas que envolvam as profundas desigualdades fundantes do país.

JOGADORES DO CLUBE – engajarem e participarem ativamente das “rodas de conversas” ou “oficinas” do clube. Já vi alguns clubes que realizam ou realizaram esse tipo de atividade e com boa adesão dos atletas. Gastar duas horas por semana para formação cultural e política não é muito, ainda mais para pessoas que passam horas ociosas nas concentrações para jogos e treinos.

TORCIDA – Continuar com pressões e reafirmar o caráter tradicionalmente antirracista, democrático, popular do Corinthians! Aí vale desde expressar opiniões nas redes, emitir notas de repúdio, exigir respostas das partes, pedir demissão do atleta, fazer faixa, publicar manifesto, entre outras atividades. Ou seja, interagir com o caso de modo a demonstrar a completa insatisfação com a postura do atleta e denunciar a omissão de qualquer uma das partes citadas.

'MUNDO DOS GAMES' - Não é de hoje, ou com esse caso, que são vistas em ambientes de jogos virtuais práticas racistas, machistas, violentas e discriminatórias em geral (xenofobia, homofobia, preconceito em razão do lugar de moradia ou nascimento, da classe social, etc.). Pesquisas sociais e reportagens diversas já denunciaram a replicação desse tom discriminatório presente entre os 'gamers'. É preciso com que esse pessoal seja investigado e que a Justiça brasileira tome as medidas cabíveis. Aqueles participantes desse 'mundo' contrários ao racismo e às outras discriminações cabem agir para a construção de uma cultura interna mais inclusiva. Apenas o 'banimento' não é suficiente para coibir a reprodução das discriminações, preconceitos e violências nas plataformas de jogos online.

Sem querer esgotar o debate ou as medidas possíveis e ainda no calor no momento essas sugestões podem servir para, ao tentar reparar os danos reafirmar a luta antirracista do clube, promover a igualdade racial no futebol e conscientizar a sociedade da necessária abolição de práticas discriminatórias de qualquer feitio.

Vai, Corinthians! O time do povo, o clube de todos!

Responder ao post do JOSE

Réplicas desse post

Avatar de Marcos

Por Marcos que tem 5254 posts no fórum
em 24/06/2021 às 10:50

Preste a vencer? Dezembro de 2022 é prestes a vencer? Serão quase 7 milhões de valor a pagar ao jogador.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Marcos Chaves

    TNT sport tá de brincadeira...

    Última resposta 2 segundos por Diego Morgado Jorge que tem 931 posts no fórum

    35respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Carlos Roberto Nunes Guimaraes

    Chamada da Globo para o jogo de amanhã é do ca£@#£0

    Última resposta 3 segundos por michael de oliveira negreiros que tem 1.859 posts no fórum

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Flávia SCCP

    Sócrates sobre o Corinthians

    Última resposta 3 segundos por MOISES JOSE CHRISPIM PIRES que tem 607 posts no fórum

    58respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de João Vitor de Souza

    Douglas costa no Corinthians?

    Última resposta 3 segundos por DANIEL PEREIRA LUIZ que tem 3.451 posts no fórum

    41respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Auxiliar do Carille

    Parceria com TAUNSA ajudará a reforçar time 2022: Paulinho confirmado, CA e LE ainda incertos

    Última resposta 4 segundos por luiz carlos domingos que tem 81 posts no fórum

    127respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Jackson Bonfim

    Duílio contratou Cartolouco...

    Última resposta 6 segundos por KORUJINHA 1000° que tem 15.915 posts no fórum

    26respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Julian Felipe Castilho Manzano

    Douglas Costa

    Última resposta 10 segundos por carlos mg que tem 8.922 posts no fórum

    26respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Groot .

    Se não ganhar amanhã..

    Última resposta 17 segundos por Peter Socco que tem 2.084 posts no fórum

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fj

    Corinthians tenta empréstimo de um lateral do Atlético de Madrid

    Última resposta 20 segundos por Leonardo de Paula que tem 288 posts no fórum

    20respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Haalandinho

    Desprezo quem baba ovo de Andrés, Duilio e cia

    Última resposta 23 segundos por Cláudia & Isabel que tem 14.376 posts no fórum

    13respostas

    acessar o tópico
x