Depoimento de um São Paulino ao Corinthians?

Fórum do Corinthians
Tópico Lendário Entenda as regras

Dário #3.657 @branquinho.barcelos em 16/09/2017 às 16:00

Leiam com atenção:

'CORINTHIANS - Por que és tão grande? '

'Quando garoto, são paulino como todos sabem, eu odiava o Corinthians. Naturalmente, pois todo tricolor é assim. O tempo passou, eu me tornei jornalista, passei a conhecer torcedores, dirigentes e jogadores de todos os clubes, e assim meu “ódio” sumiu.

No lugar dele veio o respeito, pois quando se enxerga mais do que um só clube sua visão muda completamente. Ali, no meio da torcida no Pacaembu, aprendi e entendi porque eu odiava o Corinthians.

Faço questão de prestar uma homenagem a uma das mais belas torcidas que conheço, assim como um dos maiores clubes do mundo.

Eu nunca entendi, quando garoto, porque aquele time que não tinha estádio, não tinha nem Brasileirão ainda, acabara de sair de uma fila gigante e sem estrutura poderia se comparar ao meu.

Afinal, como esse time pode ter mais torcida que outros que vivem bom momento? Como é possível tanta gente gostar e idolatrar um clube que mais decepciona do que dá alegrias?

Porque a mídia falava tanto do Corinthians? Porque o clássico era, pra imprensa, “Corinthians e São Paulo”, e não o contrário? Porque eles vendiam na crise, porque eles tinham destaque na TV todo dia mais que os outros? Isso desde sempre! Não é só agora que o Corinthians esta ganhando tudo, sempre foi assim até quando estava na serie B o jogo do Corinthians estava mais audiência do que algum clássico.

E esse ódio me matava por dentro, isso me enlouquecia. Então decidi estudar e conhecer a verdadeira história desse clube, foi quando comecei respeitar e amadurecer. E assim, junto com a paixão pelo meu São Paulo veio o respeito pelo Corinthians, eu comecei entender tudo que jamais consegui entender. Realmente o Corinthians é diferente, é apaixonante...

Sua história representa mais do que um clube. O Corinthians é o reflexo da sociedade, representa o operário vencendo a elite. Representa o povão encarando os ricos, saindo da várzea para ser protagonista. E sua origem é essa, belíssima. Não representa 11 jogadores e uma bola, tem política, lado social, cultural, etc.

O Corinthians conquistou uma coisa que nenhum clube tem no mundo, uma torcida gigante e fiel. E fiel é aquele que está ali na alegria e na dor, como nota-se o crescimento da massa alvinegra nos extremos momentos de dor.

Uma vez eu decidi ir ver um clássico entre Corinthians e Palmeiras, e na porta do estádio pouco se ouvia '“É clássico”, “é final”. Que nada, eu só ouvia “é o Corinthians” e uma frase que já é marcante e vai fazer história o famoso 'vai Corinthians!'.

Como pode meu time com nome da cidade ter menos torcedores fieis? O Corinthians se acha forte, eles se acham a mais forte do Brasil e isso acaba mostrando uma imagem que são mesmo.

Eles nunca foram coadjuvantes. Eles conseguem ser protagonistas mesmo na crise. Todo santo dia só se fala no Corinthians. Você liga a TV e discutem a fase do Corinthians. Liga o rádio e há sempre uma reportagem sobre o Corinthians. Abre uma página na internet e só fala de quem? Do Corinthians.

Isso não é “comprado”, não é “sorte”, é apenas mérito místico de quem conseguiu se transformar num gigante saindo da lama. E é essa a história.

História que faz do Corinthians alvo de piadinhas, de rótulos não tão atuais, mas eternos. “Maloqueiro, sofredor, favelado”, etc.

Mas que também faz do Corinthians um clube diferenciado, gigante pela própria natureza, merecedor da nação que o segue.

Já o odiei, já o invejei, já debochei. Quando torcedor, tudo isso cabe e faz parte. Mas depois que comecei conhecer eu comecei respeitar.

E se você não gosta da torcida corintiana, desculpem mas a realidade é que essa torcida ainda vai tomar conta do mundo. Esse bando de loucos que tanto incomoda aos rivais continuará crescendo.

Grandeza, quando não se explica, é porque é maior do que pode ser explicado. E assim é o Corinthians.'

www.ricaperrone.com.br Blog do Rica Perrone Blog do Rica Perrone ricaperrone.com.br › Campeões de audiência

4.165 visualizações e 42 respostas neste tópico

Avaliação do tópico:

Responder tópico

Melhores respostas

Jéssica Silva #94 @jessica.silva10 em 16/09/2017 às 16:19

'Sua história representa mais do que um clube. O Corinthians é o reflexo da sociedade, representa o operário vencendo a elite. Representa o povão encarando os ricos, saindo da várzea para ser protagonista. E sua origem é essa, belíssima. Não representa 11 jogadores e uma bola, tem política, lado social, cultural, etc.'

Sem mais, definiu bem nós Corinthianos e Corinthianas.

E o nosso mantra VAI CORINTHIANS e para qualquer situação em nossas vidas, seja boas ou ruins, nada que um VAI CORINTHIANS, não resolva e devolve nossa esperança.

Anderson Bp #123 @mazzafiel em 16/09/2017 às 18:18

A nossa saga recomeçou, agora, não falta mais Libertadores, Mundial no Japão, CT, Estádio, mas sim pagar a Arena Corinthians. Por isso, vamos lotar o estádio sempre, seja em jogos ou no Tour Casa do Povo. Saravá São Jorge, ele vai nos ajudar, sempre!

Últimas respostas

Eliane Maximiano #10.897 @eliane.maximiano2 em 17/09/2017 às 19:32

Nossa esse texto é perfeito

Publicidade

Fabiano Macedo #8.249 @fabiano.macedo em 17/09/2017 às 18:22

O engraçado é quando eu chego pra trabalhar não falo bom dia falo vai Corinthians

Rodrigo Silva #6.485 @rodrigo.silva159 em 17/09/2017 às 18:21

Nada explica o Corinthians...meu primeiro e eterno amor!

Vai Corinthians...

Adilson Avelino #1.641 @tatuado em 17/09/2017 às 16:33

E se você não gosta da torcida corintiana, desculpem mas a realidade é que essa torcida ainda vai tomar conta do mundo. Esse bando de loucos que tanto incomoda aos rivais continuará crescendo. FALOU-SE TUDO

Aleksandr Kozmonavt Illich #569 @alexander.illich.riv em 17/09/2017 às 15:53

São Jorge guerreiro e N. Sra. Aparecida mãe dos pobres

Alex Bahu #21 @alexbahu em 17/09/2017 às 15:47

Belo texto!

Quem diria Rica Perrone.

Daniel Teixeira #3.469 @daniel.teixeira8 em 17/09/2017 às 15:37

Pois é, fiquei emocionado e arrepiado com final do relato, parabéns Rica sampaulino.

Fabiano De Alencar Rissoli #5 @faoloco em 17/09/2017 às 15:22

Belíssimo texto, mostra um pouco do que é ser CORINTHIANO.

Sempre Que Você Ler Os Comentários Eu Vou Estar Lá #1.286 @muri.lhp em 17/09/2017 às 14:56

Emocionante

Bruno Souza #186 @bruno.souza47 em 17/09/2017 às 14:34

Isso é Corinthians!