Sport x Corinthians

Pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians enfrenta agora o Sport

Acompanhe ao vivo

Timão pode conquistar seu 1º título de expressão nacional no Pacaembu

Timão pode conquistar seu 1º título de expressão nacional no Pacaembu

Por Meu Timão

86 visualizações 0 comentários Comunicar erro

O Pacaembu em dia de jogo do Corinthians: Timão pode levantar a taça lá

O Pacaembu em dia de jogo do Corinthians: Timão pode levantar a taça lá

Foto: Marcos Ribolli

O corintiano adora bradar que o Pacaembu é a sua casa. Mas somente neste domingo, se conseguir pelo menos um empate com o Palmeiras, é que o Corinthians finalmente terá alcançado um título de expressão nacional no estádio paulistano.

O Pacaembu é historicamente conhecido como um palco de alegrias, aflições, lágrimas e tristezas do torcedor alvinegro. Foi no estádio paulista, por exemplo, que a equipe viveu dias de agonia até a queda para a Série B, em 2007, consumada no Olímpico, contra o Grêmio. Um ano depois, o torcedor lotou o estádio para empurrar o Timão novamente para a elite nacional e fez festa para abraçar o acesso.

Foi também na ?casa corintiana? que o torcedor viu Ronaldo voltar para o Brasil e conquistar o Paulista de 2009. E arrancar para o título da Copa do Brasil ? a taça foi levantada no Beira-Rio, depois do 2 a 2 com o Internacional. Agora, o clube tem a chance de ser campeão brasileiro diante de sua torcida e no local em que se sente mais à vontade. Tite que o diga.

 - Eu prefiro jogar sempre em casa. O Pacaembu é a nossa casa. É preciso maturidade, qualidade técnica individual, saber administrar dentro ou fora de casa. Em momento decisivo tem que estar preparado para todas as situações, porém, quero sempre decidir na minha casa - explicou Tite, que tem com o Corinthians dois pontos de vantagem sobre o Vasco (70 a 68).

No total, o Corinthians já conquistou 21 títulos no Pacaembu. Apenas seis tem alguma relevância: os três do Paulista (1951, 1954 e 2009) e três edições do Torneio Rio-São Paulo (1950,1954 e 1960).

- Nos anos 50, por exemplo, era impossível (conquistar um título de expressão no Brasil) porque não havia um campeonato nacional. O que tinha era o Rio-São Paulo, que era o máximo - disse Celso Unzelte, jornalista e pesquisador da história do Corinthians.

Unzelte afirma que alguns campeonatos conquistados pelo Timão no Pacaembu, como o Torneio Início de 1941, não têm muita relevância. Mas algumas competições internacionais eram importantes na época, como o Torneio Internacional Charles Muller, que tinha como participantes Benfica e Peñarol.

- Mas é importante ressaltar que o Corinthians venceu três vezes o Brasileiro no Morumbi e ainda jogou uma final de Copa do Brasil. O problema, na verdade, não era o Corinthians. Mas sim o Pacaembu, que não conseguia comportar o público - brincou o jornalista.

Indiferente ao passado, o torcedor corintiano vai lotar o Pacaembu no próximo domingo. Com uma margem pequena para o erro em relação ao Vasco, o Alvinegro encontrará na última rodada do Campeonato Brasileiro pela frente justamente seu maior rival. Sinônimo de sofrimento, lágrimas, angústia e, quem sabe, alegria. Do jeitinho que o corintiano gosta.

Fonte: Globo Esporte

Veja Mais:

  • Mantuan será um dos titulares do embate deste domingo em Pernambuco

    Corinthians enfrenta o Sport por liderança no Brasileiro; acompanhe o tempo real

    ver detalhes
  • Pedrinho está confirmado como titular pela terceira partida seguida

    Corinthians divulga escalação com sete novidades para pegar Sport; confira

    ver detalhes
  • Pedrinho vai para sua quinta partida seguida como titular do Corinthians

    Vitória do Corinthians neste domingo garante liderança no Brasileirão; veja tabela atualizada

    ver detalhes
  • Fábio Carille pode permanecer no Corinthians em caso de acerto do português com clube árabe

    Com Carille como opção, portal árabe fala em acerto do Al-Hilal com técnico português

    ver detalhes

Comente a notícia:

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

  • 1000 caracteres restantes