Gramado do Corinthians possui tecnologia inédita

18 mil visualizações 68 comentários

Por Meu Timão

Gramado do Corinthians é pioneiro em todo o mundo

Gramado do Corinthians é pioneiro em todo o mundo

Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Quem vê apenas o lindo estádio do Corinthians pouco imagina as tecnologias que são utilizadas lá dentro. Além dos lindos vestiários, máquinas de gelo para auxiliar a recuperação de lesões e várias outras iniciativas, uma das que mais impressiona é o gramado.

Além da grande qualidade da grama, que foi aprovada em outubro do ano passado, o “tapete” tem outra vantagem: o sistema de resfriamento do gramado e o bom sistema de sucção.

Esse tipo de sistema é necessário por vários motivos. Por opção do clube, a grama da Arena Corinthians foi importada dos Estados Unidos. Do tipo Raygrass, especial para os climas mais frios da Europa, o gramado funcionará ligado a um sistema de drenagem à gravidade e por sucção.

Nos dias em que chover pouco, o sistema de gravidade dará conta. Em caso de grandes temporais, o sistema de sucção será capaz de “engolir” toda a água, evitando as temidas poças de água que estragam os jogos em diversos estádios.

As máquinas de resfriamento colocarão para funcionar 40 km de finos tubos plásticos pelos quais circularão água gelada. E aí mora o diferencial.

Em dias de verão intenso, comuns na capital paulistana, para que a grama sobreviva ao calor, a água em baixa temperatura resfriará o gramado, como um sistema de ar condicionado.

Por outro lado, em dias mais frios, o gramado híbrido do estádio, que também possui grama artificial, cujos fios serão introduzidos até as raízes de grama natural, sofrerá uma alteração: a grama natural, de inverno, sobressairá e a sintética ficará em segundo plano. O resultado é um tapete sempre pronto para receber jogos do Timão.

A grande diferença para os gramados europeus é o sistema de refrigeração. Na Europa, as gramas têm a temperatura aumentada devido ao rigoroso inverno.

O Projeto é único não só no Brasil, mas em todo o mundo e só mostra o quanto o planejamento da Arena foi bem feito e quanto o nosso estádio está a frente de todos os outros do país.

Veja Mais:

  • Nesta segunda-feira, Sylvinho completa quatro meses no cargo de treinador do Corinthians; pressão de parte da torcida é enorme nas redes sociais

    Pressionado para sair, Sylvinho completa quatro meses como treinador do Corinthians; Dérbi vem aí

    ver detalhes
  • Vitor Galvani, técnico do Sub-20 do time de basquete do Corinthians e assistente técnico na equipe profissional, concede entrevista ao Meu Timão

    Auxiliar do basquete do Corinthians comenta sobre saída de Fuller e reformulação na equipe

    ver detalhes
  • Na temporada atual, Corinthians apresenta pior aproveitamento desde a inauguração da Neo Química Arena em 2014

    Corinthians mantém pior média da Neo Química Arena da história e é o terceiro pior mandante do BR-21

    ver detalhes
  • Elenco do Corinthians volta ao CT Joaquim Grava na tarde desta segunda-feira

    Agenda do Corinthians: Dérbi em dose tripla, compromissos na base e no basquete

    ver detalhes
  • Contratos assinados pelos clubes com TV Globo e Turner serão cumpridos até 2024

    Presidente Jair Bolsonaro sanciona Lei do Mandante, mas veta um artigo; veja o que muda

    ver detalhes
  • Sylvinho explicou não utilização de Róger Guedes, Giuliano, Renato Augusto e Willian juntos em campo

    Sylvinho explica motivos para não utilizar o quarteto do Corinthians ao mesmo tempo neste domingo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

x