Com desvalorização milionária, Corinthians perde 12 posições em lista de clubes mais valiosos do mundo

Com desvalorização milionária, Corinthians perde 12 posições em lista de clubes mais valiosos do mundo

A marca Corinthians desvalorizou U$ 8 milhões desde o ano passado

A marca Corinthians desvalorizou U$ 8 milhões desde o ano passado

Foto: Ricardo Taves / Agência Corinthians

A atual situação financeira do Corinthians está refletindo até no seu valor de mercado para o mundo. Com uma desvalorização milionária no último ano, o Timão despencou e perdeu 12 posições no ranking que mede os clubes de futebol mais valiosos do mundo.

Segundo um estudo realizado pela "Brand Finance", divulgado todos os anos, a marca Corinthians desvalorizou U$ 8 milhões (cerca de 24 milhões de reais) desde o ano passado. Hoje, vale U$ 79 milhões (R$ 247 milhões). Com isso, o time caiu da 36º posição para a 48º, quase saindo do top 50

A desvalorização, aliás, é a terceira maior entre todos os clubes avaliados pelo estudo. Somente o Hamburger SV e o Schalke 04, da Alemanha, ficaram menos valiosos nesse período - U$ 35 e U$ 12 milhões, cada um, respectivamente.

O número é ainda pior quando se faz uma análise dos anos anteriores. Em 2013, ano seguinte da conquista da Copa Libertadores da América e do Mundial de Clubes, o Corinthians ocupou a 19ª posição do ranking, sendo avaliado em U$ 103 milhões - uma queda de U$ 24 milhões em dois anos.

Além da queda, o Corinthians também viu um dos seus principais rivais o ultrapassar no ranking. O São Paulo, que está sendo avaliado em U$ 95 milhões (R$ 296 milhões), está na 43ª posição da tabela. No ano passado, o clube ocupada o 48º lugar. Os dois clubes paulistas são os únicos brasileiros que figuram o ranking dos 50 clubes mais valiosos do mundo.

Um dos principais motivos do crescimento do time do Morumbi, foi o acerto com a fornecedora de materiais esportivo, a Under Armor. O acordo, válido por quatro anos, gerou cerca de R$ 110 mil reais ao cofres do São Paulo, fazendo com que seu valor crescesse consideravelmente no período.

O Corinthians, que segue com a Nike, viu o número cair, já que precisou adiantar alguns valores do patrocínio para quitar dívidas e, por isso, está recebendo menos da fornecedora nesse ano.

Para definir os valores dos clubes, a "Brand Finance" leva em consideração inúmeras questões financeiras, como: potencial de ganho com transmissões, patrocínios, potencial de marketing, participações em torneios, transações e fluxo de renda.

Confira o ranking completo da Brand Finance, com valores em dólares

Veja Mais:

  • Corinthians volta ao Pacaembu na próxima quarta-feira, dia 25

    Corinthians inicia venda de ingressos para a final da Copinha

    ver detalhes
  • Retorno de Jadson é visto como bem possível no Parque São Jorge

    Corinthians quer definir Jadson até terça-feira; segue otimismo por Didier Drogba

    ver detalhes
  • Fábio Carille tem dez volantes no elenco. Definições nos próximos dias...

    Boas estreias nos EUA, ascensão da molecada... Carille terá de quebrar a cabeça com dez volantes

    ver detalhes
  • Roupeiro do Corinthians, Roberto Sousa publicou foto no Aeroporto de Orlando

    Alerta de tornado nos Estados Unidos adia retorno do Corinthians ao Brasil

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes