Com desvalorização milionária, Corinthians perde 12 posições em lista de clubes mais valiosos do mundo
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Por Mayara Munhoz
A atual situação financeira do Corinthians está refletindo até no seu valor de mercado para o mundo. Com uma desvalorização milionária no último ano, o Timão despencou e perdeu 12 posições no ranking que mede os clubes de futebol mais valiosos do mundo.
Segundo um estudo realizado pela "Brand Finance", divulgado todos os anos, a marca Corinthians desvalorizou U$ 8 milhões (cerca de 24 milhões de reais) desde o ano passado. Hoje, vale U$ 79 milhões (R$ 247 milhões). Com isso, o time caiu da 36º posição para a 48º, quase saindo do top 50
A desvalorização, aliás, é a terceira maior entre todos os clubes avaliados pelo estudo. Somente o Hamburger SV e o Schalke 04, da Alemanha, ficaram menos valiosos nesse período - U$ 35 e U$ 12 milhões, cada um, respectivamente.
O número é ainda pior quando se faz uma análise dos anos anteriores. Em 2013, ano seguinte da conquista da Copa Libertadores da América e do Mundial de Clubes, o Corinthians ocupou a 19ª posição do ranking, sendo avaliado em U$ 103 milhões - uma queda de U$ 24 milhões em dois anos.
Além da queda, o Corinthians também viu um dos seus principais rivais o ultrapassar no ranking. O São Paulo, que está sendo avaliado em U$ 95 milhões (R$ 296 milhões), está na 43ª posição da tabela. No ano passado, o clube ocupada o 48º lugar. Os dois clubes paulistas são os únicos brasileiros que figuram o ranking dos 50 clubes mais valiosos do mundo.
Um dos principais motivos do crescimento do time do Morumbi, foi o acerto com a fornecedora de materiais esportivo, a Under Armor. O acordo, válido por quatro anos, gerou cerca de R$ 110 mil reais ao cofres do São Paulo, fazendo com que seu valor crescesse consideravelmente no período.
O Corinthians, que segue com a Nike, viu o número cair, já que precisou adiantar alguns valores do patrocínio para quitar dívidas e, por isso, está recebendo menos da fornecedora nesse ano.
Para definir os valores dos clubes, a "Brand Finance" leva em consideração inúmeras questões financeiras, como: potencial de ganho com transmissões, patrocínios, potencial de marketing, participações em torneios, transações e fluxo de renda.