Venha fazer parte da KTO
x

Há um ano, Tite era reapresentado no Corinthians

2.0 mil visualizações 38 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Há um ano, Tite colocava à prova sua história por um novo desafio no Corinthians. Obrigado, professor!

Há um ano, Tite colocava à prova sua história por um novo desafio no Corinthians. Obrigado, professor!

Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

O dia 16 de dezembro de 2014 entrou para a história do Sport Club Corinthians Paulista. Há exatamente um ano, Tite era reapresentado no Timão, clube pelo qual conquistou dois dos maiores campeonatos do planeta: a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes da FIFA. Foi naquela manhã de terça-feira que o treinador voltou ao CT Joaquim Grava e passou um recado à Fiel torcida.

“Vou sair da minha zona de conforto e colocar minha cara de novo para bater”, disse em entrevista coletiva. Após dirigir o próprio Corinthians até o fim de 2013, o comandante deixou o clube e aproveitou o período afastado da profissão para aprimorar-se. Foi à Europa, trocou ideias com Carlos Bianchi e Carlo Ancelotti, ex-técnicos de Boca Juniors (ARG) e Real Madrid (ESP).

Por lá, ainda fez um curso de treinadores da UEFA, em Portugal. Os conceitos aprendidos no Velho Continente deram à equipe de Tite maior poder ofensivo – foi após a vitória sobre o Bayer Leverkusen (ALE) por 2 a 1, em janeiro, que o comandante pôs em prática o famoso “4-1-4-1”. “Eu não imaginava que isso pudesse ser assim. O sistema foi criado contra o Leverkusen, na pré-temporada”, recorda.

Desde então, o Corinthians passou a apresentar um futebol envolvente, capaz de não tomar conhecimento do Once Caldas (COL), mesmo com um jogador a menos, e derrotar um de seus arquirrivais na estreia da Libertadores. Depois de uma goleada sobre o Danubio (URU) por 4 a 0, pela fase de grupos, Tite foi brilhante. “Hoje, nos últimos 15 minutos, eu curti. Fiquei assistindo e me deliciando com a qualidade do jogo”, admitiu na época.

No entanto, a primeira conquista do técnico “pós-reciclagem” acabou adiada. Com o insucesso na Libertadores e no Campeonato Paulista, absorveu as críticas de parte da torcida e da imprensa e recomeçou. Mesmo em meio à saída de jogadores e dificuldades financeiras, acreditou em seu trabalho e concentrou seus esforços nas peças à sua disposição.

Em 2015, Tite comandou o Corinthians em 71 partidas. Foram 44 vitórias, 16 empates e apenas 11 derrotas – um aproveitamento de quase 70% dos pontos disputados. Neste período, seu time marcou 123 gols e sofreu 56, contrariando a premissa de que o treinador mantinha um estilo “retranqueiro”.

A nova proposta, então ousada, trouxe compactação à equipe, além de triangulações, posse de bola e infiltrações. Mais do que isso, o Timão liderou a maioria – senão todos – dos índices do Campeonato Brasileiro: melhor ataque, melhor defesa, maior saldo de gols, melhor mandante, melhor visitante. Como se já não fosse o bastante, o time campeão brasileiro ainda foi o mais disciplinado da temporada.

Em entrevista exclusiva ao Meu Timão, Tite fez um balanço da reconstrução do Corinthians neste ano. “Me deixa feliz fechar uma etapa assim, tão bem, de uma forma tão bonita. Tiveram vários momentos que o Corinthians jogou, ganhou e encantou. Isso é fascinante. Nós queríamos fechar a temporada assim. Quando for pra reiniciar no ano que vem, é só retomar o processo”, explicou.

OS NÚMEROS* DE TITE NO CORINTHIANS

Jogos: 342
Vitórias: 175
Empates: 101
Derrotas: 66
Gols marcados: 475
Gols sofridos: 275

(*) – Os números compreendem as três passagens do treinador no clube: 2004/2005, 2010/2013 e 2015/Atual.

Veja Mais:

  • Volante se oferece para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência

    Volante é oferecido para retornar ao Corinthians, mas sofre resistência; entenda

    ver detalhes
  • Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão

    Corinthians se reapresenta no CT Joaquim Grava após primeira derrota no Brasileirão; veja como foi

    ver detalhes
  • Maycon havia deixado o gramado no segundo tempo do jogo contra o Juventude com dores no joelho, preocupando o Corinthians ainda no Alfredo Jaconi

    Corinthians confirma lesão grave de Maycon, que não deve jogar mais em 2024

    ver detalhes
  • Gabriel Moscardo em atividade no CT

    Franceses atestam recuperação e Gabriel Moscardo já tem data para voltar ao Corinthians

    ver detalhes
  • Romeu Tuma Júnior respondeu declarações de Rubão em entrevista divulgada pelo ge.globo

    Presidente do conselho deliberativo do Corinthians responde Rubão: 'Coisa de covarde'

    ver detalhes
  • Rubão presente na Vila Belmiro para Corinthians x Santos

    Rubão abre o jogo sobre relação com Augusto e aponta 'poder paralelo' no Corinthians

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: