Há 25 anos, o Timão conquistava seu primeiro Campeonato Brasileiro

1.7 mil visualizações 32 comentários

Por Meu Timão

Tupãzinho até hoje é idolatrado pelo gol na final em 90

Tupãzinho até hoje é idolatrado pelo gol na final em 90

Divulgação

Há exatos 25 anos, o Corinthians conquistava o seu primeiro título nacional. Em 1990, orquestrado pelo Craque Neto, o time do Parque São Jorge surpreendeu nas fases de mata-mata, eliminando o Atlético-MG, Bahia e principalmente o rival São Paulo, na grande decisão. Todos esses clubes já haviam sido campeões em edições anteriores.

Naquele ano o Timão decidiu investir nas categorias de base para competir no Brasileirão, nomes como - Ronaldo Giovanelli, Viola, Marcelo Djian, Marcio Bittencourt, Wilson Mano - figuraram o time titular até a final do Campeonato Nacional. No entanto, o grande craque daquele time, Neto, veio do Palmeiras em 1988 - após a famosa troca envolvendo o volante Ribamar e o xodó da Fiel.

Apesar dos problemas de peso, que sempre foram um obstaculo na carreira de Neto, ele conseguiu deslanchar em um time grande e se tornar o maior nome da primeira conquista nacional do Corinthians. O camisa 10 conseguiu desequilibrar diante do Atlético-MG nas quartas de finais, marcando dois gols e classificando o time. O jogo acabou em 2 a 1 para o alvinegro paulista.

Nas semifinais contra o Bahia, outro 2 a 1 para o Corinthians. De novo foi de Neto o gol que garantiu a classificação para a fase seguinte - que seria a segunda final em campeonatos brasileiros em toda a história do Timão, a primeira tinha sido em 1976.

A final seria contra o São Paulo. O primeiro dos "majestosos" mais importantes da história, aconteceu no dia 13 de Dezembro de 1990, no estádio do Morumbi. O São Paulo entrava com o favoritismo naquele jogo, contando com estrelas como Cafu, Antonio Carlos e Raí. Porém, prevaleceu a raça corinthiana, no jogo que acabou em 1 a 0, com gol do volante Wilson Mano.

O segundo jogo da final esta até hoje entre um dos mais importantes da história do futebol brasileiro. O confronto aconteceu novamente no estádio do Morumbi e o São Paulo precisava da vitória por mais de dois gols de diferença. O jogo foi nervoso, os meias Bernado (do São Paulo) e Wilson Mano (do Corinthians) foram expulsos - mas quem saiu vitorioso foi o Corinthians, após o gol de Tupãzinho aos nove minutos do segundo tempo.

Desde de 90, o Corinthians foi o time que mais venceu o Campeonato Brasileiro (são seis conquistas) - com uma média de quase um título a cada quatro anos.

Veja Mais:

  • Cássio no treinamento deste sábado no CT Dr. Joaquim Grava

    Cássio tenta encerrar maior sequência de jogos sendo vazado no Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians vem sendo alvo de inúmeros processos trabalhistas; condenação na ação de ex-controller é mais uma dor de cabeça

    Corinthians é condenado em ação de ex-controller de Dualib; advogado pede bloqueio do naming rights

    ver detalhes
  • Mário Gobbi Filho e Paulo Garcia devem se unir para disputar a eleição presidencial contra Duílio Monteiro Alves, Augusto Mello e Ricardo Martitan

    Eleição no Corinthians: coalizão entre Mário Gobbi e Paulo Garcia é encaminhada após reuniões

    ver detalhes
  • Dyego Coelho comandou o treinamento deste sábado no CT Joaquim Grava

    Coelho manda indireta sobre o Corinthians: 'Ser comandante não é ser dono do CT ou do clube'

    ver detalhes
  • Corinthians se aproxima perigosamente da zona de rebaixamento

    Corinthians fecha rodada a um ponto da zona de rebaixamento; time só ganhou de quem está atrás

    ver detalhes
  • Corinthians tenta compensação do Governo para seguir vendendo a meia-entrada na Arena

    Corinthians tenta acabar com a obrigatoriedade de meia-entrada nos jogos como mandante

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: