Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians mantém padrão tático, mas Tite precisa adaptar papéis

6.4 mil visualizações 45 comentários Reportar erro

Por Meu Timão, da Flórida (EUA)

Ainda sem poder contar com todos os reforços, Tite precisou adaptar jogadores em funções no meio e no ataque

Ainda sem poder contar com todos os reforços, Tite precisou adaptar jogadores em funções no meio e no ataque

Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Atual campeão brasileiro, o Corinthians estreou com derrota na temporada de 2016. Neste domingo, o Timão sofreu com a falta de ritmo e acabou superado pelo Atlético-MG por 1 a 0. Apesar do resultado em si, o técnico Tite viu com bons olhos a atuação de sua equipe contra um adversário imponente – segundo ele, um dos melhores do Brasileirão do ano passado.

“Eu tinha um dilema de uma situação mais conservadora ou o time procurar fazer o que fará no ano. Foi isso que nós conversamos com a comissão técnica. Independentemente de correr algum risco pela força do Atlético-MG, o nível do primeiro tempo foi muito bom. As triangulações e as qualidades das duas equipes se mantiveram”, explicou, em entrevista coletiva.

A etapa inicial do confronto, válido pela Florida Cup, foi bastante disputada. Enquanto o Atlético-MG mostrava entrosamento, já que não sofreu com a perda de jogadores neste início de ano, o Corinthians tentava controlar o meio de campo e tinha em Elias seu maior trunfo. Sem Jadson e Renato Augusto, o jeito foi improvisar.

“Se entende essa organização da equipe em função do que tu disseste agora, são atletas já trabalhados ano passado, então a coordenação de movimentos acontece. Mesmo com só jogadores que estão entrando, o Lucca, eles já têm essa concepção. Levamos essa vantagem, Arana e Uendel, Fagner e Edílson”, acrescentou o comandante.

Além da dupla de armadores, Tite também não pôde contar com outro campeão brasileiro: Vagner Love. Negociado com o Monaco, da França, o centroavante foi substituído por Danilo. A decisão de utilizar um armador na função de atacante foi uma adaptação do técnico, que se vê sem opções para o setor.

“Danilo retomou uma função que fez no ano passado contra o Once Caldas (COL) no primeiro jogo. Ele não vai ficar enfiado. Ele tem essa liberdade entre a linha de meio de campo e a linha dos zagueiros. Ele tem inteligência pra fazer a tabela, ou de profundidade ou de uma diagonal. Como é um espaço reduzido, facilita os movimentos”, disse.

“Tem sustentação, tem força, tem inteligência. Característica da equipe é sempre ter um articulador”, continuou sobre o camisa 20. Por isso, a adaptação de papéis introduzida neste início de trabalho do Corinthians foi benéfica, na avaliação do próprio professor. “Mas volto a dizer, no final do jogo, mesmo com a entrada (de outros jogadores), teve triangulações. Desempenho bom começo, resultado ruim”, finalizou.

Veja Mais:

  • Passada a atividade, o elenco rumará para o Rio Grande do Sul ainda nesta tarde

    Corinthians faz último treino e pode ter novidades contra o Juventude; veja provável time

    ver detalhes
  • Gustavo Mosquito não entra em campo há mais de um mês

    Gustavo Mosquito recebe sondagem de clube da Série A e vive incerteza no Corinthians

    ver detalhes
  • Apesar de ir praticamente todos os dias no local de treinos da equipe profissional, Rubão tem permanecido cada vez menos tempo por lá

    Aliados de Augusto Melo pedem solução do imbróglio com Rubão, que diminui frequência no CT

    ver detalhes
  • Wesley deu trabalho para a marcação do Atlético-MG pela ponta-esquerda do Corinthians

    Wesley vira tema de análise no Corinthians e recebe orientação direta para evoluir

    ver detalhes
  • O balanço financeiro de 2023 do Corinthians, sob comando de Duilio Monteiro Alves, apresentou a maior receita da história do clube: R$ 1,003 bilhão

    Balanço 2023 do Corinthians apresenta maior receita da história do clube; dívida gera debate

    ver detalhes
  • Raniele e António Oliveira já se conhecem desde os tempos de Cuiabá

    Técnico do Corinthians relembra conversa sobre Raniele e pedido expresso ao presidente no ex-clube

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: