Timão supre saída de medalhões, e Tite inicia busca por equipe ideal na Libertadores

Timão supre saída de medalhões, e Tite inicia busca por equipe ideal na Libertadores

Por Meu Timão

Para dar oportunidade a jogadores e fechar time para Libertadores, Tite deve seguir adotando o 'rodízio' no Paulistão

Para dar oportunidade a jogadores e fechar time para Libertadores, Tite deve seguir adotando o 'rodízio' no Paulistão

Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Prestes a fazer sua estreia na Libertadores, Tite tem motivos para celebrar. Apesar de o técnico ver mais da metade do time hexacampeão brasileiro dar adeus, a diretoria corinthiana agiu rápido e pôde suprir – talvez não no mesmo nível – a maioria das saídas. A partir da relação de inscritos na competição sul-americana, o comandante vai contar com, ao menos, dois jogadores para cada posição.

No gol, a concorrência é entre Cássio e Walter. O camisa 12 chegou a acertar salário com o Besiktas (TUR), mas a negociação foi descartada pelo Corinthians por conta da forma de pagamento. A princípio, o arqueiro remanescente do título continental de 2012 permanece como titular da meta alvinegra.

As laterais foram os únicos setores que não sofreram perdas com a movimentação do mercado de transferências. Fagner e Uendel, titulares na campanha vitoriosa do ano passado, continuam na equipe e são dois dos pilares do “novo Timão”. Já Edilson e Guilherme Arana correm por fora, mas são constantemente usados pelo treinador corinthiano – destaque para o camisa 13, bastante elogiado pela comissão técnica após a vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, no último domingo, pelo Paulistão.

Na defesa, Tite conta com quatro opções principais: Felipe, Yago, Vilson e o recém-chegado Fabián Balbuena – o zagueiro de 24 anos assinou contrato na última segunda com o clube paulista e já foi inscrito na Libertadores. Entretanto, está fora da estreia, diante do Cobresal (CHL), nesta quarta. Portanto, a dupla de zaga que inicia a caminhada rumo ao bicampeonato será formada por Felipe, Yago.

Já o meio de campo é o setor que passou por maior reformulação e o que apresenta mais dúvidas. Com saída de Renato Augusto e Jadson, responsáveis pela criação de jogadas da equipe, e do volante Ralf, a diretoria investiu na reposição de jogadores e acertou a contratação de Willians, Giovanni Augusto, Marlone, Guilherme e Alan Mineiro.

O primeiro chega para suprir a saída de Ralf, mas brigará com Bruno Henrique pela titularidade. No 4-1-4-1 usado por Tite, Giovanni Augusto disputa posição com Romero, no lado direito do campo, embora os jogadores desempenhem funções diferentes. Na esquerda, Marlone compete com o atacante Lucca.

No centro, Elias, tido como líder do grupo corinthiano em 2016, segue como titular, já que tem o recém-promovido Maycon como companheiro de posição. Na parte de criação, o camisa 10 Guilherme faz sombra a Rodriguinho. A disputa por posições, no entanto, não se resume aos jogadores citados acima. Rildo e Luciano, que se recuperam de lesões, devem voltar em breve e irão aquecer ainda mais a competição interna.

Com a saída de Vagner Love, o Corinthians ficou sem centroavante e Tite passou a improvisar Danilo na posição. André, regularizado na última semana, estreou no clássico contra o São Paulo e, ao readquirir a forma física ideal, pode assumir de vez o ataque corinthiano.

A princípio, Tite vem mostrando que está conseguindo driblar a falta de entrosamento e a perda de jogadores importantes. Uma prova é a campanha até o momento: quatro vitórias e o 100% de aproveitamento no Campeonato Paulista. Para os atletas que buscam espaço, a esperança é o rodízio o qual deve ser adotado nas próximas rodadas, principalmente para prevenir o desgaste da sequência de jogos e por ser um período em que o comandante alvinegro ainda busca fechar a equipe que seguirá na disputa da Libertadores.

Quem saiu?

Gil (zagueiro): Shandong Luneng-CHN
Edu Dracena (zagueiro): Palmeiras
Ralf (volante): Beijing Guoan-CHN
Marciel (volante): Cruzeiro
Renato Augusto (meia): Beijing Guoan-CHN
Jadson (meia): Tianjin Quanjian-CHN
Malcom (atacante): Bordeaux-FRA)
Vagner Love (atacante): Monaco-FRA
Lincom (centroavante): Bragantino

Quem chegou?

Douglas Friedrich (goleiro): Bragantino
Vilson (zagueiro): Chapecoense
Fabián Balbuena (zagueiro): Libertad-PAR
Moisés (lateral-esquerdo): Bragantino
Willians (volante): Cruzeiro
Alan Mineiro (meia): Bragantino
Guilherme (meia): Antalyaspor-TUR
Giovanni Augusto (meia): Atlético-MG
Marlone (meia): Sport
André (centroavante): Atlético-MG

Veja Mais:

  • Corinthians imagina que receberá propostas por Yago e Balbuena

    Corinthians estuda vender zagueiro e intensifica busca por contratação defensiva

    ver detalhes
  • Michel (à esq.) e o sobrinho foram ao Maracanã naquele 23 de outubro

    Terceiro corinthiano solto no Rio desabafa: 'Fui pra ver o jogo, não pra brigar'

    ver detalhes
  • Sub-20 comemorando título do Corinthians/UNIP no futsal

    Sub-20 conquista título estadual e Corinthians fica perto de fim de ano perfeito no futsal

    ver detalhes
  • Torcedores na Arena poderão adicionar patch da Chapecoense em camisas

    Loja da Arena irá personalizar grátis camisas em homenagem à Chapecoense

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes