Venha fazer parte da KTO
x

Depois da Copa, Arena vive expectativa para sediar Olimpíada

3.6 mil visualizações 43 comentários Reportar erro

Aniversariante desta quarta-feira, Arena Corinthians se prepara para sediar seu segundo evento mundial

Aniversariante desta quarta-feira, Arena Corinthians se prepara para sediar seu segundo evento mundial

Ricardo Stuckert/CBF

Desde 2014, o dia 18 de maio jamais foi o mesmo para a história do Sport Club Corinthians Paulista. Há exatos dois anos, a Arena Corinthians, construída na Zona Leste de São Paulo, era inaugurada oficialmente pelo Timão e tornava-se um dos símbolos do futebol brasileiro. Tamanha grandeza, aliás, não poderia ficar fora do maior evento esportivo do planeta: a Copa do Mundo.

Em agosto de 2010, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o governo do estado de São Paulo anunciaram que a então futura casa do Corinthians seria sede paulista dos jogos da Copa de 2014 no Brasil. Como seu projeto inicial previa um estádio com capacidade para 48 mil pessoas, a Arena ganhou dois lances de arquibancadas provisórias, podendo assim abrigar 68 mil torcedores.

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Se sediar a Copa em terras tupiniquins já era um feito e tanto, o “sonho corinthiano” foi além. Em 12 de junho, o estádio foi responsável por dar boas-vindas ao mundo ao acolher a abertura da competição internacional e, de quebra, a estreia da Seleção Brasileira – com gols de Neymar (dois) e Oscar, a equipe canarinho derrotou a Croácia por 3 a 1 e fez 62.103 expectadores vibrarem nas arquibancadas.

Além da primeira partida do mundial, a Arena Corinthians recebeu outras cinco: três pela primeira fase, uma oitava de final e uma semifinal. Esta última, inclusive, apontada como um dos confrontos mais memoráveis da edição 2014: após empatarem sem gols no tempo normal e na prorrogação, Holanda e Argentina decidiram a classificação para a final nos pênaltis. Diante de 63.267 torcedores – maior público da história de Itaquera –, os “hermanos” eliminaram a seleção holandesa pelo placar de 4 a 1.

Ao todo, o estádio da capital paulista abrigou 375.593 pessoas durante a Copa do Mundo no Brasil, com média de 62.599. Apesar dos poucos eventos-teste realizados por conta do atraso na entrega das obras, nenhum incidente foi registrado, e a Arena Corinthians deu show de hospitalidade a brasileiros e turistas.

(Foto: Fernando Pereira/PMSP)

Mais um evento internacional a caminho

Como esperado, o sucesso obtido na Copa 2014 fez da Arena grande candidata a receber a Olimpíada do Rio de Janeiro, que terá início em agosto. A confirmação de Itaquera como uma das sedes dos torneios de futebol masculino e feminino foi anunciada pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 em abril do ano passado.

A casa do Timão abrigará 11 duelos, incluindo a disputa pela medalha de bronze no feminino e uma semifinal do masculino. O primeiro embate será entre as atletas de Canadá e Austrália, dia 03 de agosto, às 15h (de Brasília). Na mesma data, às 18h, Zimbábue e Alemanha fazem o segundo jogo no estádio alvinegro. A única chance de a Arena acolher partidas das Seleções comandadas pelos técnicos Dunga e Vadão será nos mata-matas (veja abaixo os jogos a ser sediados pela casa corinthiana).

Com a Arena selecionada para a Rio-2016, o Corinthians já definiu que voltará a mandar partidas no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, popularmente conhecido como Pacaembu, sua antiga casa. A decisão, tomada em conjunto com a prefeitura de São Paulo, não trará quaisquer custos ao Timão, o qual verá a Fiel matar saudades de um palco recheado de glórias, memórias e jogos inesquecíveis. Fato que fará do retorno a Itaquera ainda mais especial.

Confira o calendário da Arena Corinthians na Rio-2016

Futebol feminino

3 de agosto - 15h - Canadá x Austrália
18h - Zimbábue x Alemanha

6 de agosto - 15h - Canadá x Zimbábue
18h - Alemanha x Australia

12 de agosto - 19h - Quartas de final - (F1xG2)
19 de agosto - 13h - Disputa de bronze

Futebol masculino

10 de agosto - 19h - Colômbia x Nigéria
22h - África do Sul x Iraque

13 de agosto - 22h - Quartas de final - (A1xB2)
17 de agosto - 13h - Semifinal

*Colaborou sob supervisão de Mayara Munhoz

Veja Mais:

  • Felipe Fernandes de Lima apitou um jogo do Timão após três anos

    Árbitro relata arremesso de objeto inusitado em súmula do jogo Corinthians e Fortaleza

    ver detalhes
  • António Oliveira antes da partida

    António Oliveira ironiza CBF e vê mudança de horário do jogo como desrespeito ao Corinthians

    ver detalhes
  • Yuri Alberto contou como António Oliveira o ajudou a recuperar a confiança no Corinthians

    António Oliveira atualiza situação de lesionados e projeta volta de dupla do Corinthians

    ver detalhes
  • Gustavo Mosquito deixa Neo Química Arena com mal-estar após segundo jogo como titular do Corinthians

    Gustavo Mosquito deixa Neo Química Arena com mal-estar e vira dúvida no Corinthians; saiba detalhes

    ver detalhes
  • Raniele diante o Fortaleza

    Volante do Corinthians sobe o tom por 'cera' do Fortaleza, mas dá formula para os próximos jogos

    ver detalhes
  • Fagner em ação contra o Fortaleza

    Técnico exalta atuação do Corinthians em empate no Brasileirão e manda recado para críticos; confira

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: