Primeiro amistoso internacional do Corinthians completa 102 anos

Primeiro amistoso internacional do Corinthians completa 102 anos

Por Meu Timão

Apesar da derrota por 3 a 0, Timão teve atuação muito elogiada

Apesar da derrota por 3 a 0, Timão teve atuação muito elogiada

Foto: Divulgação

Há exatos 102 anos, o Corinthians realizou sua primeira partida contra um adversário de fora do Brasil. Na sua estreia em um duelo internacional, o Timão recebeu o Torino, da Itália, mas acabou derrotado pelo placar de 3 a 0. Entretanto, apesar do revés, o clube acabou muito elogiado, a partir da dificuldade que proporcionou no confronto.

Comandado por Vitorio Pozzo na época, treinador duas vezes campeão do mundo com a Itália (1934/1938), o Torino, acostumado a golear adversários brasileiros, lidou com um intenso equilíbrio no embate contra o Corinthians, com apenas quatro anos de existência até então. Pouco antes de enfrentar o Timão, o clube italiano venceu a seleção da liga paulistana por duas vezes, sendo dois placares elásticos, a primeira por 5 a 1 e o segundo encontro por 7 a 1.

Empolgado com a apresentação, o Corinthians aceitou realizar uma nova partida contra o Torino uma semana depois e, novamente, o clube italiano venceu, porém pelo placar de 2 a 1. No entanto, com um gol assinalado de maneira equivocada por Charles Muller – introdutor do futebol no Brasil – que, exercia a função de árbitro na ocasião, tendo em vista que a bola bateu no travessão, ficou na linha do gol e saiu.

Depois da segunda partida, o Corinthians adquiriu respeito e confiança. Apesar dos resultados, as apresentações provaram que o Timão estava pronto para duelar com grandes potências do futebol europeu, conforme disse o técnico Vitorio Pozzo. “O Corinthians pode ir à Europa e enfrentar, sem receio, qualquer dos times de lá.”

A relação e convívio amigável entre os clubes foi celebrado novamente em 1948, em outra excursão do Torino ao Brasil. No ano seguinte, um acidente sem sobreviventes afetou a equipe italiana, o que motivou o Timão a realizar um amistoso contra a Portuguesa e arrecadar fundos para contribuir com os familiares das vítimas. Em 2011, o Corinthians relembrou a ligação positiva entre os clubes e lançou a camisa de número III na cor grená, como homenagem.

Veja Mais:

  • Alan Santos tem conversas avançadas com Corinthians

    Corinthians negocia contratação de volante do Coritiba, diz portal

    ver detalhes
  • Giovanni Augusto treinou como lateral nesta terça-feira

    Giovanni na lateral, mudança na zaga e susto de Rildo: o treino desta terça do Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians encara o Cruzeiro neste domingo, no Mineirão

    Resultado no Mineirão vale mais que os três pontos para Corinthians e Cruzeiro; entenda

    ver detalhes
  • Walter prestará homenagem a Danilo em suas luvas

    Walter usará luva personalizada em tributo a ex-goleiro da Chapecoense Danilo

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes