Neto comemora 50 anos nesta sexta-feira

Neto comemora 50 anos nesta sexta-feira

Por Meu Timão

Neto ficou conhecido por sua especialidade em bolas paradas

Neto ficou conhecido por sua especialidade em bolas paradas

Foto: Divulgação/Corinthians

Visto como um dos principais nomes na história corinthiana, José Ferreira Neto, conhecido por seus gols de falta e especialidade em chutes, completa 50 anos de idade nesta sexta-feira. Natural da cidade de Santo Antônio de Posse, no interior do estado de São Paulo, o meia chegou ao Timão em 1989, para deixar guardado seu espaço no clube.

Envolvido na troca com o meia Ribamar, junto ao Palmeiras, Neto assinou seu vínculo com o Corinthians depois de ser revelado nas categorias de base do Guarani e acumulava passagens discretas pelo Bangu, além de outro rival além do Palmeiras, o São Paulo.

Tendo seu temperamento forte dentro e fora dos gramados como uma de suas principais características, o camisa 10 do Timão, rapidamente demonstrou sua qualidade como jogador e comandou o elenco corinthiano no início dos anos 90. Xodó da Fiel, como ficou conhecido, esbanjava técnica ao bater na bola, em especial, nas cobranças de falta, onde marcou diversos gols.

Campeão Brasileiro em 1990 pelo Corinthians, Neto contribuiu diretamente ao longo da campanha a partir de suas atuações, além de também ter feito nove gols durante os jogos. Neste mesmo ano, ficou fora da convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo, fato que irritou o próprio ex-jogador em relação à escolha de Sebastião Lazaroni, técnico do Brasil na ocasião.

Em 1993, após 227 partidas realizadas com o manto alvinegro e sustentando a marca de 80 gols marcados, Neto acertou sua transferência para o Millonarios, da Colômbia. Depois de passar por clubes do cenário nacional e equipes do interior de São Paulo, o meia retornou ao Timão em 1996, mas sem tanto prestígio em relação à sua passagem anterior.

A partir de 19 jogos e um gol marcado, em um ano no Corinthians, Neto conquistou seu segundo título pelo clube, o Campeonato Brasileiro de 1997. Após a campanha vitoriosa, deixou o Timão para defender o modesto Osan Indaiatuba, na sequência passou pelo Paulista de Jundiaí, até encerrar sua carreira no Deportivo Italia, da Venezuela.

Atualmente, José Ferreira Neto é comentarista esportivo na Rede Bandeirantes e apresenta o programa Donos da Bola.

Veja Mais:

  • Universidade Brasil firmou acordo com Corinthians para primeiro jogo da final estadual

    Corinthians anuncia patrocínio pontual para final do Paulistão; veja como fica a camiseta

    ver detalhes
  • Alan Mineiro não volta ao Corinthians em 2017

    Corinthians empresta Alan Mineiro para quarto clube diferente em menos de um ano

    ver detalhes
  • Corinthians encerrou preparação contra a Ponte Preta

    Clima bom, susto de Pablo e escalação do Corinthians: o último treino antes da Ponte Preta

    ver detalhes
  • Casuals foi derrotado nos pênaltis neste sábado; próxima temporada só em agosto

    Nos pênaltis, Corinthian-Casuals perde final e adia sonho de subir de divisão

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes