Além de time feminino, clubes precisarão de estádios 'seguros e confortáveis' para Libertadores

Além de time feminino, clubes precisarão de estádios 'seguros e confortáveis' para Libertadores

Por Meu Timão

Arena Corinthians pode ser palco de sua terceira Libertadores em 2017

Arena Corinthians pode ser palco de sua terceira Libertadores em 2017

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Nesta sexta-feira, a Conmebol aprovou o novo regulamento de licenciamento de clubes, que passará a valer até 2018. Nele, estão uma série de novas regras que serão implementadas a partir de 2019 para a Libertadores. A obrigação de um clube ter time feminino, por exemplo, é apenas uma das novidades.

Conforme acordado por dirigentes sul-americanos em reunião em Lima, no Peru, divulgado em comunicado e reproduzido pela Espn, será obrigado, para uma agremiação que queria participar da Libertadores, ter estádio "seguro e confortável para os torcedores, suas famílias e a imprensa". O Corinthians, nesse sentido, está bem servido, haja vista que a Arena, recém-inaugurada, sediou até mesmo grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíada.

Chama atenção, no entanto, o fato de alguns clubes tradicionais do Brasil não apresentarem a mesma situação. O São Paulo, por exemplo, que chegou a cogitar sugerir o Morumbi à Fifa como palco da abertura da Copa de 2014, viu uma grade do estádio ceder em maio durante uma partida e ocasionar ferimento em torcedores que caíram em um fosso. O Santos, por outro lado, é constantemente alvo de críticas por parte de jornalistas, que muitas vezes se sentem intimidados por terem de passar próximos à torcida da casa para acessar a sala de imprensa.

Os estádios não são as únicas novas exigências da Conmebol. O comunicado também diz que "os clubes devem ter treinadores e médicos qualificados e profissionais, além de uma administração com boa formação" e "todos os clubes deverão contar com um programa de desenvolvimento juvenil, que promova o jogo limpo",

Vale lembrar que a divulgação de novas regras para os clubes participarem da Libertadores aconteceu na mesma semana em que a Conmebol anunciou algumas mudanças no próprio torneio, tais como aumento do calendário e final em campo neutro e jogo único.

Veja Mais:

  • Recuperado de lesão, Balbuena volta a compor zaga com Pablo; dupla terá de parar melhor ataque do Paulista

    Defesa x ataque: Corinthians e São Paulo buscam vitória e equilíbrio em clássico no Morumbi

    ver detalhes
  • Auricchio (à dir.) passou a integrar diretoria da base do Corinthians

    Corinthians nomeia ex-diretor de futebol para cargo na base

    ver detalhes
  • Após 1 a 1 na Arena, Timão volta a campo contra São Paulo na tarde deste domingo

    Rival tropeça, e Corinthians pode diminuir distância para primeira colocação geral

    ver detalhes
  • Carille não confirmou a equipe titular que enfrenta o São Paulo

    Rodriguinho não treina e Balbuena volta: veja provável escalação do Corinthians para o Majestoso

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes