Novo diretor do Corinthians defende filosofia sobre categorias de base e alfineta rival

5.1 mil visualizações 66 comentários Comunicar erro

Por Meu Timão

Flávio Adauto tem missão de chefiar departamento de futebol corinthiano até 2018

Flávio Adauto tem missão de chefiar departamento de futebol corinthiano até 2018

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Anunciado como novo diretor do Corinthians no último dia 26, Flávio Adauto tem lidado com uma série de questões acerca do departamento profissional de futebol, entre elas as utilização de jogadores oriundos das categorias de base. Para o braço direito do presidente Roberto de Andrade, é necessário calma ao lançar os garotos na equipe principal.

“A história do Corinthians, a tradição, é de revelar jogadores. Recentemente, não houve a possibilidade. Você tem 20 jogadores que disputam a Copa São Paulo. Se ganhar, vai subir os 20? Acaba com os profissionais? Não é assim, você sobe três ou quatro”, opinou o diretor de futebol do Timão em entrevista ao UOL Esporte.

A afirmação de Adauto vai de encontro à opinião da maioria dos torcedores alvinegros, que defende mais chances a jovens destaques do sub-20 no time principal, hoje comandado pelo técnico Oswaldo de Oliveira. Segundo o dirigente, o Corinthians precisa preservar suas joias e promovê-las no momento ideal.

“Quem sobe 20 é o time pequeno, que não tem cobrança. No time grande, você tem de preservar, ver a hora certa e esperar que vingue. O São Paulo está sendo elogiado porque lançou garotos, mas até outro dia estava sendo execrado. Deu certo, mas e se não desse? Ganharam do Corinthians, mas perderam do América-MG”, frisou.

Lembrado pelo bom proveito de suas divisões menores, o Santos, rival do Corinthians, foi citado pelo diretor. Para Adauto, os talentos que vestem a camisa do clube praiano não sentem pressão, já que não existe cobrança por parte da torcida.

“Com o Santos é diferente. Quando o Santos vai lançar um garoto ninguém fica sabendo. Não tem cobrança, não tem exposição. Se perder a Copa São Paulo, ninguém está ligando. Quando o Santos coloca um jogador no banco, o pessoal só fica sabendo quando vê a súmula”.

“No Corinthians, não. Tem de ganhar a Copa São Paulo, tem de revelar, tem de jogar bem. A pressão é muita. Quando lançamos o Lulinha já falavam que ele tinha mais gols que o Pelé nas categorias de base, que ele era o maior talento do Brasil. Como resistir a tamanha pressão?”, finalizou.

Mais chances – Ao longo de 2016, seis jogadores das categorias de base representaram o Corinthians em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro. O número é superior à marca obtida na temporada anterior, quando apenas quatro atletas revelados pelo clube vestiram o manto alvinegro durante a competição nacional.

Veja Mais:

  • Corinthians perdeu para o Cruzeiro por 2 a 1 neste sábado

    Corinthians deixa G4 e pode perder posição até o fim da rodada do Brasileirão; veja tabela

    ver detalhes
  • Em meio a crise, Fábio Carille seguirá no comando do Corinthians

    Diretor do Corinthians garante permanência de Fábio Carille

    ver detalhes
  • Tiago Nunes negou um suposto interesse do Corinthians para a próxima temporada

    Tiago Nunes ressalta respeito a Carille e nega contato com o Corinthians

    ver detalhes
  • Corinthians nunca havia perdido um jogo em que saiu na frente do adversário na Arena

    Após 184 jogos, Corinthians leva a primeira virada jogando na Arena

    ver detalhes
  • Corinthians foi superior, mas não soube converter suas chances em gol em Joinville

    Com briga no fim e vacilos, Corinthians sai atrás nas quartas da Liga Futsal

    ver detalhes
  • [Vitor Chicarolli] Há quanto tempo o Corinthians não joga bem?

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Alan

    Ranking: 29º

    Alan 16184 comentários

    por @alan.da.silva2

    Verdade mais eu fico agoniado Com Raiva com ódio quando eu vejo um Cristian preguiçoso o jogador que a torcida fez Campanha pela sua volta o que o Corinthians recebe um jogador sem vontade!

    Eu fico com ódio quando eu vejo Romero se Gabando que é o Artilheiro mais erra Cada gol não corre certo perde todas no combate do ataque!

    Lucca eterno Reserva Gustagol esse de gol não tem nada Bruno Paulo eterno zicado o valdivia do Corinthians por isso que eu queria o Osmar loos no comando do Corinthians pra Mesclar com a base Isaac Prado Léo jabá e Caio daria mais trabalho que esses jogadores veteranos!

  • Foto do perfil de Ronnie

    Ranking: 506º

    Ronnie 1906 comentários

    por @ronnie.damiao

    Sim brother...
    Sobem 3 ou 4...
    Mas os demais devem ser negociados exclusivamente em prol do clube, gerando lucros ao clube...
    Que no nosso caso só temos ficado com a migalha...

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Jean

    Ranking: 364º

    Jean 2486 comentários

    66º. por @jean.macedo3

    Ele foi perfeito na entrevista. O Santos não tem pressão nenhuma, não tem dinheiro, não tem torcida, eles são OBRIGADOS a usar a base. O Corinthians é gigante, a pressão é enorme de todos os lados!

  • Foto do perfil de Elton

    Ranking: 7033º

    Elton 143 comentários

    65º. por @elton.gomes10

    O pior ainda querem comprar os lixos do Palmeiras, como esse Rafael Marques jogador velho, nunca é titular e quando o Osvaldo de Oliveira sair vai ficar encostado no clube ganhando igual ao Cristian.

  • Foto do perfil de Elton

    Ranking: 7033º

    Elton 143 comentários

    64º. por @elton.gomes10

    Qual filosofia? A de fatiar o jogador da base entre empresários e ficar só com 30 % do valor da venda. Falindo e levando o clube cada vez mais para o buraco.

  • Foto do perfil de Dioge

    Ranking: 4219º

    Dioge 281 comentários

    63º. por @dioge.tsutsumi

    Como pode, colocar um cara que foi da gestão Dualib! Como pode colocar um cara que defende a MSI, como pode um cara velho que é nítidamente ultrapassado, como pode um cara que diz abertamente que demitiria o "Tite" ser o cara do futebol.

    Não dá mais, essa é a pior gestão que o Corinthians já teve. Precisamos de mudanças já!

  • Foto do perfil de Fabio

    Ranking: 2114º

    Fabio 605 comentários

    62º. por @fabio.divac

    Sempre que vejo esse flavio adauto já me vem na cabeça dualib e 2007!

    Não dá, cara! Só sobrou o bagaço da laranja!
    é muito cara incompetente junto! De jogadores a diretoria!

  • Foto do perfil de Rafael

    Ranking: 198º

    Rafael 3627 comentários

    61º. por @rafaelbarbosa

    Você tem 20 jogadores que disputam a Copa São Paulo. Se ganhar, vai subir os 20?

    Vai sim se eles são melhores do que os que estão no elenco principal porque não subir! Teria que ser obrigação do Corinthians releva no mino 2 jogadores por ano, e que a porcentagem desse jogador fosse 100% do Corinthians.

  • Foto do perfil de Arthur

    Ranking: 9796º

    Arthur 87 comentários

    60º. por @eterno.6x1

    Papo furado! Tirem os aproveitadores de lá e coloque pessoas que conheçam identificar, preparar e desenvolver talentos. Temos uma mina de bons jogadores, pelo tamanho da visibilidade do nosso clube. Basta colocar bons e HONESTOS garimpadores. Essa é a salvação para nosso futuro, inclusive para nosso estádio.

  • Foto do perfil de leandro

    Ranking: 2525º

    Leandro 506 comentários

    59º. por @apia493

    Cuidado gente...esse diretor é filhote do Dualib...nossa base tem dono "familia Garcia"...não vão mudar nada...quanto ao Santos é diferente lá tem monitoramento não só por uma pessoa mas por uma equipe de ex: boleiros (que entendem de futebol). Lá a base é tratada à sério.

  • Foto do perfil de Marcio

    Ranking: 297º

    Marcio 2891 comentários

    58º. por @marcio.jr

    Discordo, não existe o momento certo para revelar um jovem-jogador e sim oportunidades. O sucesso do Santos não é por falta de cobrança e sim por monitoramento. Lá o jovem já treina com os profissionais desde cedo, porem não deixa de participar das obrigaçõeses de categorias de base.
    No Corinthians o processo é outro, o jovem só estreia se não houver alternativas, exemplo disso é o jovem zagueiro Léo Santos. Se o jovem for mal dificilmente iram dar outra oportunidade. Tá errado! Já poderia ter estreado no término de algum jogo onde o time tivesse ganhando, já ter participado de no mínimo uns três jogos antes de começar como titular.

  • Foto do perfil de Deco

    Ranking: 36º

    Deco 13679 comentários

    57º. por @deco20

    A nossa salvação está na base! O dia que perceberem isso...