Venha fazer parte da KTO
x

Em nota oficial, diretoria do Corinthians volta a falar sobre contratos da Arena

3.5 mil visualizações 49 comentários Reportar erro

Construção da Arena Corinthians envolveu esquema obscuro entre empresas

Construção da Arena Corinthians envolveu esquema obscuro entre empresas

Agência Corinthians

O Corinthians voltou a se manifestar, por meio de nota oficial, sobre os contratos escusos da Arena em Itaquera. Com um texto assinado pelo presidente Roberto de Andrade, o clube se coloca como vítima da história envolvendo a Odebrecht e duas empresas que participaram da construção do estádio alvinegro.

A nova nota é referente a matéria publicada na última segunda-feira, 14, pelo Globo Esporte. Nela, e-mails comprovam a participação do fiscal do clube, o arquiteto Jorge Borja, nas negociações com a empresa Temon.

"O fato de um fiscal contratado pelo clube concordar com algo tão absurdo, afasta exatamente o objetivo principal do seu trabalho, ou seja, fazer com que a construção da Arena fosse realizada de acordo com o contratado e os princípios da boa fé", diz o texto.

Borja teria indicado a Temon, mesmo com uma empresa oferecendo uma proposta de cerca de R$2 milhões mais barata. A sugestão foi enviada por e-mail para o vice-presidente de marketing do Timão, na época, Luis Paulo Rosenberg. Ele negou que tenha autorizado o arquiteto a assinar os contratos com as divisões de verbas.

A nota também rebate a declaração de um representante da Temon, que afirmou ser uma prática comum no mercado. "Da mesma forma, ao afirmarem que se trata de 'prática normal de mercado', esqueceram-se do mais básico: existe um terceiro que paga a conta, o aqui prejudicado, o Sport Club Corinthians Paulista", afirmou o clube.

Quando a história da divisões do dinheiro economizado nas obras da Arena foi divulgada, o clube também emitiu uma nota oficial sobre o assunto, bem semelhante a divulgada nesta quarta-feira. Na ocasião, o presidente Roberto de Andrade confirmou a denúncia e considerou as acusações muito graves.

Confira a íntegra da nota oficial divulgada pelo Corinthians

Eu, como Presidente do Corinthians, em relação à matéria veiculada em 14/11/16 no GloboEsporte e Globo.com, venho por meio desta ressaltar que:

Tais fatos, assim como colocado em anterior Nota Oficial do Clube, são graves e, só a "combinação" entre a construtora e fornecedores desta, já demonstram, no mínimo, sério descumprimento contratual, motivo pelo qual possível superfaturamento já havia sido citado em Nota Oficial anterior.

O fato de um fiscal contratado pelo Clube concordar com algo tão absurdo, afasta exatamente o objetivo principal do seu trabalho, ou seja, fazer com que a construção da Arena fosse realizada de acordo com o contratado e os princípios da Boa Fé.

Tal fato, divisão de percentuais de valores entre a Odebrecht e seus fornecedores citados, com a aceitação do fiscal do Corinthians, além do afirmado pelo engenheiro da construtora Ricardo Corregio, que o clube sabia de tudo e concordava, não podem ser aceitos, pois se contratado do clube se uniu com prestador de serviços deste para lesá-lo, isto faz a instituição (Corinthians) vítima de ato ilícito e/ou danoso por parte de todos que participaram, devendo cada um ser responsabilizado pelos suas condutas praticadas.

Da mesma forma, ao afirmarem que se trata de "prática normal de mercado", esqueceram-se do mais básico: existe um terceiro que paga a conta, o aqui prejudicado, o Sport Club Corinthians Paulista.

De acordo com o veiculado na própria matéria, o Aditivo Contratual de 29 de Novembro de 2011, teve na sua Cláusula 2.3 a "inserção do novo item 14.4.2" no Contrato de Construção do Estádio, exatamente para definir a conta corrente de itens de "Verbas Orçamentárias".

Esta Cláusula foi colocada para regular com clareza possíveis gastos adicionais em relação a valores que foram definidos em orçamento feito, diga-se, pela construtora, e ao mesmo tempo, quanto a outros em que se gastasse menos. Uma conta corrente!

Por fim ratifico, que tais fatos são muito negativos em relação à conduta, principalmente, da construtora, que os mesmos já faziam parte dos levantamentos feitos pela Auditoria Geral da Obra da Arena Corinthians, e que maior aprofundamento ainda está sendo feito nestes trabalhos, no Brasil e no exterior.

Roberto de Andrade

Veja mais em: Arena Corinthians.

Veja Mais:

  • António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades de olho no Fluminense

    António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades para encarar o Fluminense; confira

    ver detalhes
  • Membros das torcidas organizadas do Corinthians se reuniram com elenco e diretoria do Corinthians no CT Joaquim Grava

    Veja temas discutidos na reunião no CT entre torcidas organizadas, elenco e técnico do Corinthians

    ver detalhes
  • Raniele foi o "garoto-propaganda" do ensaio

    Imagem da nova camisa do Corinthians vaza na internet; veja modelo

    ver detalhes
  • Claudinei Alves (à direita da foto, de camisa azul) reforçou a vontade quanto à reativação do Sub-23

    Diretor do Corinthians sugere reativação do Sub-23 e explica condições para retomada

    ver detalhes
  • Rubens Gomes caminhando no CT Joaquim Grava, no começo deste ano; ele foi para o local nesta sexta-feira

    Rubão reaparece no CT do Corinthians em meio a 'fervura' nos bastidores

    ver detalhes
  • Augusto Melo anuncia a VaideBet no uniforme com Fagner, Lucas Veríssimo e Yuri Alberto

    Patrocinadora do Corinthians celebra acordo e manda indireta em post nas redes sociais

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: