Venha fazer parte da KTO
x

Troca de e-mails sugere fraude em documento da Arena; em nota, Corinthians 'lava as mãos'

8.7 mil visualizações 97 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Arena Corinthians vem sendo pivô de escândalos envolvendo suas obras

Arena Corinthians vem sendo pivô de escândalos envolvendo suas obras

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

A Arena Corinthians voltou a ficar em evidência no noticiário por conta de um possível escândalo ao longo de sua construção. Duas semanas após a revelação de contratos escusos entre Odebrecht e fornecedoras, uma troca de e-mails datados de agosto de 2015 foi publicada nesta terça-feira pelo jornal Folha de S. Paulo, sugerindo fraude em um documento relativo às obras do estádio. Por meio de nota oficial, a diretoria do Corinthians se isentou de responsabilidade na polêmica (confira abaixo).

Os e-mails revelados pela reportagem foram enviados e/ou recebidos por: Epaminondas Junior (funcionário da Odebrecht), Nilton Leão (gerente da Arena em 2015, por indicação de Luis Paulo Rosenberg), Ricardo Corregio (engenheiro da Odebrecht e responsável pelos contratos da Arena), Anibal Coutinho (arquiteto responsável pelo projeto da Arena), Andrés Sanchez (ex-presidente do Corinthians), Roberto de Andrade (então e atual presidente do Corinthians) e Guilherme Molina (um dos responsáveis pela parte jurídica da Arena). A conversa indica que houve adulteração no boletim de medição da Arena, que mostrava o que faltava de obras a serem executadas e o que já havia sido faturado.

O trecho mais importante da troca de e-mails foi escrito por Ricardo Corregio e enviado a Nilton Leão com cópias para Andrés Sanchez e Roberto de Andrade: "O item 01 abaixo (referência ao fato de a medição de 2014 não representar a realidade dos trabalhos daquele ano) foi uma decisão de cotistas, por necessidade direta na emissão dos CIDs".

A intenção das partes envolvidas em uma possível fraude no boletim de medição da Arena seria adiantar o repasse dos CIDs (Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento) da Prefeitura de São Paulo. Tais documentos, que deveriam render quase 50% do custo inicial do estádio ao Corinthians, eram emitidos conforme as obras avançavam.

A Odebrecht negou fraude ou tentativa de antecipar os CIDs: "A 'necessidade direta na emissão dos CIDs', citada no e-mail, refere-se ao fato do investimento necessário para emissão dos R$ 420 milhões de CIDs já haver sido atingido antes mesmo da Copa 2014, de forma que o acompanhamento mensal não se fazia mais necessário."

A Prefeitura de São Paulo afirmou que não houve irregularidade na emissão dos CIDs: "Quanto às investigações, a Prefeitura acompanha o seu desenrolar em uma zona de segurança absoluta, em função do fato, já mencionado, de que a utilização de CIDs está muito aquém das menores estimativas de custo do estádio. Na hipótese de a Arena ter custado menos de R$ 700 milhões, a Prefeitura, amparada na lei anti-corrupção pode suspender os títulos imediatamente."

O presidente Roberto de Andrade não se manifestou.

O ex-presidente Mario Gobbi, que era mandatário do clube na época em que o boletim de medição foi assinado, negou responsabilidade nos assuntos relativos à Arena: "O representante do Corinthians no Fundo e Gestor da Arena sempre foi, desde o nascedouro, o presidente Andrés Sanchez, que sempre cuidou de tudo na Arena."

Nilton Leão confirmou a troca de e-mails, mas não quis se pronunciar.

Andrés Sanchez se limitou a dizer que "recebe muitos e-mails, não dá conta de ver todos e que, pos isso, existe um departamento jurídico."

Nota oficial

Pouco após a publicação da reportagem da Folha de S. Paulo, o Corinthians emitiu uma pequena nota oficial em seu site. O posicionamento do clube é de que a diretoria não tem/teve relação com o episódio relatado pelo jornal.

"Em relação à matéria publicada nesta manhã no jornal Folha de S.Paulo, intitulada em “Troca de e-mails indica fraude para antecipar incentivos do Itaquerão (sic)”, o Corinthians esclarece:

O assunto dos CIDs foi acompanhado e orientado pelos jurídicos do BRL Trust, Odebrecht, Corinthians e Machado Meyer. Em nenhum momento colocaram qualquer ilegalidade a nós, dirigentes do Clube."

Veja mais em: Arena Corinthians e Diretoria.

Veja Mais:

  • O balanço financeiro do Corinthians de 2023 foi o último relacionado à gestão de Duilio Monteiro Alves

    Dívidas e receitas: veja detalhes do balanço de 2023 do Corinthians que será votado na segunda-feira

    ver detalhes
  • Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano

    Corinthians registra crescimento de 70% em dívidas de direitos de imagem em um ano; veja credores

    ver detalhes
  • A situação de Cássio tem preocupado o Corinthians nos bastidores

    Preocupada, diretoria do Corinthians marca reunião com Cássio após desabafo na Argentina

    ver detalhes
  • Raniele concedeu coletiva após a partida da última noite

    Volante do Corinthians comenta expulsão de Raul Gustavo e revela clima do vestiário

    ver detalhes
  • Wesley em ação durante jogo do Corinthians contra o Argentinos Juniors

    Auxiliar explica motivos para deixar Wesley no banco de reservas do Corinthians

    ver detalhes
  • O Corinthians possui mais de 100 atletas com contrato com o clube contando apenas essas duas categorias

    Corinthians chega à 26ª contratação para as duas principais categorias de base; veja lista e elencos

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 5320º

    Alexandre 387 comentários

    @alexandre.simao em

    Mar de lama!
    Usaram o nosso Corinthians para ganhar muito dinheiro e deixaram a conta para o clube pagar! Bando de crápulas!
    Agora ninguém sabe de nada, ninguém tinha tempo para ler e-mails, todo mundo santo! Parece até um certo ex-presidente do Brasil... Amiguinho do Andrés! Acho que ele ensinou direitinho pra corja!

  • Foto do perfil de Fábio

    Ranking: 4355º

    Fábio 486 comentários

    @torcedor.consciente em

    E os corintianos estão embarcando nessa. Deixando de sentir orgulho da arena. Alguns já sentem saudades do tempo que eram "sem estádio", "sem libertadores", "mundial falso". Ficam entrando neste jogo. É uma campanha deliberada para que o Corinthians perca sua arena. Isso é arquitetado e fica cada vez mais evidente e visível. Toda semana tem uma matéria deste tipo. Já atingiram o NR. Depois tentaram a segurança da própria arena e agora tentam criar motivos para cancelar os CIDs. Esta diretoria fragilizada não consegue reagir, não processa, aceita passivamente estas porcarias que publicam. Isto vai incutindo no subconciente da massa que a arena é originada por fraude, corrupção, que não tem segurança. Ao invés de orgulho de possuir a melhor arena do País, muitos começam a se envergonhar da própria casa. Não podemos deixar eles vencerem. Temos que nos unir para defender a nossa arena.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Ericsson

    Ranking: 8099º

    Ericsson 222 comentários

    97º. @ericsson em

    Quando eu li folha, parei de ler

  • Foto do perfil de Daniel

    Ranking: 7471º

    Daniel 252 comentários

    96º. @daniel.paione em

    Eu já tinha boicotado o uol pela campanha repetitiva que fazem para prejudicar a imagem do Corinthians, e a partir de hoje vou boicotar o Globo.com. Hoje ele se passaram de todos os limites: há pelo menos umas 5 notícias falando mal de alguma forma da gente. Temos que boicotar quem nos boicota. Não podemos aceitar essa campanha insistente em desmerecer ou desvalorizar tudo que se refere à instituição Corinthians.

  • Foto do perfil de Junior

    Junior 79 comentários

    95º. @junior.saintz em

    Coloca o Milton Neves e Juca Kfouri também, os dois vive criticando e ganham dinheiro só pra fazer isso.

  • Foto do perfil de Javier

    Ranking: 141º

    Javier 7148 comentários

    94º. @javier.rojas em

    Muito ladrrão

  • Foto do perfil de Darcio

    Darcio 11 comentários

    93º. @darcio.turini em

    Caraca é só notícia ruim, maluko isso não vai acabar não, só lamentos vê o Corinthians nessa situação!