Após acordo com agência argentina, Corinthians aumenta arrecadação com licenciamento

Após acordo com agência argentina, Corinthians aumenta arrecadação com licenciamento

Por Meu Timão

9.4 mil visualizações 44 comentários Comunicar erro

Gustavo (à esq.) e Dinei prestigiam evento do Timão e da New Era

Gustavo (à esq.) e Dinei prestigiam evento do Timão e da New Era

Foto: Vinícius Souza/Meu Timão

O Corinthians aumentou em 67% sua arrecadação com produtos licenciados desde o início da gestão do presidente Roberto de Andrade, em fevereiro de 2015. O número expressivo, levantado pelo Uol Esporte, é resultado da parceria do Timão fechada a agência de origem argentina Proenter.

Corinthians e Proenter assinaram contrato justamente no começo da era Andrade. O clube alvinegro repassou o controle de todos os produtos licenciados, algo que demandava grande esforço do departamento de marketing, à agência, uma terceirizada. A partir do negócio, o Timão viu a receita com tal segmento crescer mais de 60%, de R$ 2,9 milhões para R$ 4,8 milhões.

A Proenter é especializada no ramo de licenciamento e fechou com o Corinthians depois de vencer uma concorrência com outras duas empresas. A companhia, que havia comandado a área do Boca Juniors, da Argentina, passou a trabalhar de forma exclusiva com o Timão. Ela possui direito a comissão dos negócios, todos regulamentados pela Associação Brasileira de Licenciamentos.

“Estivemos nas principais feiras de licenciamento do mundo, incluindo Las Vegas. Criamos um manual de identidade visual moderno que poucos times no mundo possuem, inspirado na Juventus, e realizamos o primeiro Licensing Day no Corinthians, um evento que reuniu os principais licenciados”, explicou Gustavo Herbetta, ex-superintendente de marketing do Corinthians, ao portal.

“Também iniciamos um trabalho parecido com o que os grandes clubes europeus fazem, de segmentar as principais categorias de licenciamento com parceiros exclusivos, e divulgarmos os produtos em parceria, como se fossem patrocinadores do clube. Fizemos alguns pilotos desses com o nosso parceiro de mochilas, chinelos, games, roupas para bebê”, concluiu.

Ainda segundo o site, o Corinthians possui hoje, ao todo, 140 parceiros no segmento. 24 deles chegaram a partir da Proenter, enquanto 19 renovaram com o clube por quantias superiores durante os oito meses de trabalho da agência.

Embora a direção corinthiana tenha aumentado seu faturamento com licenciamento o terceirizando, o mesmo não se pode dizer do contrato de patrocínio firmado com a Apollo Sports. A empresa, que estamparia suas marcas às costas da camisa alvinegra, rediscute o vínculo firmado no ano passado.

Veja mais em: Ações de marketing.

Veja Mais:

  • Torcida do Corinthians está atenta aos resultados da rodada no Brasileirão

    Rivais diretos empatam, e Corinthians 'respira' na saideira da 29ª rodada; veja classificação

    ver detalhes
  • Renatinho (à dir.) marcou os dois gols do Corinthians em Foz do Iguaçu

    Valente, Corinthians arranca empate em jogaço pelas oitavas da LNF

    ver detalhes
  • Romero está entre os relacionados do Corinthians para final da Copa do Brasil

    Com Romero e Léo Santos, Corinthians divulga relacionados para final; concentração é antecipada

    ver detalhes
  • Corinthians estreia no Novo Basquete Brasil (NBB) nesta terça-feira

    Corinthians no NBB: elenco renovado, rivais e mais sobre a estreia na elite do basquete nacional

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes