Corinthians é condenado por uso de sinalizadores em duelo da Copa do Brasil

Corinthians é condenado por uso de sinalizadores em duelo da Copa do Brasil

128 mil visualizações 378 comentários Comunicar erro

Uso de sinalizadores por parte da Fiel voltou a mexer no bolso do Corinthians

Uso de sinalizadores por parte da Fiel voltou a mexer no bolso do Corinthians

Foto: Lucas Faraldo/Meu Timão

A nota oficial divulgada pelo Corinthians no início da tarde desta quinta-feira, na qual pede à torcida que não leve sinalizadores aos jogos da equipe, serviu para corroborar a multa de valor considerável aplicada pelo STJD ao clube na última quarta-feira.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva condenou o Timão a pagar R$ 30 mil pelo uso de sinalizadores no setor destinado à sua torcida no empate por 1 a 1 com o Internacional, no dia 19 de abril, pela Copa do Brasil.

Os bastões de fumaça foram acesos por torcedores situados no setor Norte em dois momentos do confronto. O árbitro Marcelo de Lima Henrique, responsável pelo comando da partida, narrou as ocasiões na súmula, que embasou a denúncia oferecida pela Procuradoria.

“Aos 10 minutos do 1 tempo de jogo, paralisei a partida por 4 minutos, por haver sinalizadores acesos na torcida Sport Club Corinthians Paulista na parte do fundo do gol ao lado esquerdo, aonde se encontrava o goleiro Cássio Ramos do Sport Club Corinthians Paulista, foi solicitado o policiamento no local, a partida só reiniciou quando os mesmo foram apagados”, descreveu o juiz.

Leia mais: Com faixas e sinalizadores, organizadas 'peitam' autoridades e dividem torcida na Arena Corinthians

Relator do processo na Quinta Comissão Disciplinar, o auditor Eduardo Mello explicou que, embora os objetos entrem nos estádios – no caso, a Arena Corinthians – sob revista da Polícia Militar, o Corinthians é quem deve encarregar de seus torcedores. “Apesar dos policiais estarem lá para coibir, a responsabilidade da torcida é do próprio clube. Apesar do esforço em se identificar os infratores, não é possível absolver o clube”, justificou.

O Timão foi absolvido na denúncia por dupla infração ao artigo 213, inciso I, parágrafo 1º, por “deixar de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto”. O artigo prevê multa de até R$ 100 mil e, se considerada de elevada gravidade, pode render perda de até dez mandos de campo. Ainda assim, não escapou da condenação no artigo 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – “por deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento do regulamento”.

“Apesar da paralisação, entendo que o artigo 213 não cabe. Portanto, entendo que pelo artigo 191, inciso II, duas vezes e condeno o Corinthians ao pagamento de multa de R$ 30 mil, pela reincidência”, concluiu.

Até em Campinas – O Corinthians também recebeu multa por “desordem” no primeiro duelo da decisão do Campeonato Paulista, cujo mando de campo foi da Ponte Preta. O Timão será obrigado a pagar R$ 3,5 mil ao tribunal por, além da desordem, “atraso na hora de entrar em campo”.

Na ocasião, cabe lembrar, a torcida da Ponte Preta atirou objetos como chinelo, relógio e até uma tesoura no gramado assim que o meia Jadson marcou o segundo gol da vitória corinthiana por 3 a 0, no estádio Moisés Lucarelli.

Veja mais em: Torcida do Corinthians, Copa do Brasil e Campeonato Paulista.

Veja Mais:

  • Fagner atuou durante os 90 minutos do jogo entre Brasil e Costa Rica

    Fagner joga, defesa passa ilesa, e Brasil vence Costa Rica pela Copa do Mundo

    ver detalhes
  • Fagner faz parte da delegação canarinha que busca o hexa na Rússia

    Até rivais se rendem, e Fagner é elogiado após estreia em Copas do Mundo; veja repercussão

    ver detalhes
  • Fagner e Tite trabalharam juntos no Corinthians em 2015 e 2016

    Fagner ou Danilo? Corinthiano leva vantagem nas estatísticas defensivas e ofensivas na Copa

    ver detalhes
  • Corinthians e São José se enfrentam na noite desta sexta-feira

    Possível título do Corinthians no basquete tem transmissão ao vivo na TV nesta sexta

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes
  • Melhores comentários

    Foto do perfil de José

    Ranking: 369º

    José 1904 comentários

    por @timaoceara

    A principal punição foi a eliminação da Competição. Se não fosse os sinalizadores o Corinthians tinha massacrado o Inter. Os sinalizadores ajudaram, e muito, o time do Internacional.

  • Foto do perfil de Fernando

    Ranking: 9661º

    Fernando 57 comentários

    por @fernando.gomes34

    Será que esses torcedores não perceberam que estão atrapalhando o time? É tão complicado entender isso? Existem regras e, por mais que não gostem, precisam ser respeitadas.

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Lucas

    Lucas 30 comentários

    378º. por @lucas.gallucci.soter

    Resitencia tem seu onus! Pouco pelo que esta em jogo!

    Foto do perfil de Lucas

    Lucas 30 comentários

    12/05/2017 às 01h02 por @lucas.gallucci.soter

    Não é protesto é resistencia

  • Foto do perfil de Kleber

    Ranking: 7508º

    Kleber 86 comentários

    377º. por @kleber.postale

    Como membro de uma TO, então me diga... Qual a fonte de renda ou melhor as fontes de renda das TO's?

    Mensalidade? Se não são sócios torcedores, isso é $$ que deveria ir para o clube!
    Ensaios de escola de samba? Quantos no ano? Quanto rendem?

    Provas? Kkkkkkkkkkkkk... Precisa mesmo? Jura?

    Grande abraço! Ótima sacada escrever Corinthians ao contrário!

    Foto do perfil de SNAIHTNIROC

    SNAIHTNIROC 1299 comentários

    17/05/2017 às 18h18 por @adenor.leonardo

    O Corinthians não custeia viagens há tempos, o torcedor que foi para o Chile foi com o dinheiro próprio e da torcida. Essa é a informação que tenho, sendo membro de torcida organizada. Espero que você possa provar ou demonstrar como tem essa informação de que o Corinthians "empenha" dinheiro na torcida a fim de bancar viagens. (e que fique claro, algo que, se ocoresse, não acredito ser errado, quando trata-se de viagem internacional).

  • Foto do perfil de SNAIHTNIROC

    Ranking: 601º

    Snaihtniroc 1299 comentários

    376º. por @adenor.leonardo

    Não amigo, se a torcida discorda veementemente da proibição, jamais vai pagar multa. E quem esta prejudicando o Corinthians e o futebol é o MP, a federação, a rede globo, etc, não seus torcedores.

    Foto do perfil de Gustavo

    Gustavo 419 comentários

    11/05/2017 às 17h44 por @gustavo.rodriguez1

    É apologia no sentido de que há uma determinação, regulamentação, e quando você age contra as regras você é um transgressor e ele é um.
    Se quer fazer um protesto use balões, que não são proibidos e é mais fácil de levar e acessível a qualquer torcedor!
    O Corinthians poderia e deveria cobrar a parte dele na multa!
    Se assume que acende que pague!

  • Foto do perfil de SNAIHTNIROC

    Ranking: 601º

    Snaihtniroc 1299 comentários

    375º. por @adenor.leonardo

    O Corinthians não custeia viagens há tempos, o torcedor que foi para o Chile foi com o dinheiro próprio e da torcida. Essa é a informação que tenho, sendo membro de torcida organizada. Espero que você possa provar ou demonstrar como tem essa informação de que o Corinthians "empenha" dinheiro na torcida a fim de bancar viagens. (e que fique claro, algo que, se ocoresse, não acredito ser errado, quando trata-se de viagem internacional).

    Foto do perfil de Kleber

    Kleber 86 comentários

    11/05/2017 às 17h49 por @kleber.postale

    Dinheiro que o clube 'doa' pra torcidas organizadas...
    Quem você acha, por exemplo que pagou para o torcida estar lá no Chile ontem?
    Qual a fonte de renda das organizadas? Ensaios de escola de samba? O que mais? Tráfico? Não sei... Só sei que o clube 'empenha' dinheiro sim nas TO's... E deveria cobrar de volta, ou não empenhar mais...

  • Foto do perfil de SNAIHTNIROC

    Ranking: 601º

    Snaihtniroc 1299 comentários

    374º. por @adenor.leonardo

    Claro que é uma repressão, a multa é fruto de uma proibição aos sinalizadores, proibição esta, que, aliada a outras, visa oprimir/retirar o torcedor de arquibancada e colocar no lugar deste o consumidor.

    Foto do perfil de Jônatas

    Jônatas 151 comentários

    11/05/2017 às 17h55 por @jodapefre

    Como a multa pode ser uma repressão ao torcedor se ele não paga a multa? Pelo contrário. As organizadas continuam recebendo desconto nos ingressos e tendo as viagens patrocinadas.

  • Foto do perfil de Roberto

    Roberto 12 comentários

    373º. por @serino

    Concordo, é isso mesmo. Mas cabe também aos próprios membros da torcida identificar esses indivíduos. Você ve pessoas ao lado da ocorrência vendo o indíviduo com o sinalizador e não fazem nada...No jogo seguinte o mesmo torcedor está lá de novo...Já que não há punição correta, a própria torcida deveria identificar o credenciado que está prejudiando o clube e descadastrá-lo...Mas infeliamente isso não acontece...Mas vamos lá, o que importa é o Timão estar acima disso tudo!Abraços

    Foto do perfil de Alexandre

    Alexandre 1270 comentários

    15/05/2017 às 10h28 por @xandycorinthianoroxo

    Sabe cara é igual digo, o problema está na punição da maneira incorreta, pois com toda a tecnologia que temos hoje em dia mesmo assim não conseguem visualizar e punis os culpados? A torcida organizada assim como em toda outra qualquer tipo de atividade tem seus membros certos e errados o problemas é os que dão trabalho nunca serem punidos

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 615º

    Alexandre 1270 comentários

    372º. por @xandycorinthianoroxo

    Concordo já fui da gaviões e da pavilhão e também acho que em ambas há pessoas que torcem pra organizada do que para o Corinthians mas o problema é que os culpados nunca são punidos ai fica sempre fazendo merda e queimando uma torcida linda e apaixonada como a nossa

    Foto do perfil de Roberto

    Roberto 12 comentários

    15/05/2017 às 10h00 por @serino

    Saudades de antigamente que o único intuito era torcer para o Timão...Hoje o intuito é aparecer com sinalizadores proibidos e brigar em prol da torcida organizada...Claro que não podemos generalizar, repito, mas os problemas sempre vem deste meio...A impressão que dá é que se em um hipotético confronto em um jogo de futebol entre Gaviões x Corinthians a torcida torcerá para Gaviões...Amam mais a Gaviões que o próprio Corinthians, sendo que o verdadeiro intuito da Gaviões é e sempre foi torcer para o Corinthians...Tem gente que fica de costas para o gramado o tempo todo e nem ve o jogo...Está lá não sei para que...E fica se preocupando com bobagens do tipo: Não pode gritar gol antes, etc...Vamos evoluir e pensar unicamente no bem de nosso time, por favor...portanto se alguém brigar ou acender sinalizador, pense que está prejudicando o clube e não ajudando...Parem de ir ao estádio, por favor...Abraços e "Vai Corinthians" e não "Vai Gaviões"

  • Foto do perfil de Alexandre

    Ranking: 615º

    Alexandre 1270 comentários

    371º. por @xandycorinthianoroxo

    Sabe cara é igual digo, o problema está na punição da maneira incorreta, pois com toda a tecnologia que temos hoje em dia mesmo assim não conseguem visualizar e punis os culpados? A torcida organizada assim como em toda outra qualquer tipo de atividade tem seus membros certos e errados o problemas é os que dão trabalho nunca serem punidos

    Foto do perfil de Roberto

    Roberto 12 comentários

    15/05/2017 às 09h58 por @serino

    Corinthiano Alexandre, de maneira nenhuma vou generalizar. A maioria do pessoal tem ótimas intenções e tenho grande apreço pelas pessoas que estão em todos os jogos independente de onde o Corinthians estiver. Mas infelizmente a torcida ultimamente tem mais prejudicado que ajudado. Maior exemplo recente foi em 2013 quando mataram um menino com sinalizador e a Conmebol nos eliminou da competição colocando aquele juiz ladrão contra o Boca. Após isso tivemos vários problemas e punições também.Me desculpe, mas caso o comportamento seja esse evidente que fica bem claro que seria melhor deixar o setor vazio. A torcida só é importante quando ajuda e nesses casos ela atrapalhou. Infelizmente a torcida organizada tem atrapalhado muito mais do que ajudado

  • Foto do perfil de Roberto

    Roberto 12 comentários

    370º. por @serino

    Saudades de antigamente que o único intuito era torcer para o Timão...Hoje o intuito é aparecer com sinalizadores proibidos e brigar em prol da torcida organizada...Claro que não podemos generalizar, repito, mas os problemas sempre vem deste meio...A impressão que dá é que se em um hipotético confronto em um jogo de futebol entre Gaviões x Corinthians a torcida torcerá para Gaviões...Amam mais a Gaviões que o próprio Corinthians, sendo que o verdadeiro intuito da Gaviões é e sempre foi torcer para o Corinthians...Tem gente que fica de costas para o gramado o tempo todo e nem ve o jogo...Está lá não sei para que...E fica se preocupando com bobagens do tipo: Não pode gritar gol antes, etc...Vamos evoluir e pensar unicamente no bem de nosso time, por favor...portanto se alguém brigar ou acender sinalizador, pense que está prejudicando o clube e não ajudando...Parem de ir ao estádio, por favor...Abraços e "Vai Corinthians" e não "Vai Gaviões"

    Foto do perfil de Alexandre

    Alexandre 1270 comentários

    12/05/2017 às 11h36 por @xandycorinthianoroxo

    Ai você falou muita bosta, mas muita bosta mesmo porque nos jogos fora de casa nossa torcida é sempre elogiada pela quantidade enorme de pessoas que vão e apoiam o time e issoo ajuda dentro de campo e nessa grande multidão fora de casa 80% é torcida organizada.

    Mas concordo que devem parar de ser burros e prejudicar o clube acendendo esses sinalizadores

  • Foto do perfil de Roberto

    Roberto 12 comentários

    369º. por @serino

    Corinthiano Alexandre, de maneira nenhuma vou generalizar. A maioria do pessoal tem ótimas intenções e tenho grande apreço pelas pessoas que estão em todos os jogos independente de onde o Corinthians estiver. Mas infelizmente a torcida ultimamente tem mais prejudicado que ajudado. Maior exemplo recente foi em 2013 quando mataram um menino com sinalizador e a Conmebol nos eliminou da competição colocando aquele juiz ladrão contra o Boca. Após isso tivemos vários problemas e punições também.Me desculpe, mas caso o comportamento seja esse evidente que fica bem claro que seria melhor deixar o setor vazio. A torcida só é importante quando ajuda e nesses casos ela atrapalhou. Infelizmente a torcida organizada tem atrapalhado muito mais do que ajudado

    Foto do perfil de Alexandre

    Alexandre 1270 comentários

    12/05/2017 às 11h36 por @xandycorinthianoroxo

    Ai você falou muita bosta, mas muita bosta mesmo porque nos jogos fora de casa nossa torcida é sempre elogiada pela quantidade enorme de pessoas que vão e apoiam o time e issoo ajuda dentro de campo e nessa grande multidão fora de casa 80% é torcida organizada.

    Mas concordo que devem parar de ser burros e prejudicar o clube acendendo esses sinalizadores