Walmir Cruz se defende de críticas por lesões no Corinthians e cita 'desgaste mental'

Walmir Cruz se defende de críticas por lesões no Corinthians e cita 'desgaste mental'

Por Meu Timão

2.4 mil visualizações 34 comentários Comunicar erro

Walmir Cruz destaca positivamente a temporada do Corinthians no condicionamento físico

Walmir Cruz destaca positivamente a temporada do Corinthians no condicionamento físico

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Mesmo com a excelente temporada do Corinthians, o treinador Fábio Carille tem enfrentado alguns problemas na hora de escalar seu time titular. Apesar das constantes ausências, Walmir Cruz, responsável pelo condicionamento físico do plantel alvinegro, saiu em defesa de seu departamento, reforçando outros problemas que acarretaram nesses desfalques.

"Tivemos uma sequência de partidas no mês passado e houve um número baixíssimo de lesões, mesmo com a exigência muito alta. É preciso considerar também o desgaste mental, que contribui para lesões. Isso influencia diretamente na parte física", disse o preparador em entrevista ao GloboEsporte.com.

Segundo Walmir, apenas Balbuena, Giovanni Augusto (duas vezes), Léo Príncipe e Marquinhos Gabriel sofreram lesões de fato musculares. Os demais problemas foram de outra natureza, como cirurgias em lesões mais graves ou preservação de jogadores que sentiram um incômodo.

"Cinco lesões é um número ótimo! Se tiver duas ou três por mês, dependendo do calendário, é até normal. Para a gente está sendo um resultado ótimo nesse quesito", comemorou Walmir.

O preparador aproveitou também para explicar ausências mais simples, que visam apenas a prevenção de futuras lesões e recuperação de alguma dor de menor complexidade.

"Muitas vezes o atleta sente um incômodo e decidimos tirá-lo do treino ou do jogo, a prevenção é importante. Nem sempre o desfalque é por lesão, como muita gente coloca. Edema muscular ou dor tardia, por exemplo, são coisas diferentes", explicou.

"Lesão muscular é quando você rompe as fibras do músculo. Existe lesão de grau um, dois e três... Quando há edema, não é lesão, porque não rompe a fibra. Às vezes o próprio músculo estende todo e volta depois, criando um edema. E tem aquele incômodo por esforço, que normalmente ocorre depois dos jogos, em um ponto fixo da perna", completou.

No calendário cheio e extenso do futebol brasileiro, é comum que as lesões apareçam no decorrer da temporada. Para evitar isso, o Timão investe em monitoramento físico, suplementação individualizada e outras tecnologias.

Atualmente, o departamento médico alvinegro conta com Balbuena, que deve desfalcar a equipe por um mês, Léo Príncipe, também com lesão muscular, Vilson e Giovanni Augusto, esses, se recuperando de cirurgia.

Veja mais em: Departamento Médico.

Veja Mais:

  • Tem clássico! Timão e São Paulo decidem na terça vaga à semifinal da Copa RS

    Corinthians faz clássico contra São Paulo nas quartas da Copa RS

    ver detalhes
  • Rosenberg chamou Leila Pereira de 'imperadora' do Palmeiras e ironizou Allianz: 'Pneu deitado'

    Diretor do Corinthians ironiza Palmeiras e diz que 'Fiel não aceitaria imperadora'

    ver detalhes
  • Corinthians e Internacional se enfrentaram pela liderança do Grupo B da Copa RS

    Corinthians vai bem, mas cede empate para Internacional e deixa escapar liderança na Copa RS

    ver detalhes
  • 'Não sei por que fazem tanto romance em torno disso', declarou Rosenberg sobre dívida pela Arena

    Rosenberg atualiza dívida do Corinthians pela Arena: 'Na pior das hipóteses, deve R$ 650 milhões'

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes