José Maria Marin foi presidente da CBF entre 2012 e 2015

José Maria Marin foi presidente da CBF entre 2012 e 2015

Foto: Mowa Press

2.1K 47 Reportar erro

Condenado

Ex-presidente da CBF é declarado culpado por corrupção nos Estados Unidos

Por Meu Timão

Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entre 2012 e 2015, José Maria Marin recebeu uma condenação inédita por corrupção no futebol brasileiro nesta sexta-feira. O ex-dirigente foi declarado culpado pela Justiça dos Estados Unidos por seis de sete acusações voltadas ao seu período no comando da entidade futebolística.

Marin foi culpado por três crimes de fraude - realizados em esquemas na Copa América, Libertadores e Copa do Brasil, dois de lavagem de dinheiro - Copa América e Libertadores. Além disso, o ex-presidente foi condenado por integrar uma organização criminosa no futebol, que se espalhou pelas Américas do Sul, Central e do Norte.

O ex-mandatário foi considerado inocente apenas em uma acusação de lavagem de dinheiro, traçada na Copa do Brasil. Marin foi julgado em solo norte-amaricano por receber US$ 6,5 milhões em propinas durante o período que passou na CBF e fez parte do círculo da Conmebol, substituindo Ricardo Teixeira.

Leia também:
Jô recebe proposta do Nagoya Grampus e pode deixar Corinthians; exame marcado para dia 26
Empresários tentam convencer Lucca a atuar no Fluminense; atacante é parte de possível 'pacotão'
Corinthians conhece data dos confrontos da primeira fase da Libertadores 2018

A condenação veio em júri popular no Tribunal Federal do Brooklyn, em Nova York. Além de José Maria Marin, o ex-presidente da Conmenbol Juan Ángel Napout foi condenado por dois crimes interligados à realização da Copas América e da Libertadores. Manuel Burga, ex-presidente da Federação Peruana de Futebol e terceiro réu no julgamento, ainda não recebeu seu veredito.

A sentença exata dos dois réus considerados culpados ainda não foi revelada. A condenação divulgada é de primeira instância e ainda cabe um recurso dos acusados. Durante o julgamento, a defesa de Marin tentou levar a responsabilidade pelas acusações a o atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero - que alega inocência.

José Maria Marin está preso desde o dia 27 de maio de 2015, quando foi pego na Suíça ao lado de outros dirigentes. O ex-dirigente de 85 anos foi transferido para os Estados Unidos e permaneceu em prisão domiciliar em Nova York, na Trump Tower.

Confira mais novidades do Corinthians

43 Comentários Comentar >

10000 caracteres restantes Monte seu time

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X