Neto, tradição e má fase: saiba mais sobre o primeiro adversário do Corinthians na Libertadores

Neto, tradição e má fase: saiba mais sobre o primeiro adversário do Corinthians na Libertadores

16 mil visualizações 109 comentários Comunicar erro

Millonarios é atual campeão do Campeonato Colombiano

Millonarios é atual campeão do Campeonato Colombiano

Foto: Divulgação/Conmebol

A Libertadores começou em janeiro, mas para o Corinthians, o pontapé inicial da competição é nesta quarta-feira, às 21h45, no estádio El Campín. Em sua estreia, o time alvinegro visita o Millonarios, atual campeão nacional da Colômbia. Com a partida se aproximando, é normal que a torcida busque uma série de informações do adversário. Por conta disso, o Meu Timão preparou uma espécie de raio x sobre a equipe colombiana.

Vale destacar que o encontro não é inédito na maior competição do continente. Em 2013, também na fase de grupos, o Corinthians bateu o Millonarios nas duas partidas. Em São Paulo, 2 a 0, com gols de Guerrero e Alexandre Pato. A volta, na Colômbia, terminou em 1 a 0, com tento marcado por Danilo - inscrito para a Libertadores 2018.

Danilo marcou contra os colombianos em 2013

Danilo marcou contra os colombianos em 2013

Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Nem sempre foi "Millonarios"

Fundado por um grupo de estudantes em 1938, o clube colombiano foi registrado, primeiramente, com o nome de Club Municipal de Deportes. Depois disso, por uma série de questões políticas e de mudança de diretoria, tornou-se Municipal Deportivo Independiente.

Leia também: Corinthians conhece equipe de arbitragem responsável por estreia na Libertadores

A nomenclatura atual, Club Deportivo Los Millonarios, surgiu apenas um ano depois. Tudo começou com um apelido referente ao pagamento semanal que o presidente da época, Vicente Lucífero, fazia aos jogadores - os vencimentos eram altos para o padrão local.

Muita tradição

Acostumado a montar grandes esquadrões, o Millonarios é o segundo time mais vitorioso da Colômbia. Com o título conquistado no ano passado, chegou a 15 conquistas do Campeonato Colombiano, só uma a menos que o líder Atlético Nacional. Vale destacar que grande parte dos troféus veio entre as décadas de 50 e 60 - foram oito nesse período.

Leia também: Corinthians desembarca na Colômbia 48 horas antes de estreia na Libertadores-2018

Falando agora das competições continentais, também sobra experiência para o clube. Embora siga sem títulos da Copa Libertadores, a equipe já participou do torneio 17 vezes - quatro a mais que o Corinthians. O melhor resultado dos colombianos é, até aqui, chegar a semifinal - aconteceu em 1960, 1973 e 1974. Em 2017, caiu na pré-Libertadores para o Atlético Paranaense.

Ídolo corinthiano já jogou na equipe

Ídolo do Corinthians já se aventurou no futebol colombiano

Ídolo do Corinthians já se aventurou no futebol colombiano

Divulgação / Corinthians

Principal nome do primeiro Brasileirão conquistado pelo Corinthians, Neto já defendeu as cores do Millonarios. Já ídolo da torcida, o ex-meia deixou o Timão justamente para se juntar ao time da Colômbia, que depositava grande esperança em seu futebol.

No país vizinho, no entanto, Neto passou longe de ter o sucesso que teve no Parque São Jorge. O jogador permaneceu no Millonarios por apenas três meses, realizando nove partidas e marcando cinco gols. Em entrevista concedida em 2013, o agora comentarista confessou ter se arrependido de aceitar a proposta do clube colombiano.

Momento não é bom

Enquanto o Corinthians lidera seu grupo no Paulistão e vem de grande vitória contra o maior rival, o Millonarios vive outra realidade. Há três partidas sem vencer, o clube ocupa a modesta 16ª colocação do campeonato nacional, com apenas cinco pontos conquistados em cinco partidas.

Leia também: Estreante em Libertadores, Clayson admite ansiedade para primeiro jogo do Corinthians

Na última rodada, o time comandado por Miguel Ángel Russo visitou o Deportivo Cali, quarto colocado do torneio, e saiu de campo derrota por 2 a 0. Na partida anterior, a equipe empatou em 1 a 1 com o Atletico Nacional, seu maior rival.

Para ficar de olho!

Em 2017, o Millonarios se sagrou campeão do Torneio Finalización, segunda parte do Campeonato Colombiano. Na oportunidade, a equipe ficou bastante conhecida pelo intenso jogo coletivo. Na atual temporada, o time ainda não se encontrou neste sentido. Por isso, Miguel Ángel Russo segue buscando alternativas.

Nas últimas três apresentações, os colombianos alternaram entre o 4-4-2 e o 4-2-3-1. A formação com dois atacantes foi utilizada contra o Atlético Nacional, único jogo que não terminou em derrota para o Millonarios. Nas demais partidas, o treinador tentou a utilização tanto de um atacante mais rápido quanto de um centroavante de ofício.

Ao que tudo indica, a escalação, ainda não divulgada, deve ser: Fariñez; Banguero, De los Santos, Ribas e Palacios; Domínguez, Silva, Huérfano, Montoya e Del Valle; Ovelar.

Vale destacar que nas duas últimas partidas a equipe teve um jogador expulso.

Desfalque "exótico"

Miguel Russo (à esq) não estará comandando sua equipe no El Campín

Miguel Russo (à esq) não estará comandando sua equipe no El Campín

Divulgação

Para o importante jogo de estreia contra o Corinthians no El Campín, o time mandante não vai contar com o seu técnico Miguel Ángel Russo no banco de reservas. O comandante foi internado na última quinta-feira com um quadro de febre, causado por uma bactéria urinária.

Veja mais em: Libertadores da América.

Veja Mais:

  • Corinthians foi derrotado pelo Cruzeiro e ficou com o vice-campeonato na Copa do Brasil

    Corinthians tem parte da premiação na Copa do Brasil bloqueada por dívida; clube rebate

    ver detalhes
  • Emprestado pelo Corinthians, Gustagol é o artilheiro do futebol brasileiro em 2018

    Gustavo tem mais gols em jogos oficiais que todos os atacantes do Corinthians somados

    ver detalhes
  • Tite durante a histórica goleada sofrida pelo Corinthians para a Portuguesa em 2013

    Corinthians se aproxima de sequência negativa que quase fez Tite se demitir

    ver detalhes
  • Vôlei alvinegro começa sua caminhada na Superliga nesta semana

    Brasileirão, estreia na Superliga e final no feminino: a semana de compromissos do Corinthians

    ver detalhes

Comente a notícia:

  • 1000 caracteres restantes