Vaga é do Vital! Jair Ventura explica nova escalação e nega foco do Corinthians no Flamengo

71 mil visualizações 164 comentários

Por Meu Timão, no CT Joaquim Grava

Mateus Vital ganhou condição de titular no Corinthians

Mateus Vital ganhou condição de titular no Corinthians

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

O técnico Jair Ventura aproveitou a entrevista coletiva desta sexta-feira, no CT Joaquim Grava, para explicar um pouco sobre a nova escalação do Corinthians. Desde o treino da última quarta-feira, o comandante já vinha indicando a presença de Mateus Vital entre os titulares, mandando Roger para o banco de reservas e abdicando de jogar com centroavante.

Leia também: Vital comenta novo esquema de Jair e explica provável posicionamento contra o Internacional

Primeiramente, Ventura destacou que não é um treinador adepto a formações táticas fixas. Assim, evitou rotular sua nova escalação como um 4-2-4 - vinha jogando no 4-2-3-1.

"Variações. Eu não me prendo nos números nem em sistemas engessados. Gosto de colocar em campo os que estão melhores. Me prendo aos jogadores que estão no melhor momento. Vital entrou muito bem, por que vou deixá-lo fora do time?", afirmou, se referindo à entrada do garoto ainda no intervalo da partida do último domingo contra o Sport.

"Atacando pode ser um 4-3-3, um 4-2-4... mas dentro de campo temos que ocupar espaços e ter um jogo de aproximação. Dentro de um grande jogo, no futebol há mini-jogos. Quanto maior superioridade em campo, mais perto de fazer o gol você está", completou.

Na sequência, o técnico do Corinthians negou estar usando o duelo contra o Internacional como uma espécie de teste já preparatório para o jogo de quarta-feira, contra o Flamengo, pela semifinal da Copa do Brasil - para este último embate, Roger está impedido de jogar.

"O momento é o de pensar no Inter. Como o Vital entrou tão bem, mudou a partida no intervalo, a gente começa com essa mudança. É pensando jogo a jogo, falo muito em meritocracia. Mas ela é minha, não do atleta, senão todo mundo acha que tem que jogar. Vou fazer sempre o melhor para o Corinthians. Dentro do melhor coletivo, vamos iniciar com quem está no melhor momento para o Corinthians obter as vitórias", argumentou.

Jogando com dois meias centralizados, Jair Ventura resgata uma estratégia muito adotada por Fábio Carille nos tempos de Rodriguinho e Jadson. Com Osmar Loss, o comum era escalar Romero centralizado porém também avançado atuando como "falso 9". O treinador falou, contudo, da importância de os armadores também "pisarem na área".

Jair Ventura falou com a imprensa no CT do Corinthians

Jair Ventura falou com a imprensa no CT do Corinthians

Rodrigo Vessoni/Meu Timão

"Fizemos um treino hoje, que era para os meias pisarem muito na área. Cobro bastante dos meus atletas, não só dos meias, mas também dos volantes. O Paulinho, que jogou aqui, faz muito bem, Bruno Silva, que trabalhou comigo, João Paulo, Pituca... Eles estão ocupando os espaços dos meias também. E o Vital se encaixa nisso: fazer organização como meia e pisar na área como meia-atacante. É importante que ele e o Jadson cheguem na área", alertou.

Jair Ventura, aos poucos, vai trabalhando não apenas em cima do setor defensivo como também do ofensivo. São as primeiras vantagens tiradas pelo técnico desta semana livre de jogos - sua primeira à frente do Corinthians, enfim com oportunidade de apenas treinar.

"A gente começou a trabalhar o terço final de campo, algumas movimentações. Não que você queira travar os seus jogadores do improviso, mas que sirva de alicerce para você entrar no campo do adversário. Deu para implementar alguns 'segredos'. A gente vinha fazendo muito com vídeos, agora tivemos tempo de levar para o campo. Gradativamente a gente vai vendo evolução, comportamentos que a gente treina e cobra já são possíveis ver em campo. A tendência é só melhorar", finalizou.

Corinthians e Internacional se enfrentam na tarde deste domingo, às 16h, na Arena, em Itaquera, pelo Campeonato Brasileiro. O Timão ainda tem um último treino antes do duelo, marcado para a manhã deste sábado, novamente no CT Joaquim Grava.

Veja mais em: Mateus Vital, Jair Ventura e Escalação do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians perde para Palmeiras por 1 a 0, no Allianz Parque, e não conquista tetracampeonato do Paulistão

    Jô marca no último lance, mas Corinthians é superado nas penalidades e perde título do Paulistão

    ver detalhes
  • Jô comemora com Everaldo seu gol no duelo com o Palmeiras, pela final do Paulistão

    Fiel distribui notas baixas, mas 'poupa' Cássio e Jô após revés do Corinthians; reserva beira o zero

    ver detalhes
  • Cássio volta a salvar Corinthians com boas defesas durante Dérbi

    Torcida do Corinthians exalta Cássio e Jô, mas lamenta pênaltis desperdiçados; veja repercussão

    ver detalhes
  • Tiago Nunes explicou as escolhas por Michel, Avelar, Cantillo, Sidcley e Jô na cobranças de pênaltis

    Tiago Nunes justifica escolha por batedores na decisão por pênaltis e exalta maturidade dos atletas

    ver detalhes
  • Andrés Sanchez não demora para se pronunciar após vice-campeonato do Corinthians

    Andrés Sanchez parabeniza Corinthians por entrega na final e diz que 'temporada ainda não acabou'

    ver detalhes
  • Corinthians estreia no Brasileirão na próxima quarta-feira

    O que você espera do Corinthians no Campeonato Brasileiro? Vote em enquete do Meu Timão!

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: