Venha fazer parte da KTO
x

Análise: Corinthians reage após gol impedido e consegue empate contra o Internacional

20 mil visualizações 66 comentários Reportar erro

Por João Pedro Izzo

Mateus Vital fez bom jogo diante do Internacional neste domingo

Mateus Vital fez bom jogo diante do Internacional neste domingo

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Após vencer o Sport por 2 a 1 e ter a semana livre para treinos, o Corinthians recebeu o Internacional novamente na Arena e o resultado foi de 1 a 1, em gol sofrido em um lance de impedimento. O Meu Timão explica os motivos do empate para o torcedor corinthiano.

Leia também:
Feliz com desempenho, Fagner vê Corinthians mais 'encorpado' para decisão na Copa do Brasil
Henrique elogia atuação do Corinthians e lamenta influência da arbitragem em empate na Arena
Corinthians sofre gol impedido, reage no segundo tempo e fica no empate com o Internacional

Sem poder utilizar Roger na Copa do Brasil e também pelo desempenho ruim do centroavante, Jair Ventura já vinha esboçando uma escalação desde o início da semana sem a utilização de um homem de referência. E a tendência foi confirmada, quando até mesmo Romero não se posicionou nesta posição na primeira etapa. O Timão foi formado por: Cássio; Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel e Douglas; Romero, Jadson, Mateus Vital e Clayson. Inicialmente desenhado em um 4-2-4, o Corinthians demonstrou variações táticas ao longo da partida.

Primeiro tempo

ee

Reprodução / Premiere

O que se viu em boa parte da primeira etapa foi um verdadeiro 4-1-4-1, com Gabriel sendo o primeiro volante, Douglas e Mateus Vital meias interiores pelo lado direito e esquerdo, respectivamente, além de Romero e Clayson nas pontas. Jadson era o meia mais avançado da equipe, jogando, em alguns momentos, como falso 9, o que fez com que o camisa 10 chegasse com mais frescor à área.

Muito disso se deu por conta da movimentação de Mateus Vital. O jovem de 20 anos deu mais dinâmica à equipe, como pedido pelo treinador corinthiano à beira do campo antes da bola rolar. Com melhores transições ofensivas, contra-ataques mais rápidos e Jadson não tendo a necessidade de buscar a bola na base da jogada, as jogadas fluíram de maneira mais eficiente, o que fez com que o Corinthians realizasse ótimos 15 minutos iniciais. A melhor chance do primeiro tempo se deu assim, com chute rasteiro de Fagner, o qual obrigou o goleiro adversário a fazer grande defesa - veja a jogada abaixo.

e

Reprodução / Premiere

O retorno do lateral-direito do Corinthians também deu mais mobilidade e profundidade ao Timão. Apesar dos avanços promissores de Fagner, o Corinthians realizou diversos escapes pelo flanco direito e, em grande maioria, errou todas as tentativas que tentou. Com a falta de um centroavante na área, o time de Jair Ventura tentou cruzamentos rasteiros na entrada da área, mas não teve sucesso. Além disso, é um claro entendimento de que sem um pivô para receber bolas, outras alternativas precisam ser pensadas. Com o passar do tempo, é possível que os jogadores se entendam para executar melhor este tipo de lance - veja a imagem abaixo.

d

Reprodução / Premiere

Entretanto, há de se ressaltar o lado defensivo do Corinthians, visto que a melhora é visível desde a chegada do novo treinador corinthiano. Defendendo no próprio campo, impedindo ações de ataque do adversário, além da transição defensiva, o que faz com que o time sofra muito menos em contra-ataques. A cobertura vem sendo melhor executada e a equipe se recompõe de maneira mais organizada. Gabriel teve boa atuação na tarde deste domingo, com desarmes e interceptações precisas.

Leandro Damião é o último na linha dos quatro que estavam impedidos

Reprodução / Premiere

Apesar da melhora pelo chão, o Corinthians ainda apresenta dificuldades pela bola aérea. E foi assim que saiu o gol de Leandro Damião - diga-se, impedido, assim como é mostrado na imagem acima. E, após o gol sofrido, a equipe de Jair Ventura começou a apresentar defeitos comuns que vêm sendo cometidos muito antes da sua chegada - diversos erros de passe, sobretudo no ataque, e falta de finalizações a gol.

O Internacional, que possui seus méritos, afinal é o segundo colocado no disputado Brasileirão, tem a segunda melhor defesa da competição, o que fez com que a marcação e o sistema defensivo bem encaixado minassem as chances do Corinthians na primeira etapa.

Segundo tempo

Sem mudanças para o segundo tempo, o Corinthians voltou, ao menos, com marcação alta e tentando roubar a bola já no seu campo de ataque. Douglas, que participou mais da construção nos primeiros 45 minutos, com dois chutes na meta adversária, foi, inclusive, o autor da falta que originou o cruzamento para o gol do oponente. Entretanto, como o futebol é muito dinâmico, o mesmo Douglas tratou de empatar o jogo com gol de cabeça. No lance, Jadson bateu escanteio pela direita e Romero ainda desviou no travessão.

Com a igualdade alcançada já nos primeiros minutos, a equipe de Jair Ventura mostrou um poder de reação interessante, o que não vinha sendo demonstrado anteriormente, com Osmar Loss. Além do gol de empate, o Timão buscou sufocar o rival. E foi o que aconteceu por quase metade do segundo tempo, quando o Internacional não ocupava o campo ofensivo e se retraía muito, pois o Corinthians possuía maior profundidade.

A primeira alteração de Jair, contudo, fez com que o Corinthians perdesse maior capacidade de transição. Mateus Vital deu lugar a Pedrinho, que se posicionou na direita. Com isso, Romero foi atuar como centroavante, mas o meio de campo foi sendo, lentamente, dominado pelo Internacional, que marcava Jadson de perto e, assim, a criação era inexistente; no ataque, já tinha mais chances de avanços, justamente pela postura mais retraída que o Corinthians adotava mesmo com a entrada de um ponta.

Observando o defeito, Jair Ventura trocou Douglas por Araos, mas o chileno pouco pegou na bola, acrescentou muito pouco ofensiva e defensivamente. A última alteração foi a saída de Romero para o lugar de Emerson Sheik, outro que quase não tocou na bola.

e

Reprodução / Premiere

A jogada ilustrada acima apenas mostra que, sem um centroavante, os homens de meio e pontas precisam se movimentar no ataque para infiltrar na área, o que nem sempre é possível, tanto por característica dos jogadores, quanto por posicionamento.

Outro ponto necessário a ser dito é que o Corinthians acaba ficando muito "torto" em boa parte dos jogos - Fagner está no clube há mais de quatro anos e meio e, com isso, entende os caminhos do campo pela direita, facilitando jogadas pelo seu lado; Danilo Avelar, por sua vez, demonstra dificuldades nítidas no apoio, além dos muitos passes errados, o que acaba prejudicando o desempenho de Clayson, muito sobrecarregado pela ponta - Jair viu o problema e em razão disso deu sustentação pelo lado esquerdo ao usar Mateus Vital desde o início.

Com os dois times aparentemente satisfeitos com o resultado, não houve muita pressão dos lados em busca de um resultado favorável. O empate acabou freando a possibilidade de uma segunda vitória seguida do Corinthians, mas há de ser entendido que o rival possui qualidades e por isso é o vice-líder do torneio.

O Corinthians de Jair Ventura, contudo, mostra competitividade e luta, dando mais trabalho e sendo menos passivo em relação aos rivais. Tais fatores são fundamentais em campeonatos mata-mata. O Timão joga o restante da temporada já nesta quarta-feira, diante do Flamengo, pela volta da Copa do Brasil.

As deficiências e limitações do time já são entendidas pelo treinador, que vai tentando construir seu estilo ao montar a equipe. Com tais detalhes, o Corinthians precisa reconhecer o que será necessário para vencer o Flamengo e sair classificado à final da Copa do Brasil, visto que, o clube em si sabe que dificilmente conseguirá algo melhor no Campeonato Brasileiro.

Veja mais em: Jair Ventura e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades de olho no Fluminense

    António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades para encarar o Fluminense; confira

    ver detalhes
  • O zagueiro William, o lateral-esquerdo Kaio e o centroavante Beto foram afastados

    Corinthians afasta três jogadores do Sub-20 até segunda ordem; saiba motivo

    ver detalhes
  • Thiago Raupp vem sendo consultado pelo Corinthians Futsal

    Corinthians sonda situação de adversário do recente título da LNF em busca por novo treinador

    ver detalhes
  • Membros das torcidas organizadas do Corinthians se reuniram com elenco e diretoria do Corinthians no CT Joaquim Grava

    Veja temas discutidos na reunião no CT entre torcidas organizadas, elenco e técnico do Corinthians

    ver detalhes
  • Raniele foi o "garoto-propaganda" do ensaio

    Imagem da nova camisa do Corinthians vaza na internet; veja modelo

    ver detalhes
  • Claudinei Alves (à direita da foto, de camisa azul) reforçou a vontade quanto à reativação do Sub-23

    Diretor do Corinthians sugere reativação do Sub-23 e explica condições para retomada

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Andre

    Ranking: 1160º

    Andre 1665 comentários

    @1989dasilva em

    Timão melhorou! Para quem teve só 1 semana pra trabalhar, melhorou! Agora tem alguns jogadores que tecnicamente que não estão bem e outros que não tem condições de serem titulares.Avelar e Douglas ambos fizeram gols decisivo nos últimos 2 jogos mas não estão bem! Outros ainda estão devendo como CLyeson e Romero, que não fizeram um mal jogo mas estão abaixo do que precisamos para vencer os Mulambos na quarta

  • Foto do perfil de Matusalém

    Matusalém 185 comentários

    @matusalem.pereira.si em

    Agora é ter paciência, vai melhorar a culpa toda não pode se esquecer que é da diretoria é só ver os zagueiros que jogaram nos últimos anos, Gil, Chicão, Paulo André, Balbuena, no meio campo Paulinho, Elias, Renato Augusto, no ataque guerreiro, Vagner Love, Jô.eles fizeram a reposição a altura? Então a maior torcida do mundo tem de ter paciência.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Ramon

    Ranking: 27º

    Ramon 22956 comentários

    66º. @ramon.felipe1 em

    Jogo razoável, a abeça tá pra quarta-feira mesmo.

  • Foto do perfil de Airton

    Ranking: 1824º

    Airton 1146 comentários

    65º. @manieri em

    Não temos tempo para ficar lamentando o gol impedido, temos que ir pra cima do América.
    O time esta jogando fácil, com Vital e Jadson.

  • Foto do perfil de Mayte

    Mayte 13 comentários

    64º. @mayte.marriel em

    Meteram a mão no Corinthians até a minha vó viu que aquele gol estava impedido...palhaçada, depois vêm de login no dizer que o.Corinthians gosta de levar vantagem...nos roubaram na cara dura...

  • Foto do perfil de Zepa

    Ranking: 6117º

    Zepa 327 comentários

    63º. @zepa.timao em

    Ontem estive em Itaquera e não tenho dúvidas que o Jair encontrou a melhor formação de equipe com as peça que dispomos. Claro que a coisa melhoraria muito se tivéssemos algumas peças mais qualificadas, a exemplo do D. Avelar, que não acompanha nem o ritmo mediano dos demais jogadores, mas não tem reserva pra lateral esquerda que o incomode. Notei também que o preparo físico do time caiu muito em relação a anos anteriores, certamente pela saída de toda a comissão técnica anterior, pois o time começa com tudo mas cai muito de produção após os 25/30 minutos jogados em cada tempo. Mas vamos lá, estamos evoluindo!

  • Foto do perfil de Joao

    Joao 129 comentários

    62º. @joao.umbelino em

    Uma coisa de cada vez:
    Marcação - ok
    Compactação - ok
    Entrosamento - ok
    Toque de bola - ok
    Finalização -