Corinthians x América Futebol Clube

17 mil visualizações 150 comentários Comunicar erro

Corinthians tem contraído empréstimos para ajustar as finanças em 2020

Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

O Corinthians emitiu uma nota oficial para explicar empréstimos bancários tomados recentemente que atingem a casa dos R$ 70 milhões. Em resposta ao fato de que operações financeiras acima dos R$ 10 mil precisariam ser aprovadas pelo Cori, Conselho de Orientação do clube, a diretoria afirmou que seguiu o estatuto no procedimento.

O Corinthians informa no texto que "as operações bancárias com o Banco BMG (R$ 25.406.667,09) com vencimento para março de 2020 e Banco Daycoval (R$ 44.697.099,35) com pagamentos trimestrais a partir de janeiro de 2020 estão de acordo com seu estatuto, não havendo antecipações de receitas superiores a 30% da receita bruta da agremiação".

Seguindo a previsão de receita de 2019, portanto, a diretoria, na alegação da nota, poderia contrair empréstimos que chegam até R$ 135 milhões, 30% dos R$ 450 milhões de receita bruta da agremiação.

Nos últimos dias, vale lembrar, o Timão foi cobrado publicamente por atrasar o pagamento de dois jogadores que já integram o elenco corinthiano: a compra do zagueiro Bruno Méndez junto ao Montevideo Wanderers, realizada na metade do ano passado; e o empréstimo (com opção obrigatória de compra) do volante Victor Cantillo, ex-Junior Barranquilla.

No caso de Méndez, por sinal, o Meu Timão apurou que o clube do Parque São Jorge até tentou um acordo de parcelamento, mas os uruguaios rechaçaram a possibilidade e acionaram à Fifa.

Veja a nota oficial do clube

O Sport Club Corinthians Paulista informa que as operações bancárias com o Banco BMG (R$ 25.406.667,09) com vencimento para março de 2020 e Banco Daycoval (R$ 44.697.099,35) com pagamentos trimestrais a partir de janeiro de 2020 estão de acordo com seu estatuto, não havendo antecipações de receitas superiores a 30% da receita bruta da agremiação. Importante destacar que os investimentos realizados em atletas somam R$ 107 milhões, que integram os ativos do clube e tais operações, todas contraídas junto à instituições financeiras, encontram-se nos balancetes disponibilizados mensalmente para análise do Conselho Fiscal e de seu Conselho de Orientação , assim como demonstrações financeiras anuais e orçamento estão disponíveis ao público em seu site.

Gastos excessivos seriam solucionados com um estatuto à la Flamengo?

Veja mais em: Nota oficial.

• VÍDEO: Os 10 gols mais bonitos de jogadores criticados no Corinthians (só golaço!)

• 20 jogadores que treinaram com Ronaldo Fenômeno no Corinthians que você não sabia ou não lembrava

[Rodrigo Vessoni] 20 jogadores que treinaram com Ronaldo Fenômeno no Corinthians que você não sabia ou não lembrava

• Victor Cantillo é titular absoluto do Corinthians em 2020

Rincón avalia colombianos do Corinthians e dá 'dica' para Cantillo cair nas graças da Fiel