Venha fazer parte da KTO
x

Fábio Augusto lamenta saída precoce do Corinthians e relembra caso de doping no clube

7.0 mil visualizações 25 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Fábio Augusto (o quarto jogador em pé, da esq. para a dir.) foi campeão com o Corinthians em 1997

Fábio Augusto (o quarto jogador em pé, da esq. para a dir.) foi campeão com o Corinthians em 1997

Arquivo Pessoal

Fábio Augusto defendeu o Corinthians em 1997 e no início do ano seguinte, mas pouco depois deixou o clube para jogar pelo Botafogo. Aposentado, o ex-corinthiano explicou por que se arrepende da troca de times e relembrou, também, o caso de doping que teve de enfrentar.

Pelo Corinthians, Fábio foi campeão paulista em 1997 e participou do início de um dos momentos mais vitoriosos do time. Com a chegada de Vanderlei Luxemburgo ao comando do time no final de 1997, Fábio Augusto acreditou que teria continuidade no clube, mas não aconteceu. Assim, o atleta não fez parte das conquistas dos Brasileiros em 1998 e 1999, do Mundial de 2000 e nem do Paulista de 2001.

"O Vanderlei chegou bem, me dando moral e coisa e tal, e eu tive lá... Não vou dizer um aborrecimento com ele, porque ele estava trazendo o Vampeta, e falou: 'Vou trazer o Vampeta, pra ele jogar no meio, e você jogar de ala', e eu falei: 'Pô, mas o Vampeta não joga de ala lá no PSV, Vanderlei? Deixa eu ficar na minha posição, no meio-campo', e o Vanderlei naquele jeito dele e tal, e aí surgiu a parada do Botafogo, logo assim que começou o Paulista do ano seguinte, de 98, e eu até me arrependo um pouco disso, sabia?", contou o ex-jogador, em entrevista ao Uol, que logo completou:

"Eu já era um jogador com 24 para 25 anos, mais ou menos formado, e eu pensei: 'Vou voltar para o Rio de Janeiro, jogar no Botafogo, morar perto de casa e etc', mas eu ainda tinha dois anos de contrato com o Corinthians, então, se eu pudesse voltar atrás, talvez eu não viria para o Botafogo, mas também não posso descartar que eu fui para um clube bacana, estaria perto de casa, mas, profissionalmente dizendo, assim, o Botafogo foi o único time que eu joguei e não ganhei título. Cheguei em duas finais com o Botafogo: uma do Rio-São Paulo e uma da Copa do Brasil (em 1999), contra o Juventude pela Copa do Brasil. Foi horrível", analisou o jogador.

Leia também:
Cria do Corinthians e ex-Vasco relembra Libertadores 2012 e conta causos de Cássio e Tite
Éderson detalha nova rotina durante quarentena e comenta concorrência no Corinthians: 'Problema bom'

Coincidentemente, na chegada de Luxemburgo ao Corinthians, o atleta estava voltando a campo após cumprir suspensão pelo doping. Na ocasião, Fábio Augusto tomou uma vitamina, com a liberação do médico do Corinthians Dr. Paulo Faria, que tinha uma substância proibida. O jogador foi pego no exame após o jogo e teve que cumprir suspensão de dois meses.

"Outro dia vi uma entrevista do Dr. Joaquim Grava (médico do Corinthians), e as pessoas falam algumas coisas na imprensa que têm que tomar cuidado, ainda mais hoje em dia. Eu, quando jogava, sempre fui um cara meio calado... Te falo que eu perdi até contratos de imagem, de patrocínio, porque sempre fui um cara muito na minha. Nunca fui chegado a esse negócio de imprensa, mas hoje eu entendo que é diferente. Não que o cara tem que ficar exposto o tempo todo na mídia, mas, pela exposição que os atletas têm hoje, é necessário que você tenha alguém pra conduzir e etc... Bom, e sobre o doping, eu ganhei essa vitamina de um cara do grupo Skank, atleticano, que viajou para os Estados Unidos e me deu, e disse: 'Olha, os caras do futebol americano estão usando isso aqui pra jogar direto', era um composto vitamínico como se fosse um Centrum. Eu peguei aquilo, mostrei pro médico do Corinthians, o Dr. Paulo Faria, ele olhou e disse: 'Pode usar, não tem problema nenhum. Gente finíssima o Dr. Paulo Faria. Eu joguei uma cacetada de jogos tomando essa vitamina, e aí chega o jogo pelo Campeonato Brasileiro, contra o Athletico Paranaense (1997). Assim que acabou o jogo eu caí no doping. Se eu tivesse com alguma coisa... Ninguém faz isso: eu já cheguei no vestiário mijando, minha urina estava toda concentrada", iniciou.

"Voltamos e o supervisor do Corinthians me chamou no canto e falou: 'Ó, Fabio, deu problema com o teu exame', e aí eu pensei: 'Deve ter trocado meu exame com o polonês que está lá, não é possível que tenha dado alguma coisa no meu exame', e aí eu pensei: 'Pô, será que foi aquela vitamina'? Mas eu estava tranquilo porque tinha mostrado para o Dr. Paulo Faria. Aí a gente veio para o Rio de Janeiro e eu acho que o Dr. Joaquim Grava pensou que os caras aqui do Rio não iam levar isso para frente, que isso não ia dar em nada; se eu falasse a verdade dava merda pra todo mundo. Aí fomos para a reunião e, no mesmo dia, a Globo já estava noticiando que eu tinha tomado um coquetel de não sei o quê e por isso que eu estava correndo mais que os outros... E há pouco tempo o Dr. Joaquim Grava falou que foi a minha irmã que me deu essa vitamina, porque minha irmã é nutricionista, e minha irmã nem sabia disso. Parece até que ele escreveu isso num livro, mas estou falando para você a verdade. Até minha mulher falou: 'Cara, fala a verdade, dá uma entrevista', só que eles acharam que, de repente, ia abafar o caso, e não foi assim. Eu sou jogador do Corinthians pego no doping, foi uma farpa para todo mundo aquilo ali. Parece que eu tinha usado cocaína, que eu era viciado, um troço assim, completamente desproporcional", pontuou e lamentou o ex-jogador.

Depois de defender o Corinthians e o Botafogo, Fábio Augusto jogou as Olimpíadas Militares em 2011 e depois encerrou sua carreira no River do Piauí, onde teve passagem por três meses.

Veja mais em: Ex-jogadores do Corinthians.

Veja Mais:

  • Corinthians oferece mais tempo de contrato para manter Cássio no elenco;

    Corinthians oferece contrato mais longevo para manter Cássio no elenco; veja proposta

    ver detalhes
  • Corinthians faz último treino de olho no Argentinos Juniors com mudanças

    Corinthians faz último treino de olho no Argentinos Juniors com mudanças; veja provável time

    ver detalhes
  • Corinthians encerra sexta rodada do Brasileirão na beira da zona de rebaixamento

    Corinthians encerra sexta rodada do Brasileirão na beira da zona de rebaixamento; veja tabela

    ver detalhes
  • Vic Albuquerque se aproxima do gol 100 no Corinthians e amplia liderança na artilharia histórica

    Vic Albuquerque se aproxima do gol 100 no Corinthians e amplia liderança na artilharia histórica

    ver detalhes
  • Cássio na Neo Química Arena

    Neto revela preocupação com possível saída de Cássio e analisa troca de goleiros no Corinthians

    ver detalhes
  • Comissão técnica da Seleção Brasileira acompanhará partida do Corinthians na Sul-Americana

    Comissão técnica da Seleção Brasileira acompanhará partida do Corinthians na Sul-Americana

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: