Venha fazer parte da KTO
x

Osmar Loss fala sobre retorno ao Corinthians, defende Sub-23 e detalha nova profissão no clube

950 visualizações 16 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Osmar Loss assume nova função dentro do Corinthians

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Após deixar o comando da equipe Sub-20 do Corinthians em 2017, Osmar Loss está de volta, agora com uma nova função. Assumindo o papel de coordenador das categorias de base do clube, ele detalhou suas atividades e defendeu o time Sub-23, bastante criticado.

Osmar Loss contou que mesmo antes do convite frequentava o clube e mantinha contato com Carlos Nujud (diretor do departamento amador) e Yamada (gerente), chegando até a ser "sondado", mas nada foi confirmado. Com a saída de Fernando Seabra para o Atlético-PR, Loss foi procurado e recebeu um convite oficial, que dessa vez foi aceito.

"Eu tenho muitos amigos no clube, no departamento profissional, no departamento de base... Mesmo antes de isso se tornar um convite eu frequentava bastante, assistindo aos jogos do sub-20, do profissional. Sempre tinha essa proximidade e, no final do ano passado, tive conversas com o Carlos Nujud e com o Yamada. Acabou não acontecendo, porque eu ainda não estava convicto do que eu pretendi. Neste ano, a gente retomou as conversas, eu fui fazer uma visita informal e acabou que o (Fernando) Seabra trocou o Corinthians pelo Athletico-PR e eles fizeram o convite. Eu tinha que tomar uma decisão, era uma mudança de função, pedi uns dias para poder entender. Foi mostrada a ideia deles e eu apresentei como achava que poderia ser utilizado nessa função. E depois de 10 dias a gente acabou concordando com a forma que achava melhor para a função, e eu aceitei o convite", contou em entrevista ao GloboEsporte.com.

Leia também:
Zagueiro do Corinthians Sub-20 fala sobre responsabilidade por mais novos e projeta temporada
'Garoto dos 100 gols' fala sobre chegada ao Corinthians e revela inspiração em ídolo alvinegro

Com a nova função, Loss deve acompanhar as categorias de base para poder sinalizar treinadores e jogadores sobre novas perspetivas, por exemplo. Além disso, ele é o principal responsável pela implementação do caderno orientador metodológico.

"A etapa que o Corinthians está nesse momento que eu cheguei é o de implementação do caderno orientador metodológico. O Corinthians tem um documento hoje, que não é um documento fechado porque o futebol está evoluindo e a cada momento vamos aprendendo uma situação. Mas é um documento que hoje está estabelecido, mostra como se inicia, se processa e se chega ao final da etapa. Meu trabalho principal nesse momento é implantar esse caderno nas diferentes categorias que nós temos. Poder dar o suporte para as comissões técnicas - e vou ter mais contato com elas do que com os jogadores - para que as comissões possam fazer o seu melhor desempenho, que é formar melhores jogadores para o Corinthians", pontuou.

"Todo treinador busca fazer o seu melhor, mas antes não havia um link com a categoria seguinte. E isso não é só no Corinthians, mas na grande maioria dos clubes. Um jogador passava um ano com o treinador do sub-14 e quando ele chegava no sub-15, o treinador da categoria fazia o trabalho da melhor forma, mas muitas vezes não conseguia conectar essas duas temporadas. Com esse caderno, a ideia é fazer conexões com todas as categorias. O caderno metodológico é um documento que orienta. O que eu devo aplicar nessa faixa etária, como eu devo aplicar, em que dose eu devo aplicar", detalhou o corinthiano, que já assumiu ter sentido falta de alguém com esse papel enquanto era treinador.

Outro ponto levantado por Loss foi sobre o Sub-23. Em 2019, primeiro ano da categorias no clube, o time foi bastante criticado pois não apresentava bons jogos, não conseguia resultados e fez uma temporada bastante abaixo da esperada. Tiago Nunes, no entanto, defendeu a existência da categoria e contou que pretendia utilizá-la com mais força dentro do clube. Assim como o treinador, o novo coordenador de base saiu em defensa do time e projetou melhoras - ela já havia falado sobre enxugar o elenco.

"O Corinthians está passando por um processo de aprendizagem de utilização dessa categoria, e a chegada do Tiago Nunes foi de suma importância, pois ele teve experiência no Athletico-PR, que é o time que tem melhor resultado no aproveitamento dos jogadores que ali estão, inclusive fazendo contratações de jogadores de times menores para passarem pelo sub-23. O Corinthians não teve os melhores resultados em campo, mas este primeiro ano serviu de muito aprendizado para a gente escolher melhor, colher melhores frutos. Vejo com grande expectativa a chance de tornar essa categoria importante para o clube", pontuou.

Veja mais em: Osmar Loss e Base do Corinthians.

Veja Mais:

  • Augusto Melo e Sergio Moura ouviram as cobranças da Gaviões da Fiel nesta quinta-feira

    Veja os assuntos cobrados pela Gaviões da Fiel em reunião com diretoria do Corinthians

    ver detalhes
  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians ocupa a terceira colocação do Grupo F após derrota na Argentina e empate do Racing, nesta quinta-feira

    Corinthians sai da zona de classificação da Sul-Americana após terceira rodada; veja tabela

    ver detalhes
  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Rodrigo Richard (com a mão levantada) é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Corinthians contrata novo zagueiro para o Sub-17 e chega a 27 reforços para as categorias de base

    ver detalhes
  • Duílio explica dívidas com elenco

    Ex-presidente do Corinthians comenta risco de rebaixamento e explica dívidas por direitos de imagem

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: