Venha fazer parte da KTO
x

Mancini destrincha nova tática e projeta sequência, mas não descarta volta de centroavante ao time

14 mil visualizações 71 comentários Reportar erro

Por Andrew Sousa e Rodrigo Vessoni

Mancini já implementa mudanças táticas no Corinthians

Mancini já implementa mudanças táticas no Corinthians

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Com apenas três jogos de Vagner Mancini, a torcida do Corinthians já consegue ver algumas mudanças significativas na forma de jogar da equipe. Nessa quarta-feira, por exemplo, ele escalou um time sem centroavante para bater o Vasco por 2 a 1, com tento heroico de Everaldo no fim.

Em sua coletiva, o treinador explicou um pouco do que colocou em campo para a partida - ele chegou a ser questionado sobre o esquema 4-1-3-2, que teve enorme sucesso com Jorge Jesus no Flamengo.

"Adotamos mesmo esse sistema, com uma linha de três a frente do Xavier, com dois atacantes por dentro. Ela surtiu efeito. Quando a equipe se encolhia, ela voltava no 4-4-2. Era uma variação para dar liberdade quando chegávamos a frente, mas quando recuava, tinha a necessidade de fazer essas duas linhas de quatro, às vezes no 4-4-2, às vezes no 4-4-1-1. Por que? Porque o Vasco afastava o volante para sair jogando com três e às vezes fazia saída com dois. Quando saiam com dois, o Cazares pegava o volante. Quando fazia de três, o Cazares ficava ao lado do Mantuan para não sofrermos com infiltração dos zagueiros por fora", explicou o treinador.

"O sistema tático, é óbvio que todo técnico tem seus preferidos, mas é importante olhar a característica do seu elenco. Isso acaba te dando respostas dentro de campo. Os atletas às vezes se sentem mais confortáveis jogando de um jeito ou de outro. Resumindo, tivemos variações e gosto que minhas equipes tenham. Saída de três, quatro. São variações que aos poucos vamos introduzindo, para mostrar algum tipo de surpresa sempre", completou.

Notícias relacionadas
Notícias relacionadas
Vagner Mancini define Mantuan como joia do Corinthians e afirma: Vai nos ajudar muito Vagner Mancini define Mantuan como joia do Corinthians e afirma: 'Vai nos ajudar muito'
Mancini justifica escolha por sequência de Marllon na zaga e avalia partida positiva do atleta Mancini justifica escolha por sequência de Marllon na zaga e avalia partida positiva do atleta

O tema, cabe destacar, já foi motivo de muito debate entre os torcedores na atual temporada. Nas redes sociais, vários alvinegros criticavam a insistência de Tiago Nunes em um esquema que parecia não encaixar com as características do elenco.

Próximos passos

Com a boa atuação, o treinador admitiu o desejo de dar sequência ao esquema, mesmo sem contar com Gustavo Mantuan, que se junta a Seleção Sub-20 e desfalca o Timão nos próximos dois jogos. Ainda que estude a possibilidade de manter o time sem uma referência, ele não descartou a volta de um camisa 9 - sobretudo Jô, que trata de lesão.

"A ideia é que comece a manter a mesma equipe. Mantuan se apresenta à Seleção, então não o teremos. Mas acho importante. Em alguns momentos fazer as trocas, temos um elenco grande e a equipe está sentindo os estímulos diferentes. Isso acaba mostrando uma certa fragilidade ao longo da partida, porque o atleta cansa com o estímulo diferente. Possivelmente eu tenha a volta do Jô contra o América, então vamos estudar. Sobre a participação dos atacantes, não podemos jogar um peso em Boselli e Jô. Hoje nós tínhamos um meia. O Cazares fez um grande jogo até cansar. Ele tem uma visão grande. A estratégia montada para hoje foi para isso, com a zaga do Vasco. Botar um jogador de velocidade que tivesse infiltrações. Em uma ele fez o gol e em outra acho que foi pênalti. O atleta entendeu a movimentação e a equipe cresceu", disse.

"Acho que temos uma situação que pode acontecer, mais uma alternativa, mas não quer dizer que seja sempre assim, sem centroavante. Sempre que tem dificuldade n montagem do elenco, você recorre ao que tem. O futebol é amplo, te dá possibilidades de mexer, mudar esquema, características... Se esperavam o centroavante, teve surpresa, porque o Mantuan foi falso 9, com jogo técnico. ele e Cazares incomodaram bastante. Pode ser usada essa alternativa. Sobre a cara do time, aos poucos colocamos nosso método de treinamento, que é meio diferente, e talvez por isso a equipe caia no segundo tempo, porque os estímulos são diferentes, conceitos diferentes... faz o jogador precisar de adaptação, e estão todos indo bem rápido atrás disso", finalizou.

E mais: olha o que Mancini aprontou no Corinthians contra o Vasco

Veja mais em: Vagner Mancini.

Veja Mais:

  • Corinthians desembarca no Rio de Janeiro com 24 jogadores para duelo no Brasileirão

    Corinthians desembarca no Rio de Janeiro com 24 jogadores para duelo contra o Flamengo; veja lista

    ver detalhes
  • Corinthians finaliza preparação para enfrentar o Flamengo

    Corinthians encerra preparação para enfrentar o Flamengo pelo Brasileiro; veja possível escalação

    ver detalhes
  • Ex-diretor do Corinthians rebate acusações de Augusto Melo em meio a troca de farpas

    Ex-diretor do Corinthians rebate acusações de Augusto Melo em meio a troca de farpas; veja vídeo

    ver detalhes
  • Wesley vem sendo sondado por equipes da Inglaterra, da Espanha e da Alemanha

    Augusto confirma multa rescisória de Wesley e revela quantas propostas Corinthians já recebeu

    ver detalhes
  • Gabriel Moscardo tem vínculo com o Corinthians até o final de junho de 2024

    Apto para jogar e não utilizado: entenda a situação de Moscardo nos seus últimos dias de Corinthians

    ver detalhes
  • Augusto Melo quitou as pendências que tinha com o atual elenco do Corinthians

    Corinthians quita pendências com elenco e comissão técnica após dias de atraso; saiba detalhes

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: