Venha fazer parte da KTO
x

Análise: Corinthians não sabe mais sofrer e precisa melhorar se quiser coisas boas no ano

8.5 mil visualizações 121 comentários Reportar erro

Corinthians vai bem com a bola e consegue controlar quase todos os adversários, mas se defende mal

Corinthians vai bem com a bola e consegue controlar quase todos os adversários, mas se defende mal

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O Corinthians é um time, sabe o que fazer com a bola e tem cada vez mais individualidades aparecendo. A vitória contra a Chapecoense confirma o que já venho dizendo desde o começo do torneio: o time é de meio de tabela e não vai brigar contra o rebaixamento. Uma constatação é necessária: não sabe mais sofrer.

Os grandes e até os médios Corinthians dos últimos tempos tinham várias características diferentes entre si, mas todos sabiam sofrer, como gosta de dizer Tite. O que é saber sofrer? No momento em que o adversário tem a bola, saber travar os principais lances e não deixar que o oponente finalize com perigo.

Tite fazia uma linha baixa, com pouco espaço entre os defensores, impedindo que houvesse criação de qualidade. Carille valorizava o fechamento do funil - um espaço imaginário que compõe a faixa central do campo entre a entrada da área e a marca do pênalti -, além de ter sempre uma linha de quatro defensores formada, sem botes altos e adivinhação.

O time de Sylvinho, com todo o mérito, consegue trabalhar bem a bola, valoriza a posse e tem feito o adversário balançar de um lado para o outro em busca do gol. Nesta quinta, a fragilidade da Chape deixou tudo mais fácil e o gol de até demorou, mas os 15 minutos finais serviram para comprovar que o time definitivamente não tem mais o dom de antigamente.

Notícias relacionadas
Notícias relacionadas
Corinthians vence a Chapecoense fora de casa e chega a seis jogos sem perder no Brasileirão Corinthians vence a Chapecoense fora de casa e chega a seis jogos sem perder no Brasileirão

Mesmo com uma criação sofrível, pouco jogo coletivo e raras individualidades, o time catarinense conseguiu empurrar o Corinthians para trás com facilidade, dominou quase todas as bolas passadas entrelinhas e finalizou quatro vezes do funil na reta final do jogo, algo inimaginável em anos anteriores.

Sem a bola, os corinthianos têm mostrado dificuldades para achar o tempo de abordagem na marcação e não conseguem preencher os espaços necessários, criando incríveis situações de gol diante de um adversário que, até os minutos derradeiros, não conseguira entrar na área alvinegra.

E o filme é repetido toda vez que o Corinthians perde a posse de bola e precisa se defender no seu campo. Foi assim que aconteceu contra América-MG, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Fluminense e nesta quinta, sempre com os rivais sendo capazes de ganhar terreno e levar perigo com muita facilidade, mesmo em jogos nos quais o Timão parecia absoluto.

Esse é o ponto que Sylvinho precisa melhorar daqui para frente, corrigindo posicionamentos e diminuindo a possibilidade dos adversários finalizarem em condição de fazer o gol. Não vai ser sempre que o Corinthians conseguirá ter a posse e o controle do meio-campo.

Veja mais em: Sylvinho e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • Corinthians chegou ao Paraguai na noite desta segunda-feira

    Três voltas e três baixas: Corinthians desembarca com 24 jogadores no Paraguai; veja lista

    ver detalhes
  • Corinthians bate o Botafogo em jogo de pouca criatividade e segue invicto no Brasileirão Feminino

    Corinthians bate o Botafogo em jogo de pouca criatividade e segue invicto no Brasileirão Feminino

    ver detalhes
  • Kadu Mello ao lado de dirigentes do Corinthians na parte de imprensa da Neo Química Arena

    Familiares e conhecidos de Augusto Melo deixam de frequentar o Corinthians após incômodo do elenco

    ver detalhes
  • Jô deixou o Corinthians em 2022

    Ídolo do Corinthians é preso no interior de São Paulo

    ver detalhes
  • Yuri Alberto participou normalmente da atividade com bola e pode voltar a ser relacionado

    Corinthians finaliza trabalhos para enfrentar o Nacional pela Sul-Americana; veja possível time

    ver detalhes
  • Diego Palacios saiu machucado na sua estreia com o manto do Timão e chegou a 100 dias no departamento médico

    Diego Palacios chega a 100 dias no departamento médico do Corinthians; relembre lesão

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: