Comissão de Ética do Corinthians arquiva representação contra conselheiro por ato machista

1.7 mil visualizações 68 comentários

Por Meu Timão

Há recurso para arquivamento do caso, mas conselheira não deve recorrer

Há recurso para arquivamento do caso, mas conselheira não deve recorrer

Rodrigo Vessoni/Meu Timão

As representações contra o conselheiro Manoel Ramos Evangelista, conhecido como Mané da Carne, foram arquivadas pela Comissão de Ética e Disciplina do Conselho Deliberativo do Corinthians. Em novembro, Mané da Carne foi acusado por um ato machista contra a também conselheira Analu Tomé. A informação foi divulgada pelo colunista Perrone, do UOL Esporte.

A decisão pelo arquivamento aconteceu após o conselheiro e relator do caso, Carlos Roberto Elias, apresentar um parecer que foi aceito pelos componentes da Comissão de Ética e Disciplina do Conselho do clube. Cabe recurso para as conselheiras que entraram com a representação.

Segundo Elias, o principal motivo para arquivar o caso é que, o que acontece no WhatsApp "não tem previsão estatutária ou regulamento próprio que o estabeleça de canal oficial de comunicação entre os conselheiros". Assim, o caso deve ser resolvido na esfera comum.

Mané da Carne e o presidente da Comissão de Ética e Disciplina do Corinthians, André Luis de Oliveira, conhecido como André Negão, pertencem ao grupo político do ex-presidente Andrés Sanchez.

Apesar da possibilidade de recurso, Analu Tomé afirmou que não irá recorrer. "Não vou recorrer porque é um desgaste muito grande pra mim, né? Me desgastar com esse tipo de coisa. Eu fiz o que deveria ser feito e eu não vou recorrer porque eu sei que não vai dar em nada", afirmou à reportagem.

"É totalmente incoerente a decisão, é incoerente e é hipocrisia. Porque o Corinthians tem a hashtag respeita as minas, mas de fato não leva isso ao pé da letra. Na verdade é um jogo de marketing ligado ao futebol feminino, apenas. Mas dentro do Corinthians, com as conselheiras, com as mulheres corintianas ainda tem o desrespeito", denunciou a conselheira.

O caso

Em novembro de 2021, as conselheiras Analu Tomé e Susy Miranda Sanchez entraram com representações no Conselho de Ética e Disciplina cobrando um posicionamento em relação às ofensas machistas de Mané da Carne, uma semana antes.

No dia 12 de novembro, Analu expôs uma mensagem enviada por Mané de Carne em um grupo de WhatsApp. Nela, o conselheiro diz para a colega "arrumar um tanque de roupa pra se divertir". Dias depois, outra mensagem de Mané da Carne, dessa vez em áudio e com ameaças, foi enviada no grupo de conselheiros do clube.

"Agora, puseram uma Lei Maria da Penha que, se puser qualquer coisa, se disser um 'ó' pra elas, elas dizem 'ah, machista', e elas estão me julgando agora. Elas podem tudo e nós não podemos nada. Mas, comigo não tem esse negócio, não. Se uma mulher me ofendeu, vou pra cima dela e dou-lhe murro mesmo", afirmou em um trecho - leia transcrição completa do áudio aqui.

Na ocasião, o Corinthians divulgou uma nota oficial sobre o caso e lamentou o ocorrido. Apesar de caracterizar o incidente como uma "questão particular entre os dois integrantes", o clube afirmou que daria atenção à denúncia.

Veja mais em: Parque São Jorge.

Veja Mais:

  • Corinthians enfrenta o Boca Juniors nesta terça-feira

    Confira as três opções para assistir ao jogo entre Corinthians e Boca Juniors pela Libertadores

    ver detalhes
  • Rafael Ramos foi acusado de racismo por Edenilson durante partida entre Corinthians e Internacional no último sábado

    Confira os desdobramentos do suposto caso de injúria racial de Rafael Ramos contra Edenilson

    ver detalhes
  • Grupo segue no Aeroporto de Guarulhos aguardando a solução e com a esperança de chegar em Buenos Aires para o jogo

    Empresa cancela voo e atrasa embarque de mais de 200 torcedores do Corinthians; entenda

    ver detalhes
  • Maycon deve ser um dos titulares do Corinthians na Bombonera.

    Corinthians enfrenta o Boca Juniors de olho em classificação antecipada na Libertadores; saiba tudo

    ver detalhes
  • Torcida do Corinthians esgotou todos os ingressos disponíveis para o jogo contra o Boca Juniors

    Corinthians consegue aumento de carga de ingressos contra o Boca Juniors; entradas estão esgotadas

    ver detalhes
  • Corinthians enfrenta São Paulo pelo Brasileirão neste domingo, às 16h, na Neo Química Arena

    Corinthians abre venda de ingressos para clássico contra o São Paulo no Brasileirão; veja valores

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

x