Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians 'some' das redes sociais por três dias em campanha contra a violência no futebol

19 mil visualizações 247 comentários Reportar erro

Por Meu Timão

Corinthians publica carta a um futebol sem ódio e faz apagão nas redes sociais

Corinthians publica carta a um futebol sem ódio e faz apagão nas redes sociais

Reprodução/Twitter

Nesta sexta-feira, o Corinthians iniciou uma campanha contra o clima de violência no futebol e a disseminação de ódio e fake news nas redes sociais. A primeira ação do clube foi realizar um apagão em seus perfis oficiais.

Por meio de nota oficial, o clube comunicou que não fará qualquer ação de comunicação nas redes sociais entre às 10h desta sexta-feira e às 10h da próxima segunda-feira, dia 25 de abril - confira a nota completa abaixo.

Nas redes sociais, todos os perfis relacionados ao clube agora contam com a mesma foto. Um fundo preto com a hashtag Futebol Sem Ódio. Além do perfil principal, os perfis do time feminino, do futsal e do basquete também foram alterados.

"Esta medida visa conscientizar a fiel torcida e a sociedade em geral a respeito do discurso de ódio, tornando o debate do futebol especialmente tóxico e chegando ao extremo do risco físico e trauma psicológico para os profissionais do esporte - atletas ou não - e suas famílias", escreveu o clube em trecho da nota.

A campanha adotada pelo Corinthians acontece após ameaças recentes sofridas por quatro jogadores. O goleiro Cássio, o zagueiro Gil, o meia Willian, o volante Paulinho e os familiares dos mesmos foram ameaçados nas redes sociais.

"Não podemos mais permanecer imóveis diante de um contexto que ameaça todos os clubes e jogadores. É preciso que a sociedade reflita sobre qual futebol quer para si, para suas famílias, para o presente e para o futuro", disse o presidente Duilio Monteiro Alves.

O clube ainda publicou um vídeo, na voz do MC Hariel e do rapper Ice Blue, em que deixa uma carta ao futebol sem ódio - assista vídeo abaixo.

"O Sport Clube Corinthians Paulista entende que chegou a hora de lutar por um futebol sem ódio. Nos últimos dias, notamos a crescente disseminação de fakenews, postagem de ódio divulgadas nas redes sociais com a intenção de intimidar e oprimir jogadores, dirigentes e suas famílias", diz a voz de Mc Hariel.

"À nação corinthiana, pediremos compreensão pelas nossas medidas futuras. Aceitaremos e respeitaremos as cobranças como sempre, mas não vamos nos calar diante as atitudes de poucos que disseminam o ódio, a violência e a desinformação. A partir de agora, também é parte da nossa luta diária pelo bem do esporte", completa Ice Blue.

O Corinthians ainda informou que mais medidas serão tomadas envolvendo todas as diretorias. O clube destacou que espera que a "imprensa, influenciadores, usuários e empresas de redes sociais também se engajem no necessário debate por um ambiente saudável para a prática, a vivência e a paixão pelo futebol profissional, dentro do espírito esportivo e democrático que guia o Corinthians desde sua fundação".

Confira o vídeo publicado pelo Corinthians

Veja a nota oficial completa divulgada pelo Corinthians

O Sport Club Corinthians Paulista entra nesta sexta-feira (22) em uma das causas mais importantes de seus mais de 111 anos de história. O clube do Parque São Jorge vai se posicionar contra o clima de violência no ambiente do futebol e a disseminação do ódio e das fake news nas redes sociais por meio de um apagão de comunicação. Nenhuma postagem será feita pelas redes sociais do clube e nenhuma ação de comunicação será realizada entre as 10h desta sexta-feira (22) e as 10h da próxima segunda-feira (25).

Esta medida visa a conscientizar a fiel torcida e a sociedade em geral a respeito do discurso de ódio, tornando o debate do futebol especialmente tóxico e chegando ao extremo do risco físico e trauma psicológico para os profissionais do esporte - atletas ou não - e suas famílias.

Além disso, não deixamos de notar que há quem aproveite o estado de permanente indignação para monetizar a repercussão de fake news, seja nas redes sociais ou em parte da imprensa tradicional, como se viu na semana passada, quando a operação de nosso estádio foi acusada de racismo ao cumprir a lei e barrar dois menores desacompanhados que tentavam entrar para assistir a uma partida apresentando ingressos inválidos.

“Não podemos mais permanecer imóveis diante de um contexto que ameaça todos os clubes e jogadores. É preciso que a sociedade reflita sobre qual futebol quer para si, para suas famílias, para o presente e para o futuro”, afirma Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians.

Recentemente, os jogadores Cássio, Gil, Willian e Paulinho e seus familiares foram expostos a ameaças feitas por torcedores, fato que se repetiu em outros clubes. Esse ódio também se estende a dirigentes, árbitros e jornalistas, o que mostra a urgência de abordar o tema e enfrentar a situação de forma efetiva e abrangente.

Esta primeira medida do Corinthians será seguida por outras que envolverão todas as diretorias e todo o ecossistema do clube, de forma que imprensa, influenciadores, usuários e empresas de redes sociais também se engajem no necessário debate por um ambiente saudável para a prática, a vivência e a paixão pelo futebol profissional, dentro do espírito esportivo e democrático que guia o Corinthians desde sua fundação.

Atenciosamente,

Sport Club Corinthians Paulista.

Veja mais em: Diretoria do Corinthians e Ações de marketing.

Veja Mais:

  • António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades de olho no Fluminense

    António Oliveira faz testes e monta Corinthians com novidades para encarar o Fluminense; confira

    ver detalhes
  • Membros das torcidas organizadas do Corinthians se reuniram com elenco e diretoria do Corinthians no CT Joaquim Grava

    Veja temas discutidos na reunião no CT entre torcidas organizadas, elenco e técnico do Corinthians

    ver detalhes
  • Raniele foi o "garoto-propaganda" do ensaio

    Imagem da nova camisa do Corinthians vaza na internet; veja modelo

    ver detalhes
  • Corinthians supera o São José em jogo truncado e chega a segunda vitória na Liga Nacional de Futsal

    Corinthians supera o São José em jogo truncado e chega à segunda vitória na Liga Nacional de Futsal

    ver detalhes
  • Claudinei Alves (à direita da foto, de camisa azul) reforçou a vontade quanto à reativação do Sub-23

    Diretor do Corinthians sugere reativação do Sub-23 e explica condições para retomada

    ver detalhes
  • Rubens Gomes caminhando no CT Joaquim Grava, no começo deste ano; ele foi para o local nesta sexta-feira

    Rubão reaparece no CT do Corinthians em meio a 'fervura' nos bastidores

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Fj

    Ranking: 450º

    Fj 3493 comentários

    @flavio.junior30 em

    Bela atitude do Corinthians. Tem que começar a punir também jornalistas

  • Foto do perfil de Erick

    Ranking: 1921º

    Erick 1092 comentários

    @erick.rodrigues2 em

    Ódio faz parte da sociedade como um todo. Não é exclusividade do futebol. Na internet então, as coisas são piores, as pessoas "se libertam" e mostram seu verdadeiro lado que geralmente escondem no dia a dia. Tempos sombrios irmão.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de George

    Ranking: 57º

    George 14810 comentários

    247º. @georgearcienega em

    Pois esse rodízio está criando ódio na fiel torcida!

  • Foto do perfil de JIVALDO

    Jivaldo 145 comentários

    246º. @jivaldo.da.silva.via em

    Parabéns pelo atitude que vocês tiveram não fala por que vocês jogadores comissão técnica fizeram para o jogo contra o Palmeiras vocês todos estão de parabéns não fala por que vocês apagaram tudo na rede sociais e quando entram em campo vocês simplesmente não entram em campo deixaram o adversário joga sozinho isso que vocês fizeram foi uma vergonha total parabéns por essa atitude #futebol sem ódio agora faz a outra que tenho certeza que vai dá mais certo # queremos jogadores que tem comprometimento com a camisa do Timão por que esses que estão aí toma três gols e parece que está tudo bem vergonha na cara desses jogadores que não merece vesti a camisa do Timão

  • Foto do perfil de Joao Marcos Sirillo

    Joao 36 comentários

    245º. @joao.marcos.sirillo em

    Isso e mais uma safadeza dos dirigentes, para não se comprometer, quando esses aleijados tomam um cacete...se escondem com edsas conversinhas...tecnico, jogadpres e dirigentes covardes e sa fa dos...

  • Foto do perfil de Juninho

    Ranking: 2182º

    Juninho 975 comentários

    244º. @odail.rodriguez em

    Tem que lutar muito contra isso, e punir também, as autoridades são os maiores responsáveis por todas ameaças e violência, pois não há punição a altura, para que possa inibir essas ações covardes desses bandidos que se acham no direito de fazer o que bem entendem. Se isso continuar, quem vai querer jogar no Corinthians? Recebendo ameaças?

  • Foto do perfil de Fabio

    Fabio 145 comentários

    243º. @fabio.luciano.schmit em

    Bela atitude do clube, mas por alguns comentários que vejo aqui infelizmente não sei se vai ter algum efeito. Muitos se escondem atrás de um teclado pra fazer aflorar suas frustrações. E um grande culpado por essa violência é a própria mídia que hoje mais parece uma arquibancada do que um programa de informação.