Nove pentacampeões com a Seleção há 20 anos vestiram as cores do Corinthians; veja a lista

3.1 mil visualizações 18 comentários

Por Guilherme Silvério Célio

Brasil campeão do Mundo em 2002; Dida, Vampeta e Ricardinho eram jogadores do Corinthians

Brasil campeão do Mundo em 2002; Dida, Vampeta e Ricardinho eram jogadores do Corinthians

Imago by Getty Images

O dia 30 de junho ficou marcado para os torcedores brasileiros. Há 20 anos, a Seleção Brasileira batia a Alemanha, por 2 a 0, no International Stadium, em Yokohama, no Japão, e se sagrava campeã da Copa do Mundo pela quinta vez na história. Na ocasião, o Corinthians era representado por três jogadores - outros seis passaram pelo clube depois.

Os três que vestiam as cores do Timão na época da disputa foram o goleiro Dida, o volante Vampeta e o meia Ricardinho. O trio foi convocado pelo técnico Luiz Felipe Scollari e representou o Corinthians. A equipe do Parque São Jorge, vale destacar, era a com mais jogadores convocados para a disputa da Copa do Mundo de 2002 juntamente do São Paulo.

Nenhum dos três, porém, atuou na partida da final contra a Alemanha. Para a ocasião, Felipão escalou o Brasil com: Marcos; Lúcio, Edmílson e Roque Júnior; Cafu, Gilberto Silva, Kléberson, Ronaldinho e Roberto Carlos; Rivaldo e Ronaldo. Juninho Paulista e Denílson entraram no decorrer da partida.

O Corinthians, no entanto, viu outros seis nomes pentacampeões vestirem suas cores em outros momentos. O principal deles foi Ronaldo Fenômeno - o ex-atacante, inclusive, foi quem marcou os dois gols da vitória contra a Alemanha na final.

Além dele, Rivaldo, Luizão, Edílson, Roberto Carlos e Anderson Polga também passaram pelo Corinthians.

O Meu Timão relembra abaixo um pouco da trajetória dos pentacampeões brasileiros que passaram pelo Parque São Jorge. Confira!

Dida

Dida, convocado por Felipão para a Copa do Mundo de 2002, é considerado por muitos o melhor goleiro que já passou pelo Corinthians. Conhecido por sua frieza e bom desempenho em defesas de pênaltis, nos seus primeiros dez meses de clube defendeu seis cobranças.

Dida teve duas passagens pelo Timão. A primeira entre 1999 e 2000; a segunda entre 2001 a 2002, ambas emprestadas pelo Milan. O jogador conquistou quatro títulos pelo Corinthians: Campeonato Brasileiro de 1999, Mundial de Clubes de 2000, Copa do Brasil e Torneio Rio-São Paulo de 2002.

Ao todo o goleiro disputou 95 partidas com a camisa alvinegra. O arqueiro conseguiu 53 vitórias, 22 empates e 20 derrotas. Atualmente, Dida é o treinador de goleiros do Milan.

Vampeta

Vampeta chegou ao Corinthians em 1998, como indicação do técnico Vanderlei Luxemburgo. O volante, ao lado de Rincón, formou uma das melhores duplas de meio-campo do futebol brasileiro. Juntos eles foram campeões paulistas, brasileiros e mundiais.

Após sua primeira passagem no clube, o ex-jogador, retornou ao clube em outras duas oportunidades. No ano de 2002, foi campeão da Copa do Brasil e do Torneio Rio-São Paulo, além de conquistar o Copa do Mundo pelo Brasil.

Comemorou o título do pentacampeonato da Seleção Brasileira, em 2002, vestindo a camisa do Corinthians e dando cambalhotas na rampa do Palácio do Planalto em Brasília, diante do então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.

Vampeta teve sua terceira passagem pelo Timão em 2007, na tentativa de salvar o clube do rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Somando suas três passagens pelo Corinthians, o ex-atleta disputou 268 jogos, com 129 vitórias, 64 empates, 75 derrotas e marcou 17 gols. O ex-jogador, atualmente, trabalha como comentarista esportivo.

Ricardinho

Ricardinho chegou ao Timão no ano de 1998, vindo do Bordeaux, da França, e ficou até julho de 2002 na equipe. Durante essa passagem, Ricardinho conquistou sete títulos pelo Corinthians. Foram eles: Brasileiro (1998 e 1999), Paulistão (1990 e 2001), Mundial de Clubes (2000), Copa do Brasil (2002) e Rio-São Paulo (2002).

O jogador foi convocado de surpresa para a Copa do Mundo de 2002. O volante Emerson lesionou o ombro de última hora e não se recuperaria a tempo de conseguir jogar a competição. Com isso, Ricardinho foi o escolhido do técnico Luiz Felipe Scollari. O atleta recebeu a notícia através de uma ligação enquanto estava na missa em uma igreja de sua cidade natal, Curitiba.

Ricardinho teve uma segunda passagem pelo Corinthians. No ano de 2006, o atleta retornou ao clube, mas logo foi embora. Juntando suas duas passagens, foram 277 jogos e 66 gols marcados pelo Timão. O ex- atleta se aposentou em 2011 e atualmente é comentarista esportivo.

Os campeões que jogaram no Corinthians em outras épocas

Além dos representantes da época, outros seis jogadores que integraram o elenco do pentacampeonato tiveram passagem pelo Timão em outros momentos. A dupla de ataque titular do Brasil, Ronaldo e Rivaldo, por exemplo, passou pelo Corinthians.

O Fenômeno chegou em 2009 e ficou até o começo de 2011, conquistando a Copa do Brasil e o Paulistão daquele ano. Ao todo o ex-atacante marcou 35 gols em 69 partidas disputadas. Já Rivaldo atuou durante um ano pelo Timão, entre 1993 e 1994. Durante sua passagem pelo clube, o ex-jogador disputou 62 partidas e marcou 22 gols.

Outros dois conhecidos da Fiel presentes no Japão foram Luizão e Edílson. A dupla chegou a atuar na mesma época pelo Timão, conquistando títulos juntos. Foram campeões brasileiros de 1999 e do Mundial de Clubes de 2000 comandando o ataque corinthiano.

Roberto Carlos e Anderson Polga foram os últimos dois que passaram pelo Corinthians. O lateral absoluto da Seleção Brasileira e considerado um dos melhores da história do futebol em sua posição, chegou ao Timão no começo de 2010 e saiu no início de 2011. Durante sua passagem disputou 64 partidas. Já o zagueiro teve uma breve passagem pelo clube, onde atuou em apenas três oportunidades e estava no elenco que foi campeão mundial em 2012.

Confira todos os convocados para a Copa do Mundo de 2002

Goleiros

  • Marcos - Palmeiras
  • Dida - Corinthians
  • Rogério Ceni -São Paulo

Defensores

  • Cafu - Roma
  • Belletti - São Paulo
  • Roberto Carlos - Real Madrid
  • Junior - Parma
  • Lúcio - Bayern Leverkusen
  • Roque Junior - Milan
  • Anderson Polga - Grêmio
  • Edmílson - Lyon

Meio-campistas

  • Vampeta - Corinthians
  • Gilberto Silva - Atlético - MG
  • Kleberson - Athletico - PR
  • Ricardinho - Corinthians
  • Juninho Paulista - Flamengo
  • Kaká - São Paulo

Atacantes

  • Denílson - Real Bétis
  • Edílson - Cruzeiro
  • Rivaldo - Barcelona
  • Ronaldinho Gaúcho - PSG
  • Ronaldo - Inter de Milão
  • Luizão - Grêmio

Veja mais em: Corinthianos na Seleção.

Veja Mais:

  • Willian deixa o Corinthians poucos dias antes de segunda passagem pelo clube completar um ano

    Willian explica saída do Corinthians, revela bastidores de despedida e deixa recado para a Fiel

    ver detalhes
  • Corinthians confirmou a saída de Willian nesta sexta-feira

    Corinthians confirma saída de Willian do clube; veja nota

    ver detalhes
  • Corinthians tem conversas para tentar contratação de Michael, hoje no Al-Hilal, da Arábia Saudita

    Corinthians tenta a contratação de Michael, ex-atacante do Flamengo; saiba mais

    ver detalhes
  • Filipe chegou a treinar diversas vezes no profissional do Corinthians, mas nunca teve a chance de jogar

    Corinthians e ex-goleiro do Sub-23 fazem acordo extrajudicial; veja os detalhes

    ver detalhes
  • Corinthians iniciou venda de ingressos para duelo pela Copa do Brasil

    Corinthians abre venda de ingressos para duelo decisivo pela Copa do Brasil; veja detalhes

    ver detalhes
  • Corinthians treinou nesta quinta-feira de olho no Palmeiras

    Corinthians se reapresenta e inicia preparação para enfrentar o Palmeiras

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

x