CBF emite nota oficial sobre episódios de violência e cita suspensão de jogo do Corinthians

Corinthians e Goiás tiveram jogo suspenso pelo STJD

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu nota oficial para lamentar os episódios de violência que aconteceram no futebol brasileiro neste final de semana. A entidade também citou a suspensão da partida entre Corinthians e Goiás, que não ocorreu para evitar conflitos entre torcedores.

"A CBF lamenta os episódios de violência ocorridos nos jogos Ceará x Cuiabá, pela Série A do Campeonato Brasileiro, e Sport x Vasco, pela Série B, assim como a necessária suspensão da partida Goiás x Corinthians, ontem, pela Série A, para evitar conflitos entre torcedores. A entidade acredita que atos como esses afastam dos estádios os verdadeiros torcedores e as famílias, os patrocinadores e a boa imagem do futebol num mundo que busca hoje novos horizontes", diz trecho da nota oficial - veja completa abaixo.

No último sábado, o STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportivo) suspendeu o compromisso do Timão na rodada pelo Campeonato Brasileiro. O órgão tomou a decisão após o Tribunal de Justiça de Goiás decidir que o duelo contra o time goiano deveria ser com torcida única, alegando que seria para evitar conflito entre torcedores. O Corinthians recorreu da decisão, o que levou a suspensão do duelo.

O final de semana do futebol brasileiro ficou marcado por episódios de violência. Nas partidas entre Ceará e Cuiabá, pela Série A, e Sport contra o Vasco, pela Série B, torcedores dos clubes mandantes invadiram o gramado e causaram confusões.

Com jogo anulado, o Corinthians manteve sua programação e retornou para São Paulo no mesmo dia, para continuar a preparação para a final da Copa do Brasil, na quarta-feira, contra o Flamengo. Inclusive, nesta segunda-feira, a equipe alvinegra faz um treino aberto para seus torcedores, na Neo Química Arena, a partir das 16h.

Veja a nota completa da CBF

A CBF lamenta os episódios de violência ocorridos nos jogos Ceará x Cuiabá, pela Série A do Campeonato Brasileiro, e Sport x Vasco, pela Série B, assim como a necessária suspensão da partida Goiás X Corinthians, ontem, pela Série A, para evitar conflitos entre torcedores.

A entidade acredita que atos como esses afastam dos estádios os verdadeiros torcedores e as famílias, os patrocinadores e a boa imagem do futebol num mundo que busca hoje novos horizontes. A CBF aguarda que o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) atue com o rigor necessário para banir os responsáveis pelas cenas chocantes ocorridas justamente no ano em que o futebol brasileiro tem muito a comemorar com os estádios lotados e os campeonatos sendo organizados com êxito nas quatro divisões. A entidade aguarda também sanções severas na esfera criminal.

- Estamos indignados com as imagens que vimos hoje nas duas partidas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, competições com números recordes de participação popular nos estádios e que está sendo marcado pelo retorno das famílias. Esperamos que o STJD tome posições duras. Nos colocamos no lugar dos pais daquela criança desmaiada em Fortaleza. Nós aguardamos que punições drásticas sejam tomadas pelo tribunal. O futebol brasileiro não tem mais espaço para a violência e o retrocesso - afirma o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Veja mais em: Corinthians x Goiás e Campeonato Brasileiro.

Cássio não é mais jogador do Corinthians

Da chegada como desconhecido a ídolo: relembre a trajetória de Cássio com a camisa do Corinthians

• O Corinthians aumentou o valor do patrocínio em R$ 90 milhões

Corinthians renegocia e assina contrato de mais de R$ 300 milhões com a Brax; entenda