Venha fazer parte da KTO
x

Presidente de empresa responsável por iluminação da Neo Química Arena revela bastidores de reforma

18 mil visualizações 77 comentários Reportar erro

A Neo Química Arena trocou sua iluminação nessa temporada

Danilo Fernandes / Meu Timão

A Neo Química Arena passou por diversas reformas no período após a eliminação do Campeonato Paulista. Uma delas foi a troca de todo o sistema de iluminação. Foram retirados 352 projetores antigos e instalados 220 novos de olho em economizar energia e diminuir gastos com manutenção. Em exclusiva ao Meu Timão, Daniel Tatini, presidente da Signify, empresa responsável pela troca, relembrou o começo da obra e revelou que a instalação aconteceu em tempo recorde.

Inicialmente esse tipo de projeto demora de 30 a 45 dias para ser concluído. A instalação na Neo Química Arena, porém, ocorreu em tempo recorde e todo o processo foi feito em 15 dias.

"Foi feito em tempo recorde. Em menos de 15 dias foi feito tudo. Lembro que na mesma noite que o Corinthians foi eliminado para o Ituano (nas quartas do Paulista) meu telefone tocou falando ‘começa amanhã’. Para você trocar a iluminação do estádio você precisa de uma janela que não vai ter jogo e entre a saída do Campeonato Paulista, o começo do Brasileiro e a estreia na Libertadores eram todas incertezas que não sabíamos. Tínhamos 15 dias. Cada projetor, dos que estavam lá e os novos, pesam cerca de 30 kg. Imagina você descer daquela altura 350 projetores? Existe toda uma logística", disse Daniel Tatini.

"Temos um departamento de gestão de projeto e fizemos visitas ao estádio antes. Todo o trabalho de instalação foi feito pela equipe da Arena, não por nós. Não vou te dizer que não houve nenhum problema operacional, mas aqui preciso tirar o chapéu tanto para nossa equipe quanto para a do Corinthians. Lembro que o Márcio de Luna (gerente da Neo Química Arena) falou ‘esses caras fazem milagre’ e eles realmente fizeram. Instalar em 15 dias não é fácil", completou.

Nesses 15 dias foram removidos 352 projetores e instalados 220 novos, que contam com iluminação de LED. Além da troca de quantidade, foi instalado o software Interact Sports, que permite que o clube administre por completo o uso desses refletores. O movimento foi visto como "visionário" pelo especialista, já que também pode render dinheiro aos cofres alvinegros. A expectativa é que haja economia de ao menos 50% no consumo de energia. Daniel aponta, também, que o Corinthians deve economizar com manutenção, já que o novo sistema exige menos reparos.

"A tecnologia que a gente trocou exigia que se trocasse cerca de 20% das lâmpadas todo ano, que são 70 lâmpadas. Só que cada lâmpada dessa custa em média R$ 2.000/2.500. A manutenção das lâmpadas custava, no mínimo, R$ 150 mil por ano. É um custo muito alto para o clube com uma tecnologia antiga", revelou o presidente da Signify.

"Então eles (diretoria do Corinthians) começaram a olhar as possibilidades e encontraram na iluminação LED a manutenção, que você deixa de ter esse gasto contínuo e nos chamaram para criar esse projeto com os objetivos de: atender aos níveis técnicos exigidos; economizar 50% ou mais da conta de energia, porque essa tecnologia nova permite que você economize; e diminuindo também os custos de manutenção anuais", concluiu.

Por que trocar a iluminação da Neo Química Arena?

A Neo Química Arena sempre se destacou por ser um dos estádios mais modernos da América do Sul, tanto na qualidade em campo quanto fora dele. No entanto, o projeto antigo estava começando a ficar defasado em comparação aos demais. Foi por esse motivo que o Corinthians optou por realizar a troca.

"Nasce de um motivo muito simples: existem normas. A Fifa tem o seu nível de iluminação, a Conmebol tem o seu e a CBF tem o seu nas Séries A, B, C e D e cada uma é diferente. Quanto mais importante o evento, melhor é a especificação técnica da iluminação do campo. Com o projeto antigo, a Arena começava a ter um pouco de dificuldade", explicou Daniel Tatini.

"Para ter ideia, a iluminação antiga tinha 352 projetores de 2.000 watts de lâmpadas normais, que acabam queimando. Na final da Copa do Brasil contra o Flamengo ano passado queimou, por exemplo. Era uma tecnologia antiga que nos serviu durante muitos anos, mas era o momento de troca não só de produto, mas de tecnologia. Esse projeto nasce disso e da descrição do pessoal do Corinthians como uma necessidade real", encerrou.

Com o novo sistema, Daniel Tatini chegou a comentar que o Corinthians tem o estádio mais moderno do mundo em relação a iluminação. Inclusive, comparando com os estádios do Chelsea, da Inglaterra, e do Atlético de Madrid, da Espanha. O mecanismo foi inaugurado na classificação na Copa do Brasil sobre o Remo.

O Corinthians volta a pisar no gramado da Neo Química Arena na próxima terça-feira, dia 25. O Timão recebe o São Paulo, pelo primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil. O segundo jogo acontece no dia 16 de agosto.

Veja mais em: Neo Química Arena e Diretoria do Corinthians.

Veja Mais:

  • Gabriel Moscardo foi inscrito pelo Corinthians no Campeonato Brasileiro

    Corinthians inscreve volante e goleiro no Campeonato Brasileiro; veja a lista completa

    ver detalhes
  • O Corinthians se dedica exclusivamente ao Brasileirão nas próximas semanas após classificações na Copa do Brasil e Sul-Americana

    Corinthians retoma foco no Brasileirão de olho na última meta esportiva de 2024

    ver detalhes
  • O Corinthians seguiu os trabalhos no CT Joaquim Grava

    Corinthians faz último treino antes de jogo contra o Botafogo pelo Brasileirão; veja provável time

    ver detalhes
  • Ruan Oliveira fez a primeira corrida no gramado após grave lesão no joelho

    Corinthians atualiza quadro médico de Ruan Oliveira após grave lesão no joelho

    ver detalhes
  • Romero será desfalque no Corinthians por pelo menos dois jogos

    Atacante do Corinthians é convocado pela seleção do Paraguai para Data Fifa de junho; confira

    ver detalhes
  • Igor Coronado mudou-se muito cedo para a Inglaterra, mas não conseguiu ter sucesso a nível profissional por lá

    Do início difícil na Europa ao desembarque no Corinthians: pai de Coronado conta história do meia

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: