Corinthians conta com projeto para ampliar receitas da Neo Química Arena; saiba mais
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Por Meu Timão
O Corinthians pretende aumentar as suas receitas e a Neo Química Arena será um dos pilares para esse objetivo. O estádio, localizado em Itaquera, pode se transformar em um pólo comercial e corporativo. Gilberto Corazza, gestor comercial da Arena e superintendente de Desenvolvimento de Novos Negócios do Timão, detalhou um pouco do projeto.
Em entrevista à Trivela, o profissional, explicou que inicialmente o foco será em expandir as parcerias com os meios digitais e, assim, trazer novas receitas.
“Temos este foco em trazer novas receitas, que não são receitas tradicionais, são digitais: precisam de um foco maior, um conhecimento e uma estratégia comercial para a gente poder reverberar. O desafio que tenho é tentar levar esta plataforma de mídia, este ecossistema de soluções, para um grande número de empresas parceiras”, disse Gilberto Corazza.
Na sequência, o superintendente projetou as possibilidades de negócio utilizando a iluminação da Neo Química Arena. Para ele, o show de luzes, anel de LEDs e telões podem ser ainda mais aproveitados com uma marca por trás. Vale lembrar que o estádio possui um sistema de iluminação que foi inaugurado neste ano, na terceira fase da Copa do Brasil, contra o Remo, e é um dos melhores do mundo.
“É uma experiência em que as marcas podem impactar um público de 30 mil, 40 mil pessoas. É um show de luzes, com toda a qualidade de som da Arena, dois telões gigantes e o anel de LEDs com placas em torno do campo. Você pode juntar tudo isso e fazer uma grande experiência. Isso estreou sem uma marca por trás, mas imagina como pode ser rico, poderoso, com uma marca fazendo isso. É um impacto enorme e ainda dá para reverberar tudo isso no aplicativo e nas redes sociais do clube”, projeta.
Corazza ainda disse que pretende criar um espaço físico para os patrocinadores. Esses lugares serão pensados para que os parceiros possam criar algumas ativações dos produtos, lançamentos e promover experiências com os torcedores.
“Os patrocinadores do Corinthians têm suas marcas estampadas em vários lugares na Arena, mas não têm um espaço físico para criar uma experiência [com o torcedor]. Poderia haver um espaço ali para fazer uma ativação de produtos, uma série de coisas e para qualquer marca, patrocinadores ou não. Quem quiser lançar um produto, por que não ter um espaço ali para fazer o lançamento?”, disse.
Por fim, o superintendente explicou que o objetivo do seu trabalho é trazer organização para o clube e deixar as contas no azul. Corazza ainda ressaltou que 50 pessoas trabalham diariamente para atingir os resultados, expandir as receitas e trazer as marcas um retorno.
“Por mais difícil que sejam as críticas, porque o futebol atrai muitas, um dos focos da gestão do Duilio é ter um clube saudável, sustentável, a ponto de poder contratar jogadores, pagar salários e ter as contas no azul. É assim que se constrói um caminho de resultados, buscando respiro, organização, o que passa muito pelo profissionalismo. São mais de 50 pessoas aqui, com foco em criar essas novas receitas e fazer as marcas parceiras saberem que o Corinthians dá um retorno importante para elas", completou.
Gilberto Corazza foi contratado pelo Corinthians há quatro meses. Vale mencionar que, em 2022, o Timão arrecadou R$ 48,5 milhões com explorações comerciais, valor 13 vezes maior do que os R$ 3,7 milhões de 2021. O orçamento deste ano prevê aumento de 50% desta arrecadação, portanto R$ 72,8 milhões.
Os valores arrecadados, vale lembrar, também devem ajudar no pagamento da dívida da Neo Química Arena com a Caixa Econômica Federal.