Venha fazer parte da KTO
x

Preparador do Corinthians destaca minutagem do elenco e utilização dos 'veteranos' na temporada

2.4 mil visualizações 55 comentários Reportar erro

Por Matheus Fiuza, Rodrigo Vessoni e Tomás Rosolino

Fábio Santos e Renato Augusto durante atividade no CT

Rodrigo Coca / Agência Corinthians

O desempenho físico do Corinthians se tornou um tema recorrente na temporada de 2023. Em entrevista ao Meu Timão, o preparador físico do Timão, Diogo Linhares, explicou como tem sido a dosagem com os minutos do elenco corinthiano em meio ao contexto do futebol brasileiro, principalmente com atletas mais experientes.

“O futebol brasileiro tem um número elevado de jogos na temporada. Com certeza com um número menor de jogos, você consegue recuperar mais, treinar mais e, com isso, jogar da melhor maneira. Como a gente chegou numa sequência grande de jogos, a gente buscou essa recuperação plena, pois não existe apenas o desgaste físico, existe o desgaste mental de cada jogo", afirmou.

Um dos exemplos citados por Diogo foi o do lateral-esquerdo Fábio Santos, que, aos 38 anos, atuou em 52 partidas na temporada - sétima maior marca do elenco. Além dele, o profissional citou o nome do volante Maycon, que esteve presente em 55 jogos no ano. Ele destaca a proporção entre minutos e desempenho dentro de campo.

"Não é somente o desgaste físico para o atleta, existem todos os desgastes ao longo de toda a temporada. O Fábio é um dos atletas que está com a maior minutagem da temporada, ou seja, ele está entregando. O Maycon é outro que está ali entregando bastante em relação à outra temporada. A gente vê que dentro destes processos feitos pelo Corinthians, estes atletas vêm ficando disponíveis para treinamentos e jogos, independentemente da idade. Entre os mais jovens temos o Yuri (Alberto) entre os dez (minutagem). Então a gente sempre tenta, independentemente da idade, fazer um ajuste individualizado para que eles estejam disponíveis", completou.

Ao abordar a questão idade e desempenho, o preparador físico do Timão usou o exemplo do Fluminense, que foi campeão da Libertadores com parte dos jogadores acima dos 30 anos na equipe titular. Por isso, Diogo reforçou a importância da entrega de resultados do jogador, com o suporte das análises para ajustar a minutagem de cada um.

A gente faz uma análise individualizada de todos os atletas. Fazemos as análises sanguíneas, de cansaço, para que os atletas estejam na sua plenitude dentro dos jogos. Vejo que todos ficam preocupados com a idade né? E a gente tem sempre que pensar que o atleta, independentemente da idade, tem que entregar. A gente acabou de ter um exemplo positivo no futebol brasileiro, que foi o Fluminense sendo campeão da Libertadores com atletas acima de 30 anos".

"Eu tenho um dado da nossa equipe de minutagem, pra você ver a disponibilidade dos atletas. Entre os dez que estão com a maior minutagem da temporada, a gente tem o Gil, o Fagner, o Fábio, o Renato, então são atletas com a idade avançada. Temos agora o Romero subindo na minutagem dele, o Giuliano. Então são atletas que estão entregando, disponíveis para treinamento. E, claro, cada ajuste que tiver, de poupá-lo um tempo, uma parte, para que ele corresponda nos jogos seguintes, a gente vai fazer, independentemente da idade, fica mais sobre o desgaste mesmo", destacou Diogo.

O Corinthians tem mais quatro compromissos para fechar a temporada de 2023 e ir além da permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. A próxima partida pelo Brasileirão será contra o Bahia, na Neo Química Arena, na próxima sexta-feira, às 21h. Diogo defende que a prioridade deve ser a performance do atleta, independentemente da idade, situação que deve se manter para a reta final do ano.

“Se o atleta está entregando, mesmo com essa minutagem está performando dentro do que pensa o treinador, o clube. Se estamos conseguindo entregar resultado, rendimento, que sempre procuramos alinhar os dois. Deixar o atleta na melhor capacidade para que ele consiga pôr em prática as ideias de jogo do treinador e, através desse rendimento, ter os resultados. Então se ele está entregando, ótimo”, finalizou.

Veja mais em: Elenco do Corinthians e Campeonato Brasileiro.

Veja Mais:

  • António Oliveira antes da partida

    António Oliveira ironiza CBF e vê mudança de horário do jogo como desrespeito ao Corinthians

    ver detalhes
  • Raniele diante o Fortaleza

    Volante do Corinthians sobe o tom por 'cera' do Fortaleza, mas dá formula para os próximos jogos

    ver detalhes
  • Gustavo Mosquito deixa Neo Química Arena com mal-estar após segundo jogo como titular do Corinthians

    Gustavo Mosquito deixa Neo Química Arena com mal-estar e vira dúvida no Corinthians; saiba detalhes

    ver detalhes
  • Matías Rojas e Messi celebrando gol

    Em meio a briga judicial com o Corinthians, Rojas anota primeiros gols nos EUA com passe de Messi

    ver detalhes
  • O Corinthians parou em boa atuação do goleiro João Ricardo e somou apenas um ponto no Brasileirão

    Corinthians para em boa atuação de goleiro e fica só no empate contra o Fortaleza no Brasileirão

    ver detalhes
  • Gustavo Mosquito acabou sendo o pior avaliado entre os titulares do Corinthians

    Goleiro é o craque do Corinthians em empate com o Fortaleza e atacante não agrada; veja notas

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: