Venha fazer parte da KTO
x

Técnico do Corinthians explica variação tática efetiva no ataque em vitória sobre o Internacional

700 visualizações 14 comentários Reportar erro

Por Pedro Mairton e Maria Beatriz de Teves

Primeiro gol do Corinthians teve origem na mudança tática realizada por Lucas Piccinato no ataque

Rodrigo Gazzanel / Agência Corinthians

O técnico Lucas Piccinato explicou uma variação tática efetiva no ataque do Corinthians na vitória por 3 a 0 sobre o Internacional, na última sexta-feira, na Neo Química Arena. Pontas no sistema ofensivo das Brabas, a dupla Gabi Portilho e Jaque trocaram de posição em momentos do jogo.

Na variação tática, Gabi Portilho ocupava o lado esquerdo do ataque e cedia a posição inicial dela para Jaque. O lance do primeiro gol do Corinthians, marcado por Duda Sampaio, teve participação da camisa 30, que fez o cruzamento que originou o tento do Timão. Lucas Piccinato explicou o que motivou a mudança nas pontas do ataque.

“Tanto a Jaque quanto a Portilho têm bom cortes pros dois lados, a capacidade de usar as duas pernas. Acaba que a Porti está muito acostumada e adaptada a jogar do lado direito pelas temporadas que jogou aqui, mas a gente esquece que ela também já jogou muito bem também pelo lado esquerdo, já conseguiu fazer grandes competições e ela é muito efetiva também trazendo para dentro. Naquele momento (primeiro gol), eu sentia que a Portilho estava um pouco travada em cima da Isa (Haaz, do Internacional). A Isa já estava pegando ela numa antecipação, e a ideia foi tentar mudar um pouco o ar, porque a Jaque é uma jogadora que consegue ter uma leitura de facão, tem uma leitura um pouco mais de último terço”, explicou o técnico em entrevista coletiva após o jogo, que em seguida expressou a felicidade pela adaptação das jogadoras.

“Fico feliz que tenha dado certo, não só essa troca, mas fico feliz que o time se adaptou muito bem às adversidades que o adversário trouxe. Foi a primeira vez que a gente enfrentou um adversário que saiu com saída de três (jogadores), né? Antes foram seis partidas, todas jogando com linha de quatro, e hoje um time que oscilou entre três zagueiras e uma linha de cinco… O que traz dificuldades diferentes, traz leituras diferentes e, óbvio, esse time dentro de campo tem a capacidade de se adaptar o mais rápido possível, ter a leitura e fazer movimentos que sejam favoráveis para sair as jogadas. Então, fico muito feliz pelo desempenho”, completou o comandante.

Apesar do placar elástico, o Corinthians não teve amplo domínio sobre o Internacional e saiu para o intervalo com a vantagem de apenas um gol. O Timão voltou a balançar as redes nos dez minutos finais do confronto, com Yasmim, de falta, e Vic Albuquerque. Na opinião de Piccinato, as Brabas oscilaram na primeira etapa, mas se sobressaíram nos 45 minutos finais.

“Primeiro tempo acho que a gente não conseguiu manter e sustentar um nível legal de atuação, mas acho que o segundo tempo, foi um tempo em que a gente dominou todas as ações do jogo. Sofremos um pouquinho nas bolas paradas, o que é natural: o time do Inter é um time que tem uma boa batida e boas cabeceadoras. Mas soubemos jogar o segundo tempo com muito maturidade e sair com o resultado”, analisou.

O Corinthians segue isolado na liderança do Brasileirão Feminino, com 12 pontos, resultados de quatro vitórias em quatro partidas disputadas. O próximo compromisso oficial das Brabas será somente em 12 de abril, quando enfrenta o Santos na Vila Belmiro.

Veja mais em: Lucas Piccinato, Jaqueline, Gabi Portilho, Corinthians x Internacional, Campeonato Brasileiro e Corinthians Feminino.

Veja Mais:

  • Saiba quanto dinheiro o Corinthians fez com a Neo Química Arena em 2023

    Saiba quanto dinheiro o Corinthians fez com a Neo Química Arena em 2023

    ver detalhes
  • Corinthians encara o América-RN pela ida da terceira fase da Copa do Brasil

    Corinthians encara o América-RN pela ida da terceira fase da Copa do Brasil; saiba tudo

    ver detalhes
  • Corinthians levou 24 jogadores para enfrentar o América-RN, na quarta-feira

    Corinthians desembarca em Natal com 24 jogadores para duelo na Copa do Brasil; veja lista

    ver detalhes
  • Guilherme Biro e Matheuzinho podem ganhar chance contra o América-RN

    Corinthians fecha preparação para duelo pela Copa do Brasil contra o América-RN; veja provável time

    ver detalhes
  • Antonio Roque Citadini, conselheiro vitalício do Corinthians

    Citadini explica voto por reprovação de contas e dá 'fórmula' para o Corinthians melhorar

    ver detalhes
  • Corinthians tem mais de R$ 9 milhões a receber por transferências recentes de Malcom

    Saiba quanto o Corinthians ganhou com a venda de Malcom do Zenit ao Al-Hilal

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: