Venha fazer parte da KTO
x

Post de anisio no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Meu caro Vinícius, fiz um comentário com esse ângulo que você aborda, lá pelo idos titeniano com o menino Malcom pela direita. Isso inclusive no auge do Bayern com essas duas figuras exemplares de pés trocados (assim como Zé Sergio primo de Rivelino nos Bambis nos anos 70, veja você como isso é antigo).

E o comentário ia muito nesse sentido de pés trocados que eu dizia que não era uma coisa inédita, revolucionária, e sim que poderia ser feito em algumas circunstâncias da partida para tentar desviar o foco dos adversários em geral laterais, que truncavam as possibilidades por ali pelas beiradas, e com a troca, diminuiria também o impacto da truncagem do pé trocado dos laterais. Pois é, uma via de duas mãos. Pés trocados por pontas e laterais adversários.

Isso era um forma apenas de diminuir tensões e quem sabe numa jogada de puro talento individual, pudesse resultar em gol.

Carille como sabemos, é aluno de mano e Tite, aliás, por ocasião, porque pelo que sei, nenhum dos dois o requisitou para auxiliar.

Ficou e aprendeu a montar times pela defesa como é a principal característica desse dois picaretas do futebol (seriam assim tratados, se chegassem na Europa para fazer esse futebolzinho mequetrefe de picaretagem) que só da certo num futebol como é o nosso à sala da UTI, a mais de uma década.

Então, esses caras tem mania de colocar pontas com pés trocados como forma de esquema tático, que não tem nada de tático, pois, as opções que temos para tal serviço, além de exigir muita habilidade, velocidade e uma quantia grande de inteligência, coisa que nenhum dos dois elementos que executam isso no Corinthians como forma de esquema tático, são sofríveis nesses quesitos, principalmente de inteligência. Pedrinho talvez tenha um centímetro mais de inteligência do que Clayson, mas, não o suficiente para dar conta da função de 'pé trocado'. Os dois são franzinos, não aguentam o corpo a corpo, ao contrário, de Ribery e Robben. Vez ou outra, se via o rosto em sangue de Ribery com as marcas do futebol, e Robben com suas pernas.

Penso que é um tremendo engano que esse picareta auxiliar faz com esses dois jogadores, Pedrinho principalmente, que eu levo um centímetro a mais de fé, mas, no meio campo e nada pelas beiradas, pé trocado, esse poha, inventada por esse picareta, do que o cisca-cisca-clayson, que na minha visão se fosse vendido, seria muito melhor para o Corinthians, por menos que fosse, daria muito mais benefício, de uma vez que o diretor de finanças do Clube disse que temos que vender algo em torno de 44 milhões esse ano.

Pega uns 4/5 Claysons e está ai a receita de que precisa.

em Análise dos jogos > Não existe profundidade com pés trocados

Em resposta ao tópico:

Não existe profundidade com pés trocados

Canhoto aberto na direita e destro aberto na esquerda é um estilo mais velho que a moda de cuspir ou a posição de... Enfim, nada vanguardista. O técnico que opta por isso é geralmente tem em mãos jogadores velozes, habilidosos e, principalmente, de pontaria perfeita.

Afinal, não existe profundidade com pés trocados. Porque o jogador sempre vai puxar para a perna boa, ou seja, para o meio, e tentar a batida ou um passe para o central, ou uma elevação pouco contundente para o centroavante que estará de costas para o gol. Afunila a jogada sempre. Atrasa o ataque.

Quando o jogador não puxa para a 'perna boa' e leva a bola até a linha de fundo, abre-se três opções: rifar um cruzamento com a 'perna ruim'; atrasar (de novo) o lance para voltar um passo e cruzar com 'a boa'; tocar a chegada do lateral. Todas três são opções ruins. Matam a relação velocidade/precisão. Quando rápido, é torto, para fora ou na cabeça do zagueiro. Quando é preciso, é lento o suficiente para a recomposição defensiva do adversário e tira o ímpeto (e a força na batida ou cabeceio) do finalizador.

É por isso que a necessidade de laterais que apoiam, nessa formação, é enorme. E se os laterais não fazem isso, o esquema desaba. Porque o centroavante nunca receberá dos pontas um cruzamento rápido e preciso, nas costas da marcação e de frente para a meta.

O Bayern de Jupp Heynckes faturou a tríplice coroa, antes da chegada de Guardiola, jogando dessa forma. A diferença é que havia uns tais de Arjen Robben e Franck Ribéry no time. O homem a ser servido era ninguém menos que Thomas Müller, jogando atrás de um Mandzukic (ou Mário Gomez), taticamente essenciais para puxar marcação e fazer o pivô, mas isolados entre os marcadores adversários.

Precisão é o nome dessa formação.

É isso que Carille tenta, sem sucesso, copiar. Algo que já passou e não funciona mais. Algo que funcionou pelas exímias qualidades de chute, do Robben, e de assistências, do Ribéry. Capitalizadas por Müller no auge da forma. Precisos e rápidos.

Não é o caso de Clayson, Sornoza e, infelizmente, Pedrinho, apesar de ser o único com qualidade técnica (e apoio do lateral) suficiente para dar cabo dessa demanda no Corinthians.

A qualidade de finalização nesse time está, exclusivamente nos currículos dos centroavantes. Jadson é a exceção. Mas está fora de forma. Então, quando se tem Vagner Love, Boselli e Gustavo dentro da área, e falta um Jadson (no áuge) pelo meio, pés trocados não é a melhor opção.

Nessa hora, menos é mais. É só fazer o simples, Carille. Inverte os pontas...

Responder ao post do anisio

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de VIÚVA VP

    Sério que a galera acha Felix Torres ruim?

    Última resposta há 1 segundo por Neviton Lucas

    26respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Florencio Lesbhers

    Para o bem de todos, o "Adeus" deveria ocorrer já na janela de julho

    Última resposta há 4 segundos por Disruptivo

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Sandro panontin

    Augusto, já fechou com o Pedro Martins?

    Última resposta há 6 segundos por Andre andre

    6respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Felipe Xavier

    Essa foi a preleção do cássio revoltado

    Criado em 9 minutos por Felipe Xavier

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jefferson Bck

    Assistindo a Vasco X Criciúma e sim meu amigos...

    Criado em 3 minutos por Jefferson Bck

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de B R C

    Repito: vamos exaltar e dar moral para o Carlos Miguel

    Última resposta há 37 segundos por Disruptivo

    90respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Roger Silva

    Cássio no Grêmio!

    Última resposta há 46 segundos por Hard Cock

    9respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Edgar Lopes da Silva

    E o Coronado

    Última resposta há 1 minuto por Andre andre

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Roberto Carvalho

    Leverkusen absurdo

    Última resposta há 2 minutos por celso cortenove

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Gilberto Alves

    Gostei demais dessa escalação, só de não ter Cássio e Hugo já vamos jogar com 11, ao invés de 9..

    Última resposta há 2 minutos por Moacir Gorgone

    288respostas

    acessar o tópico